sábado, 16 de maio de 2009

Histórico do Utilizador

Pelos caminhos do Software PHC®


Por vezes poderá ter necessidade de saber quando é que determinado utilizador acedeu ou fechou a aplicação PHC. Sabia que existe na sua aplicação PHC uma funcionalidade que permite saber as datas e as horas em que determinado utilizador acedeu ou fechou a aplicação PHC?

Existe um parâmetro "Não utiliza histórico de utilizadores" que se encontra activo por defeito, e faz com que não seja actualizada a tabela de histórico de utilizadores à entrada e à saída do Software. Nestes casos em que o parâmetro está activo, na ficha dos utilizadores não aparece o botão de Histórico que permite mostrar um histórico das entradas e saídas no Software.


Com este parâmetro inactivo, passamos a ter disponível no ecrã de Utilizadores um botão designado por Histórico, que permite observar diversas análises do Utilizador, relativas à utilização do Software.


Ao clicar neste botão de Histórico, são apresentadas três opções de análise:

Em primeiro lugar, o Histórico do utilizador, que permite visualizar o registo das datas e horas em que determinado utilizador acedeu ou fechou uma aplicação PHC. Podem visualizar-se os registos de acesso à aplicação entre duas datas seleccionadas pelo utilizador através de um filtro bastante simples de utilizar.

Em segundo lugar, o Histórico dos dias com presença que permite observar diversas listagens com a informação dos dias e horas em que determinado utilizador acedeu/saiu da aplicação PHC, podendo definir os critérios de análise, nomeadamente, se pretende excluir dias feriados, excluir fins-de-semana, ou seleccionar apenas os do pack respectivo, por exemplo, a opção "Só do pack PHC Enterprise 2010" ou "Só do pack PHC Advanced 2010", serve para incluir/excluir entradas da gama PHC Digital (caso também possua esta gama) nesta análise.

Para terminar, o Histórico dos dias sem presença permite obter uma listagem semelhante à anterior, mas com indicação dos dias em que o utilizador não executou nenhum acesso à aplicação PHC.

Para a gama PHC Enterprise, além destas opções aparece ainda a opção "Análise do log de actividade", caso tenha o parâmetro "Utiliza Log de Actividade por Utilizador" activo, que permite visualizar os acessos a determinados tipos de actividades, efectuados por parte dos utilizadores.

Desta forma, poderá facilmente consultar os acessos e saídas dos vários utilizadores à aplicação PHC, e retirar variadas análises com base nos critérios e condições que desejar, sendo sempre possível, caso não deseje este tipo de registo de informação, activar o parâmetro relativo ao Histórico de Utilizador. Caso o parâmetro se encontre activo, não só o botão deixa de aparecer no ficheiro de Utilizadores, como também a aplicação PHC passa a não guardar estes dados nos momentos de entrada e saída dos utilizadores no Software.

Contamos que lhe seja útil esta informação, e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário