quarta-feira, 30 de setembro de 2009

RoadShow Mais PHC - O novo SNC

Sabia que, a partir de 1 de Janeiro de 2010, o POC vai ser substituído?

O SNC é o novo modelo de normalização contabilística aprovado a 23 de Abril de 2009. Esta é uma medida que permitirá a convergência internacional em matéria de relato financeiro.

Tendo desempenhado durante anos um papel fundamental no panorama nacional, o POC tem-se revelado insuficiente para as entidades com maiores exigências qualitativas de relato financeiro, para além de carecer de revisão técnica. Assim, o SNC é o novo modelo de normalização contabilística.

O novo Sistema de Normalização Contabilística (SNC) foi publicado no Diário da República n.º 133, Série I de 2009-07-13, Decreto-Lei nº 158/2009, e vem revogar o Plano Oficial de Contabilidade.

Trata-se de um conjunto de normas coerente com as normas internacionais de contabilidade em vigor na União Europeia. O Sistema de Normalização Contabilística (SNC), é composto pelos seguintes instrumentos:

. Bases para a Apresentação de Demonstrações Financeiras (BADF)
. Modelos de Demonstrações Financeiras (MDF)
. Código de contas (CC)
. Normas Contabilísticas de Relato Financeiro (NCRF)
. Norma Contabilística e de Relato Financeiro para Pequenas Entidades (NCRF-PE)
. Normas Interpretativas (NI)


O Software PHC® foi dotado das ferramentas necessárias para a correcta transição entre os dois sistemas contabilísticos, tendo em conta as duas vertentes do novo SNC: Códigos de Contas e Demonstrações Financeiras. No entanto, a PHC foi ainda mais além e criou, NA VERSÃO 2010, uma rotina de transição entre o POC e o SNC, a que chamou Grelha de transição.


Conheça melhor esta ferramenta e a sua utilização através de um filme

A principal vantagem desta rotina é que permite aos técnicos de contas iniciar o processo e completarem-no faseadamente ao longo do tempo. Desta forma, no momento de passagem de ano, dado que entra em vigor em 2010, basta finalizar o processo e a empresa começa a trabalhar em pleno com o SNC.

Dadas as necessidades de formação e informação que o SNC levanta aos diferentes intervenientes, a PHC fará um RoadShow Mais PHC dedicado ao tema durante o mês de Outubro. Serão 4 eventos gratuitos, com o apoio da IBM, em que poderá ficar mais esclarecido sobre o tema:

. Lisboa - 13 de Outubro - Universidade Lusíada (novo local)
. Faro - 15 de Outubro - Faculdade de Economia da Universidade do Algarve
. Porto - 20 de Outubro - Universidade Portucalense
. Coimbra - 22 de Outubro - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra


Inscreva-se já no evento de Faro através do site da BUKRS.

Sem comentários:

Enviar um comentário