quarta-feira, 31 de março de 2010

Análises Empresariais

Um outro olhar sobre o seu negócio

Sabia que dentro do menu Análises do módulo PHC Gestão do seu Software PHC existe uma análise cujo nome é "Análise empresarial"? E sabia que ao aceder à mesma, esta reserva-lhe uma agradável surpresa, pois não se limita a uma só análise, mas sim a um conjunto de 10? Abrangendo várias das principais áreas da empresa, e todas construídas com o intuito de representar os dados da sua organização de uma forma muito sintética e condensada, para que seja fácil olhar para os dados do seu negócio e rapidamente poder tomar as melhores decisões? Tudo isto é possível em todas as versões e todas as Gamas do Software PHC.

Assim pode, por exemplo, ficar a saber o estado geral da sua Empresa de uma forma muito rápida, bastando olhar a "posição global".

Ou então, na zona dos "Rankings", ficar a saber quais as famílias de artigos que mais vendas fizeram, quer do ponto de vista acumulado anual, quer relativamente ao mês, assim como os respectivos desvios em valor e em percentagem, ficando assim a conhecer quais são aquelas que mais contributos dão nas suas vendas.

Por fim, esta opção é na realidade um menu que organiza para além das análises empresariais, outras análises que possam existir na aplicação, tais como as análises multidimensionais e analises avançadas, estas últimas só disponíveis nas gamas PHC Advanced e PHC Enterprise.

Assim, com esta funcionalidade, pode ficar por dentro de informação importante da sua empresa, relacionada com as várias áreas que a compõem, tal como a tesouraria, vendas e compras, o que lhe vai permitir ficar mais informado e por conseguinte, com uma melhor capacidade de decisão sobre o seu negócio.

Espero que possa começar a tirar o melhor partido desta funcionalidade, após a leitura desta iDirecto, contamos consigo nas próximas edições.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Portas USB infinitas

Uma das limitações que nos surgem na utilização de portáteis ou mesmo em pcs mais antigos são as ligações USB.



Actualmente parece que se pode ligar tudo, e mais alguma coisa, por USB.
Esta é a solução mais imaginativa que conheço, é da YANKO.


Que tal é uma boa idéia?





quinta-feira, 25 de março de 2010

Prolongue a vida da sua bateria

As baterias são actualmente um dos "elos mais fracos" dos computadores e dos telemóveis/smartphones. Apesar dos fabricantes estarem constantemente à procura de novas formas de prolongarem as sua vida, e de oferecem baterias com maior duração, a verdade é que a utilização que fazemos dos equipamentos é cada vez mais exigente para este componente.

Nos smartphones a ligação permanente à Internet, a verificação mais frequente do sinal de rede e os ecrãs de maior dimensão são os grandes consumidores dos recursos, enquanto nos notebooks a aposta em ligações wireless, em visualização de mais conteúdos multimédia e uma utilização mais frequente põe à prova a durabilidade das baterias.

Quando a carga completa da bateria começa a durar cada vez menos, e a deixá-lo "offline" nos momentos menos próprios, pode ser chegada a altura de se despedir deste componente e comprar um substituto. De preferência novo e certificado, até porque ainda está na memória noticiosa recente a existência de casos de baterias falsificadas que entraram em combustão espontânea.

Mas antes de optar por soluções radicais, vale a pena começar já a desenhar um "programa de treinos" para manter a sua bateria em forma e evitar substituições mais rápidas do que seria desejável.

1 - Desligue o que não é preciso
Nos telemóveis e nos computadores portáteis há aplicações que podem manter-se abertas mesmo quando não estão a ser utilizadas, mas que continuam a consumir recursos energéticos. Racionalize a sua utilização e feche as aplicações de que não vai precisar de forma imediata.

2- Reduza o brilho
Esta é uma das opções automatizadas em alguns notebooks para quando estão a usar os recursos da bateria, mas não em todos. Em situações de maior luminosidade pode reduzir o brilho do ecrã e poupar energia, um conselho que se aplica também aos smartphones.

3 - Racionalize as ligações wireless

Se não precisa da ligação Wi-Fi ou Bluetooth desligue essa funcionalidade. Quando estão activas os sistemas estão constantemente à procura de redes disponíveis e com possibilidade de sincronização. No telemóvel, se tem uma ligação definida com um sistema de alta-voz do carro ou o auricular Bluetooth, desactive essa ligação quando não for necessária.

