sexta-feira, 17 de julho de 2009

e-mails falsos

Ninguém é perfeito, e todos têm os seus momentos de distracção nos quais parece que o cérebro parou por alguns instantes. Ontem foi a minha vez!

Recebi um e-mail de um colega sobre uma oferta de um smartphone da BlackBerry. Este contacto só me costuma enviar e-mails profissionais, nunca envia SPAM, anedotas ou qualquer tipo de “reenvie para todos os seus contactos”. E deve ter sido esta a razão que me fez desligar o meu “desconfiometro” e cair nesta burla reenviando o e-mail para 20 dos meus contactos.

Por esta razão resolvi escrever este post, porque nunca é demais relembrar que estas burlas existem e que podem ser muito mais perigosas do que esta. Apresento então algumas dicas contra falsos e-mails:
  1. Os seus pais tinham razão: Não aceite nada de estranhos. Desconfie sempre quando a oferta é demasiado generosa;
  2. Não divulgue as suas senhas ou dados de acesso quando solicitados por e-mail. As instituições nunca solicitam estes dados desta forma. Se tal acontecer, confirme primeiro com o seu interlocutor habitual se o pedido é verdadeiro.
  3. Tome atenção aos endereços.
    a. Os endereços de e-mail do remetente ou para onde solicitam as respostas: blackberry_dp_markt@sapo.pt não será o endereço da empresa Blackberry!
    b. Se o e-mail tiver hiperligações, verifique se o texto apresentado corresponde mesmo ao endereço para onde será reencaminhado (basta colocar o rato por cima que é apresentado o endereço)
    c. Desconfie de endereços que não correspondem o site original das empresas: Qualquer coisa como http://www.microsoft2.com/ não é o site da Microsoft.
    d. Não clique em links cujo o final seja “.exe”.
  4. Não faça downloads de aplicações – se para lhe oferecerem qualquer serviço gratuito tiver que fazer download de algum programa, desconfie;
  5. Repare nos erros gramaticais – As empresas teriam mais cuidado e não enviariam e-mails com erros grosseiros;
  6. Não responda a estes e-mails, desta forma está a confirmar que o seu endereço existe e é monitorizado;
  7. Se tiver duvidas, contacte o remetente através dos contactos habituais;
  8. Por ultimo, e entrando já na área da “netetiqueta”: Não inclua no “para” todos os e-mails da sua lista de contactos, divulgando-os a todos os outros que também estão a receber o e-mail. Esta era o objectivo do e-mail do Blackberry, e foi a palermice que eu fiz…

Para finalizar, deixo aqui algumas hiperligações sobre este assunto:

1 comentário:

  1. Atenção que existe maneira de verificar a veracidade dos e-mails com pedidos de ajuda para o desaparecimento de menores.
    De acordo com os conselhos da Polícia Judiciária esses pedidos devem, antes de ser feito reencaminhamento, ser comparados com a lista de menores desaparecidos no site da Judiciária.

    www.policiajudiciaria.pt

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