quinta-feira, 23 de abril de 2009

A atribuição de acessos simplificada

A gestão dos acessos de cada utilizador no software é uma área sensível e, historicamente, é uma tarefa que ocupa muito tempo.

No software PHC deixou de ser assim, porque a partir da versão 2008, existe uma funcionalidade que permite conceder ou retirar todos os acessos a um utilizador, grupo ou módulo, de uma forma extremamente simples.

Essa opção chama-se Acessos em Lista, e apenas se encontra disponível aos utilizadores configurados como Administradores de Sistema. Podemos encontrá-la, para além do ecrã de utilizadores e de grupos de utilizadores, também nos restantes ecrãs principais da aplicação, nas Opções diversas em "Opções com a tabela".


Ao entrar nos Acessos em Lista, por exemplo através do ecrã de Utilizadores, aparecem preenchidas as opções de definição onde pode filtrar os acessos, através de caixas de escolha múltipla, seleccionar o Package, a Tabela e, por fim, os Utilizadores/Grupos de utilizadores que pretendemos configurar.


Quando altera o package, as tabelas associadas são automaticamente actualizadas na caixa de escolha múltipla de tabelas. Podemos também alterar os acessos de utilizadores para grupos de utilizadores e vice-versa, bastando para isso clicar sobre o visto Grupos. As tabelas podem ser filtradas por principais (opção por defeito) ou todas, bastando para isso retirar o visto na opção Principais.

Em seguida basta apenas seleccionar as opções que pretende alterar os acessos, com base nos filtros que estabelecermos inicialmente.


Ao posicionar o cursor em cima de uma determinada linha, através do botão do lado direito do rato, pode aceder a várias opções onde poderemos, por exemplo, conceder ou retirar todos os acessos da linha de uma única vez.

Através da opção Acessos em Lista, pode de uma forma muito rápida e intuitiva atribuir os respectivos acessos aos vários utilizadores e grupos, packages, tabelas, etc., permitindo assim uma fácil interacção e organização neste tipo de tarefas.

Sem comentários:

Enviar um comentário