4 - Personalize as configurações
Os sistemas dos telemóveis e dos computadores podem ser personalizados para entrar em modo de suspensão quando não são usados durante algum tempo. Considere a hipótese de reduzir este intervalo de espera de acordo com os seus hábitos.

5 - Avalie as ligações a dispositivos externos
O uso de ligações USB do computador para carregar telemóveis, leitores de música e outros dispositivos, pode ser prática, mas consome a bateria disponível. Avalie se vale a pena manter também pens USB, ou discos externos, permanentemente ligados.

6 - Considere os ciclos de recarga

Mesmo sem sofrerem do nefasto "efeito de memória", as baterias actuais não devem estar permanentemente ligadas à corrente. Se usa o notebook no dia-a-dia, recorra à ligação à rede eléctrica apenas quando o nível de energia da bateria estiver abaixo dos 20/30%, recarregando-a então completamente. Nos telemóveis e smartphones o conselho é o mesmo. Se calhar não vale a pena ligar o carregador todos os dias...

7 - Use uma aplicação para monitorizar a vida da bateria
Os indicadores de carga da bateria nem sempre são eficientes e há uma série de ferramentas para computadores e smartphones que podem ajudar na monitorização do nível de carga e ajudar na configuração. Nos portáteis a maioria dos fabricantes tem já uma área dedicada a esta funcionalidade, mas pode experimentar algumas ferramentas freeware, como o Laptop Battery Power Monitor
Para smartphones existem também algumas aplicações como o myBatteryLife para iPhone ou o BatterySaver para telemóveis Symbian.

Mesmo que siga à risca todos os estes conselhos, é certo que a bateria vai esgotar-se mais rapidamente do que o computador ou o telemóvel. Embora seja difícil (e caro) de admitir, a verdade é que as baterias não são eternas, e têm um limite de ciclos de carregamento que dependem de fabricante para fabricante e também dos tipos de baterias.

Por isso, quando a bateria "morrer" ou estiver "moribunda", não a guarde na gaveta. Faça-lhe um funeral decente e entregue-a para reciclagem.

Visto em Sapo Tek em 25-03-2010

quarta-feira, 24 de março de 2010

PHC Dashboard, Template para CRM

Respostas rápidas e precisas sobre o dia-a-dia da força de vendas

De forma a podermos disponibilizar um conjunto de análises e indicadores que permitam olhar com maior detalhe e de uma forma muito rápida, para os números da empresa e do negócio relacionados com a área de CRM Comercial, criámos um Template para o PHC Dashboard na área de CRM. Este template tem como objectivo contribuir para um melhor suporte à decisão e, por conseguinte, ser uma ferramenta de gestão importante para o decisor ou chefe de vendas.

Num único local e de uma forma centralizada e totalmente visual, pode rapidamente fazer uma leitura da informação comercial, sem ter de consultar todos os dados individualmente, conseguindo, assim, identificar rapidamente quais os pontos fortes da equipa de vendas e também os aspectos a melhorar.


O Template para o PHC Dashboard na área de CRM dispõe de uma série de separadores com informações sobre as Visitas dos comerciais, um Simulador que fornece elementos sobre as vendas efectuadas pelos comerciais, passando também pela comparação das mesmas com os anos anteriores, podendo filtrar essas vendas por vários campos relacionados com as Vendas, assim como uma página sobre os Negócios, Análise das Vendas, Gráficos e Campanhas.

Toda uma série de ferramentas que nos ajudam a olhar rapidamente para determinada situação, analisar e tomar as decisões necessárias de uma forma imediata, pois a leitura e utilização de todos estes indicadores é bastante simples e intuitiva.


Poderemos analisar todos os dados relacionados com a Área de CRM, desde as visitas dos Vendedores, à evolução das Vendas e dos respectivos Negócios, retirar listagens muito pormenorizadas, assim como observar vários gráficos e indicadores, com um vasto número de campos de escolha disponíveis que nos permitem fazer análises extremamente profundas, que de outra forma seria difícil e trabalhoso obter tamanho detalhe na informação.


