quinta-feira, 23 de julho de 2009

O Céu sobre nós

Na semana em que se assinalam 40 anos da chegada do Homem à Lua, venho falar-vos de um site que visito com frequência e que pode ser bastante interessante para quem gosta de astronomia (apesar de ser em Inglês).
O endereço é www.heavens-above.com .
Uma vez registado o login, é possível definir uma localização base, ou várias, a partir da extensa base de dados de locais do programa, ou mesmo indicando as coordenadas.
O visual é simples e a informação muito fácil de aceder. Salta à vista na página inicial uma imagem com a actual posição da Estação Espacial Internacional (ISS).


A certas horas do dia, perto do pôr e do nascer do Sol, e em boas condições meteorológicas, é possível observar a passagem da ISS. A tabela com os horários exactos pode ser consultada.

Tal como em outros sites e programas do género, podemos ter mapas do céu, com mais ou menos pormenor, para qualquer data e hora à nossa escolha.

Carta para a próxima meia-noite

- Por estas noites de Verão temos uma excelente visão de Júpiter. O planeta gigante estará em oposição ao Sol (quando este se esconder aquele nasce, e vice-versa) por volta do dia 14 de Agosto. Com uns bons binóculos distinguem-se perfeitamente os seus quatro satélites galileanos.

Todos os dados sobre o Sol e a Lua estão à distância de um clique, como posição, horários, fases, grau de iluminação, equinócios, solstícios, diâmetros, etc.
Sabia que ontem aconteceu o mais longo eclipse total do Sol deste século? Pois é, talvez se estivesse na Índia se tivesse apercebido melhor, já que em Portugal era de noite…
E um Iridium Flare, já ouviu falar? Talvez já tenha observado “estrelas” muito brilhantes que se movimentam a uma velocidade constante e depois desvanecem. São os satélites de comunicações Iridium, que orbitam a menos de 1000Km e que, no ângulo certo, reflectem a luz do Sol assemelhando-se a estrelas em movimento.
Pode obter uma tabela com os horários de passagem para os próximos 7 dias, com indicação precisa da localização e intensidade.

Acredite: alguém vai ficar muito impressionado quando o vir “adivinhar” o momento exacto em que passa uma “estrela” no céu…
Já agora, para que não falhe esse momento, pode sempre acertar o seu relógio pelo do webserver deste site, que está sincronizado com um relógio atómico e é mantido com uma precisão inferior a um décimo de segundo.


Planetas, cometas, constelações, de tudo isto é possível obter informação a partir aqui. Pode consultar-se o número de visitas ao site, bem como a distribuição geográfica das mesmas e o ranking de visitas por país.
Há também links para outras páginas de interesse.


Visitem heavens-above e aproveitem as noites amenas de Verão para observar o céu.
Embora a Lua não esteja na sua melhor fase para este efeito, a madrugada do próximo dia 12 de Agosto será o ponto alto das Perseidas, a maior “chuva” de meteoritos do ano. Procure-as perto da constelação de Cassiopeia, que faz um familiar W no céu a norte.

Sem comentários:

Enviar um comentário