segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Conta do Gmail que recebeu dados confidenciais foi desactivada

Nos EUA: O Google desactivou a conta do Gmail que recebeu os dados confidenciais de mais de 1.300 clientes de um banco, enviados por engano. O banco em causa já colocou a empresa em tribunal para identificar o responsável pela conta.

O caso teve lugar no passado mês de Agosto, quando um funcionário do banco Rocky Mountain, nos EUA, enviou por engano um e-mail a uma conta do Gmail, o serviço de correio electrónico do Google.

Nesse e-mail estava um ficheiro com dados confidenciais de cerca de 1.300 clientes da instituição e assim que o funcionário se apercebeu do erro, resolveu enviar uma nova mensagem à mesma conta, pedindo ao utilizador que apagasse a anterior.

Como não obteve resposta, o banco resolveu recorrer à Justiça para pedir ao Google que revelasse a identidade do dono da conta.

O tribunal decidiu então obrigar o Google a divulgar o nome do utilizador, mas por enquanto a empresa apenas acedeu a suspender a conta.

Citado pelo El Mundo um responsável do Centro para a Democracia e Tecnologia, uma organização defensora dos direitos civis na Internet, considerou ser «indigno que o banco solicite isto e inédito que o tribunal o autorize».

John Morris questiona ainda «que direito tem o banco de suspender a conta de correio electrónico de uma pessoa completamente inocente»?

Sem comentários:

Enviar um comentário