O Template do PHC Dashboard para a área de CRM, disponível nas gamas PHC Advanced e PHC Enterprise a partir da versão 2010, permite ao decisor ou chefe de vendas olhar rapidamente para os dados relacionados com toda a área Comercial e tomar decisões no momento, pois toda a informação se encontra tratada e é-lhe apresentada de uma forma muito intuitiva, para que possa tomar as decisões certas de uma forma rápida e eficaz, não só libertando-o para outro tipo de tarefas, como também auxiliando-o na tomada das decisões.

Contamos que esta informação lhe seja útil, esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Poupando Energia

Sabiam que podem poupar energia ao usarem um motor de busca com fundo preto?
Pois é, a empresa Heap Media, pensou nisso já no ano de 2002, e criou uma personalização do motor de busca mais famoso, o Google.
Esta personalização dá pelo nome de Blackle, e podem utilizá-lo navegando para http://pt.blackle.com/ :

Este motor de busca apresenta a informação de quantos Watt/hora foram poupados até ao momento.
Até o momento que publico o este post já foram poupados 1,770,111.305 Watt/hora.


Blackle poupa energia porque o monitor é predominantemente preto (quando está desligado), e todos os pontos de cor das imagens que vemos no monitor, representam um gasto energético, maior ou menor, consoante as definições gráficas, e das configurações do próprio monitor, tal como o brilho.
Ao usarmos a "cor" preta, simplesmente essas áreas deixam de usar energia para emitir luz com cores diferentes de preto.

Portanto, consciencializem-se e passem a usar o Blackle como vosso motor de busca preferido e ajudem a preservar o Planeta poupando energia, em pequenas situações como esta.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Imprimir ecologicamente


E se puder imprimir com a mesma qualidade poupando o ambiente e o orçamento?

Esta é a proposta da equipa de design português.

Se quiserem poupar um pouco na tinta, nada como usar a Ecofont. Este tipo de letra, criado pela agência Spranq, permite poupar até 20% de tinta em impressão de textos.

Deixo-vos abaixo a hiperligação para a descarga gratuita.

Em alternativa podemos sempre utilizar a máxima do imprimir apenas o imprescindível.
Evitando a impressão de rascunhos, alterando a qualidade de impressão da nossa impressora e se possível utilizar os dois lados das folhas.

A BUKRS coloca-se à vossa disposição para a alteração das impressões do PHC.

O Ambiente agradece.....

quarta-feira, 17 de março de 2010

Idirecto - Emissão Automática de Facturação a partir de Inscrições

Facture de uma só vez várias Inscrições nos Módulos

Sabia que de uma forma simples, rápida e segura pode emitir facturas aos Clientes relativas às várias inscrições nos módulos?

No ecrã de Emissão Automática de Facturação tem a possibilidade de emitir várias facturas de seguida a partir das inscrições dos formandos nos módulos.

Esta funcionalidade está disponível com os módulos PHC Gestão e PHC Formação desde a versão 2003 e vem simplificar a facturação das Inscrições e principalmente evitar erros.

Para poder utilizar esta funcionalidade em pleno deve:

- No ecrã de Unidades definir as referências a serem facturadas a clientes que tenham formandos inscritos em Módulos, em horário laboral ou pós-laboral;

- No ecrã de Módulos definir se o Módulo se realiza em horário laboral ou pós-laboral;

- No ecrã de Inscrições activar a opção "É para Facturar" e garantir que o campo "Cliente" está preenchido, de forma a ser possível emitir a factura ao Cliente.

Depois apenas tem de aceder ao Ecrã de Emissão Automática de Facturação, que se encontra no menu Gestão » Outras Opções de Clientes.


Neste ecrã deve seleccionar o tipo de Documento de Facturação a ser emitido e indicar que documento de origem pretende facturar. Neste caso deve seleccionar as Inscrições do módulo PHC Formação (como podemos ver na imagem).

Também pode filtrar as inscrições que pretende que sejam apresentadas na listagem para serem facturadas. Por exemplo, pode indicar um intervalo de datas, definir um filtro à tabela de Cliente e/ou um filtro à tabela de Inscrições.

