quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ao aceder ao ecrã saber quais os campos a preencher

Quantas vezes não teve já necessidade de, num ecrã da aplicação, obrigar ao preenchimento de determinados campos? Como a morada, o número de contribuinte, o telefone ou o telemóvel na ficha de Clientes?

Quantas são as vezes, que para este tipo de situações, se recorre a Valores por defeito ou Regras?

Com o Software PHC tem a possibilidade de parametrizar de uma forma fácil e rápida quais os campos obrigatórios de determinado ecrã da aplicação.

Para utilizar esta funcionalidade deve aceder ao Menu de Opções Diversas de um ecrã da aplicação, por exemplo, o ecrã de Clientes, Personalizações deste Ecrã, Modificar, depois selecciona os campos pretendidos e na janela referente às propriedades dos objectos, no campo "Campos Obrigatórios" coloca o seu valor a Sim.


Desta forma, os campos seleccionados passam a ter uma cor diferente de todos os outros, essa cor pode ser alterada em Parâmetros Gerais, Sistema, Parâmetros, Configuração Geral, Cor de fundo para campos de preenchimento obrigatório. Para que esta alteração tenha efeito deve reiniciar a aplicação.


Após estes procedimentos o objectivo final é, ao acedermos ao ecrã de Clientes, ter logo uma noção generalizada de quais os Campos de Preenchimento Obrigatório e ao gravar uma ficha de Cliente sem um desses campos preenchidos a aplicação irá dar a mensagem "Atenção, não pode gravar o registo. Existem campos obrigatórios por preencher."

Sem comentários:

Enviar um comentário