domingo, 20 de setembro de 2009

Automóvel feito em Portugal corre a biogás


Biogás produzido a partir de estrume de porco permite a este carro, produzido na Autoeuropa, atingir os 240 km/h.


Numa posição central na feira Nordic Climate Solutions (Soluções Climáticas Nórdicas),em Copenhaga, surgiu uma inovação sueca com toque nacional. É de corrida, atinge os 240 quilómetros por hora, é fabricado em Portugal e é alimentado a excrementos de porco. Falamos do primeiro Volkswagen Scirocco com turbobiogás, criado pela empresa E.ON.
Fabricado em Portugal, na Autoeuropa, este automóvel começou por ser um veículo a biogás convencional. "A diferença é que este tem um turbo que usa menos ar: a entrada tem 38 milímetros, ao contrário dos 100 que se usam normalmente", explica o mecânico sueco Emil Löfkoist. Outra variação prende-se com o facto de os automóveis a biogás usarem, normalmente, gasolina na ignição, mas este funciona sempre a biogás sem perder o arranque: vai dos zero aos 100 em 4,5 segundos. O motor é de dois litros, com 1998 centímetros cúbicos e 280 cavalos de potência.
O biogás que alimenta o veículo é feito a partir de estrume de porco e leva um melhoramento que permite atingir uma maior potência. Participa em várias corridas na Suécia, competindo com carros normais. "Até tem feito uns bons resultados", avança Emil.

Sem comentários:

Enviar um comentário