Windows 7
As actualizações gratuitas para o Windows oferecidas por alguns fabricantes têm um custo escondido e não é tão baixo quanto isso.
Até que ponto a actualização no âmbito do programa Opção de Actualização para o Windows 7 é, de facto, totalmente gratuita.
Recorde-se que o programa citado foi desenvolvido pela Microsoft e parceiros no sentido de potenciar as vendas dos computadores com Windows Vista a partir de 26 de Junho, já que se receava que o público adiasse a compra, de modo a obter computador já com o novo sistema operativo.
Apesar de a página da Microsoft referente ao programa Opção de Actualização para o Windows 7 incluir a informação "os preços e métodos de entrega podem variar...", boa parte do mercado percepcionou esta actualização como sendo gratuita. E, de facto, a Microsoft não cobra qualquer valor pela actualização. E, por exemplo, no site da Sony, na página referente a este programa , pode ler-se "Faça o pré-registo e descubra se está habilitado para a actualização grátis*".
O problema está no asterisco, já que embora a Microsoft ofereça, de facto, a actualização do software, podem ser cobradas "taxas de Transporte e de Manuseamento".
Este valor pode chegar a cerca de 30 euros. É o que cobram, por exemplo, a HP e a Toshiba. Jorge Borges, director de marketing da Toshiba Portugal, justifica que o valor corresponde aos custos dos portes, do DVD de instalação do Windows 7, do disco com os drivers da Toshiba e do manual de instalação.
Entre os valores que apurámos, verificámos algumas diferenças entre os fabricantes. A Asus, por exemplo, cobra cerca de 22 euros e a Inforlândia pede cerca de 25 euros pela mesma actualização.
Recorde-se que, por comparação, o Mac OS X Snow Leopard custa 29 euros na loja online da Apple. Ou seja, este sistema operativo completo custa tanto como a oferta de actualização para o Windows 7.
Comprou um PC com Opção de Actualização para o Windows 7? Está disposto a pagar o valor pedido pela actualização? Acha este valor justo?
Sem comentários:
Enviar um comentário