Antes de emitir automaticamente os diversos Documentos de Facturação, deve clicar no botão "Preparar" que a aplicação criará uma listagem de documentos que poderão ser emitidos tendo em conta os pressupostos definidos anteriormente.


Por defeito todos os documentos e respectivas linhas aparecem com um visto, mas caso não pretenda emitir um Documento de Facturação para determinado documento ou para certas linhas do documento, basta retirar o visto.

Assim que clicar em OK, volta ao ecrã inicial onde deve clicar no botão "Emitir", de forma a que sejam emitidos os respectivos Documentos de Facturação.

Depois de emitir as Facturas com sucesso o campo "Facturado" do ecrã de Inscrições é automaticamente actualizado.

Esta funcionalidade vai, sem dúvida ajudá-lo no dia-a-dia, pois poderá emitir várias facturas a partir das inscrições dos formandos nos módulos, e para além disso poderá ficar descansado que toda a informação relativa à inscrição e à facturação será actualizada de forma automática.

Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Vamos Limpar Portugal num só dia!

Não, ainda não estamos em campanha politica.

Esta é uma iniciativa ambiental marcada para dia 20 de Março.


A iniciativa é do Movimento Limpar Portugal (MLP) e está representada no nosso distrito .

Aproveita este dia 20 para fazer algo por Portugal.


Deixo a ligação ao Grupo Barlavento Algarvio

Inscreve-te!!!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Idirecto - Referências de Artigos Inactivos

Garanta que não utiliza referências de artigos que já não comercializa

Num mundo em constante evolução, assistimos muitas vezes à substituição dos produtos por outros mais novos e melhorados.

Numa empresa com software de gestão, esta evolução leva a um acréscimo permanente na listagem de artigos. Mas alguns deixam de ser comercializados. Se por um lado continuamos a necessitar de consultar o seu histórico, já não interessa que apareçam nas consultas de artigos.

No módulo PHC Gestão é muito fácil garantir que todos os artigos lançados num documento estão disponíveis para comercialização.

Basta que na ficha do artigo active a opção "Inactivo".

A partir desse momento, quando for consultar os artigos disponíveis para introduzir num documento, este artigo já não aparece.

Se por outro lado o utilizador digitar a referência directamente na linha do documento, recebe a mesma mensagem que utiliza quando digita uma referência realmente inexistente na tabela de artigos.

Desta forma, garante de uma forma muito simples e prática que todos os utilizadores lançam nos documentos apenas as referências disponíveis para comercialização.

Como vantagem adicional, a lista de artigos para selecção fica mais reduzida pela exclusão dos artigos inactivos, o que naturalmente tem impacto na performance da aplicação.

Contamos que esta informação lhe seja útil, esteja atento às próximas edições da iDirecto.

terça-feira, 9 de março de 2010

Office 2007 dá direito a Office 2010

Tal como já vem sido hábito com os sistemas operativos, a Microsoft oferece a actualização para o novo Office.


De acordo com comunicado da Microsoft, quem comprar um Office 2007 entre 5 de Março e 30 de Setembro de 2010 pode actualizar gratuitamente para o Office 2010.


Para mais informações, pode visitar o site Garantia Tecnológica do Microsoft Office 2010 .

quarta-feira, 3 de março de 2010

Idirecto - PHC TeamControl

Será possível ter mais tempo para todas as minhas tarefas?

Já alguma vez sentiu. "Nem dei pelo tempo passar, e ainda tanta coisa para fazer." ou "Parece que não fiz nada, mas não parei o dia todo!". É verdade, a forma como gerimos o nosso tempo tem um impacto muito grande nos resultados das nossas tarefas. Por vezes sentimos que demos o nosso máximo, e no entanto, acabam por ficar por fazer tarefas importantes. A Gestão do Tempo pode ser utilizada tanto nas empresas como na nossa vida particular, permitindo a organização de metas pessoais e profissionais, proporcionando menor desperdício de energia mental e física. Uma gestão de tempo eficaz é, provavelmente, o ponto mais importante na gestão de nós mesmos, e das tarefas que temos para executar. Muitas das vezes não é apenas o tempo que é pouco, nós é que não prestamos atenção à forma como o utilizamos, nem como organizamos as nossas tarefas e as respectivas prioridades.

Com o módulo PHC TeamControl poderá organizar e fazer um planeamento eficaz das tarefas da sua empresa, permitindo uma maior facilidade na atribuição de tarefas a outras pessoas, de forma a poder libertar tempo para as tarefas mais importantes. Toda a informação se encontra centralizada, e a aplicação foi concebida de forma a permitir optimizar a Gestão de Tempo, tanto individual, como de equipas. Dispõem de uma série de funcionalidades desenvolvidas para mais facilmente podermos gerir o nosso tempo: Gestão de Projectos, Tarefas e respectivos Passos, Monitores para auxiliar na Gestão dos Projectos, integra com a Agenda de marcações dos restantes módulos PHC e com MS Outlook, entre muitas outras funcionalidades que poderá consultar nos vários conteúdos existentes sobre o módulo PHC TeamControl, disponíveis no Portal PHC.

O PHC TeamControl é uma solução muito fácil de utilizar e acessível a qualquer tipo de utilizador, e que permite controlar tudo o que há para fazer, quem tem de o fazer, quanto estava previsto investir e o que já foi realmente investido. Para que a sua organização seja ainda mais profissional, cumprindo os seus objectivos a tempo e nos valores previstos.

Deixo aqui uma pequena história, que exemplifica bem a importância de uma boa Gestão do tempo:

Um consultor, especialista em Gestão do Tempo, quis surpreender a sua assistência numa conferência. Para isso, retirou debaixo da mesa um frasco grande de boca larga. Colocou-o em cima da mesa, junto a uma bandeja com pedras do tamanho de uma mão, e perguntou:

- Quantas pedras acham que cabem neste frasco?

Depois de os assistentes fazerem as suas conjecturas, começou a meter pedras até que encheu o frasco. Depois perguntou:

- Está cheio?
Toda a gente olhou para o frasco e disse que sim.

Então ele retirou debaixo da mesa um saco com gravilha. Meteu parte da gravilha dentro do frasco e agitou-o. As pedrinhas penetraram pelos espaços que deixavam as pedras grandes. O consultor sorriu com ironia e repetiu:

- Está cheio?
Desta vez os ouvintes duvidaram:

- Talvez não.

- Muito bem!

Pousou então na mesa um saco com areia, que começou a despejar no frasco. A areia infiltrava-se nos pequenos buracos deixados pelas pedras e pela gravilha. Está cheio? Perguntou de novo.

- Não - exclamaram os assistentes.

- Bem dito!

E pegou numa jarra de água, que começou a verter para dentro do frasco. O frasco absorvia a água sem transbordar.

- Bom: o que é que acabamos de demonstrar? Perguntou.

Um ouvinte respondeu:

-Que não importa que a nossa agenda pareça estar cheia; se quisermos, sempre conseguimos fazer com que caibam mais coisas.

-Não! - Concluiu o especialista. - O que esta lição ensina é que se não colocarem as pedras grandes primeiro, nunca poderão colocá-las depois. Quais são a grandes pedras nas nossa vidas? Os nossos filhos, a pessoa amada, os amigos, os nossos sonhos, a nossa saúde. Lembrem-se: ponham-nas sempre primeiro. O resto acabará por encontrar o seu lugar.

Conclusão desta pequena história: Tratem bem das vossa pedras grandes!

Contamos que esta informação lhe seja útil e não perca as próximas edições da iDirecto.

segunda-feira, 1 de março de 2010

A tecnologia e o meio ambiente

Começa hoje o mês de Março. Não sei bem porquê, mas sempre associei este mês à natureza… provavelmente porque é o mês do inicio da primavera.

Mas como eu, muitas pessoas também têm esta ideia, porque é também em Março que se comemoram:
01 Dia do Turismo Ecológico
21 Dia Mundial Florestal
22 Dia Mundial da Água
23 Dia Mundial da Meteorologia

Apesar de este ano, com a chuva e vento que se tem sentido, o inicio do mês de Março estar um bocado esquecido, o blogue da BUKRS irá dar inicio a um mês de artigos relacionados com a natureza e a ecologia.

Os nossos colaboradores irão reunir e disponibilizar algumas ideias e sugestões de como utilizar a tecnologia para proteger o meio ambiente.

Espero que gostem e que contribuam também com algumas sugestões.