segunda-feira, 13 de julho de 2009

Bing – O motor de busca da Microsoft

Desde o inicio de Junho que está disponível o novo motor de pesquisa da Microsoft, e desde que foi lançado está a tornar-se cada vez mais utilizado. Presentemente já disputa o segundo lugar dos motores de busca mais utilizados nos Estados Unidos. É claro que pode ser somente uma questão de novidade, mas vale a pena experimenta-lo, na versão portuguesa, em http://www.bing.pt/.
O design é mais apelativo que o Google.E as pesquisas?
Ambos têm os filtros de pesquisar “somente em português” ou “só páginas em Portugal”. Podemos pesquisar texto ou imagens. Os dois motores de busca apresentam links patrocinados nas primeiras posições e no lado direito dos resultados de pesquisa.

Quanto à pesquisa de imagens, o interface do Bing é mais apelativo e mais fácil de utilizar do que o Google. Algumas opções de selecção também existem no Google, mas só as descobri porque fui ver com mais atenção depois de testar o Bing. No Bing podemos filtrar os resultados por tamanho proporção, cor, estilo. A pesquisa de imagens funciona muito bing.

O Bing tem ainda uma opção – O XRANK – que mostra as pesquisas mais populares no momento em determinadas categorias. Hoje o artista mais procurado é o Michael Jackson, e ao clicarmos no link podemos observar uma lista de noticias e imagens do artista e ainda comparar os seus resultados com outros artistas. Por enquanto não vejo grande interesse nesta ferramenta, mas se continuarem o seu desenvolvimento pode tornar-se muito interessante.

No teste que realizei, os resultados do Bing são em número inferior ao do Google. Sendo o mais flagrante a pesquisa “SilverLight versus Flash” com a opção “Apenas em Português” que retornou 30 200 resultados no Google contra 0 no Bing.

Por outro lado o desempenho das páginas optimizadas pela BUKRS no Bing é extraordinário, estando todas posicionadas na primeira página de pesquisa, algumas mesmo no primeiro lugar, quando pesquisamos pelas palavras-chave pretendidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário