sábado, 16 de maio de 2009

Exportar/Importar registos para XML

Simplificando algumas tarefas com tecnologias actuais


Hoje em dia fala-se muito sobre XML. Sabe o que significa ou para que serve? A palavra XML significa "eXtensible Markup Language", e poderemos entender a sua tradução como "Linguagem extensível de formatação". Trata-se de um formato universal para partilha de dados entre aplicações, utilizando um conceito simples, e em que as possibilidades de utilização são inúmeras. Uma das suas vantagens é possibilitar a transmissão da informação sem uma formatação fixa, permitindo assim poder ser lida por diferentes tipos de aplicações, com linguagens de programação diferentes.

O XML está também presente no Software PHC®, e a sua utilização poderá ter vários objectivos: Para exportar um determinado registo e importar numa outra base de dados; para exportar determinada configuração, por exemplo de um documento e depois importar num outro local; ou até mesmo para exportar documentos de facturação, enviar essa exportação, e o receptor poder importar esses ficheiros XML para a sua aplicação de gestão, podendo ser importados por ele já como um documento de Compra. A utilidade do XML é muito vasta, no entanto nesta iDirecto vamos basear-nos num exemplo de exportação de uma ficha de Cliente, e respectiva importação numa outra base de dados.

Assim, é possível, por exemplo, numa determinada ficha de Cliente, aceder às "opções diversas", "opções com o registo", e seleccionar "exportar este registo para um ficheiro XML", indicando o local para onde pretendemos exportar o ficheiro.

Já noutra base de dados, poderemos da mesma forma aceder ao ficheiro de Clientes, e executar exactamente a função inversa, ou seja, "importar registo a partir de ficheiro XML". A aplicação vai importar o registo como se estivéssemos a introduzir um novo registo, bastando depois proceder à sua gravação.

A utilização do XML permite-nos no Software PHC® uma grande agilidade na exportação/importação de registos, sejam eles de Clientes, de Artigos, etc., como também de configurações de Documentos, definições na Framework PHC, ou como no caso do exemplo utilizado, alguma situação que implique a exportação/importação de um registo. É ainda possível tirar partido do XML através do módulo PHC Documentos Electrónicos, para a troca electrónica de documentos.

Contamos que lhe seja útil esta informação, esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário