segunda-feira, 20 de julho de 2009

gOS (Google OS) - O Sistema Operativo do google?

Se este é o Sistema Operativo do Google ou não eis a questão.

O mundo da computação em nuvem é o foco dessa distribuição, que traz em destaque links para aplicações web, com os pacotes de programas instalados no disco ficando em segundo plano.

O programa conta com uma barra de ícones no estilo do Mac OS X, que traz atalhos para serviços como Gmail, Google Agenda, Blogger, YouTube, entre outros.

O gOS também é uma das poucas distribuições que inclui o Google Gadgets de fábrica, para além do Picasa.

A distribuição é bastante básica, mas compensa na velocidade e no estilo limpo do desktop. É uma opção interessante para uma máquina voltada à navegação ou como segundo sistema, para uso de quem só precisa de recursos simples no PC.


Este é um S.O. é baseado no Ubuntu e vem “equipado” com uma série de aplicações criadas pelo Google, das quais cito as seguintes:

Google Mail, Google News, Google Calendar, Google Maps, Google Docs, Google Products, Meebo, YouTube, Blogger, Facebook, Wikipedia, Faqly,Box.net



Ainda muito pouco se sabe sobre este novo SO, mas para quem ficou curioso pode dar uma olhadela no tutorial de instalação, para o ficar a conhecer um bocado melhor.

Existem muitas referências que dizem que "gOS" significa “google OS”, outros dizem que o "g" corresponde a "greenOS (sistema operativo verde)".


Porquê usar gOS?
gOS é muito adequado para utilizadores domésticos e de Internet porque está bem equipado com software para Web e de Desktop, de uso diário. O software para Web que está integrado no gOS, são por exemplo: Google Mail, Google Maps, Google Docs, Youtube, Facebook, Wikipedia, etc.

Existe também software para Desktop tal como Open Office 2.3, Rhythmbox, Xine player, Gimp, Firefox, Pidgin, Skype, etc.

Mais ainda, o seu tema "Enlightenment" e também uma "barra lateral" a compara com a do Windows Vista, para tornar o SO, mais "amigo do utilizador". Por isso, básicamente, todo o software básico e de uso diário que precisa está integrado no gOS e não "parte a cabeça" a procurar e instalar aplicações extra, para um uso normal diário.



Para quem quiser iniciar-se no Linux, recomendo o gOS. Se for um utilizador nativo do Windows, não tenha medo de experimentar o Linux. Com o gOS, acredito que se familiarize com as suas características dentro de alguns dias e que irá gostar de o utilizar.


Como utilizar o gOS?

Para utilizar o gOS, faça download ficheiro ISO gOS (do site do projecto) e grave em um CD. É um "Live CD", significando que pode arrancar o gOS directamente a partir do CD e usá-lo directamente sem precisar de o instalar no computador. Todos os dispositivos de hardware mais comuns serão detectados e instalados automáticamente.

1 comentário:

  1. No dia 07.07.2009 foi anunciado no blog oficial do Google o Google Chrome OS (http://googleblog.blogspot.com/2009/07/introducing-google-chrome-os.html), um sistema operativo destinado a netbooks. Era interessante saber se foi uma mudança de estratégia ou se são sistemas operativos com objectivos diferentes.

    ResponderEliminar