domingo, 22 de novembro de 2009

As 50 melhores invenções de 2009

A revista Time publicou uma lista com aquelas que considera ser as 50 melhores invenções deste ano.
Sem querer ser exaustivo, vou falar das 10 primeiras, pedindo naturalmente desculpa a todos os que até final de Dezembro ainda pensam anunciar importantes progressos como, por exemplo, automóveis que se guiam sozinhos, robots 'dona-de-casa' multifunções ou mesmo ordenados ao fim do mês sem ter que trabalhar (espera, isto já está inventado e em pleno progresso por estas bandas...).

1 - Foguetão ARES
Depois de duas décadas a "brincar" com o programa Space-Shuttle, uma espécie de cargueiro espacial concebido para transportes até poucas centenas de quilómetros, a NASA voltou-se para o desenvolvimento da próxima geração de propulsores, inspirando-se no "DNA" do venerável Saturno V. Magnífica obra de Von Braun (também responsável pelos infames V2 alemães que espalharam o terror em Londres durante o Blitz), o Saturno transportou os astronautas até à Lua há 40 anos.
Com o compromisso de voltar à Lua, e mais tarde chegar a Marte, será o Ares a possibilitar mais um "salto gigantesco" para a humanidade.

Scott Andrews

2 - Atum de aquacultura
Uma empresa australiana conseguiu em Março aquilo que todos os entendidos julgavam impossível: criar em tanques o Atum, uma das espécies de peixe mais marcadamente migratórias. Conhecido por Thunnus thynnus, ou Bluefin Tuna, tem sido pescado quase até à extinção no Mediterrâneo e no Atlântico.
Os apreciadores de sashimi agradecem.

Time

3 - A lâmpada que vale 10 milhões de dólares
O Departamento de Energia dos EUA lançou um concurso para a procura de uma alternativa LED à provecta lâmpada incandescente de 60W. Substituir estas por equivalentes LED, só no mercado doméstico americano, significará uma poupança energética suficiente para iluminar 17 milhões de casas por ano.
A Philips apresentou em Setembro a sua lâmpada, que consome menos de 10 watts e dura 25000 horas.

Time

4 - O termóstato inteligente
Inspirado pelas possibilidades do tablier do seu Toyota Prius, que permite saber em tempo real o consumo efectuado durante a viagem, o sr. Seth Thompson inventou o "EnergyHub Dashboard". Este pequeno aparelho, de utilização doméstica, comunica sem fios com todas as máquinas, electrodomésticos, caldeiras, etc, que existam em casa. É possível ver no seu ecrã a energia que cada um consome e qual o seu custo. Também pode ligar ou desligar os aparelhos e controlar a temperatura da casa. Disponível a partir de 2010.

5 - Jogos sem controlador
Controladores, joysticks, ratos, trackball, volantes, etc. Tudo isto pode acabar. A última fronteira entre jogador e jogo. A Microsoft já mostrou a tecnologia: o projecto com o nome de código Natal permite que seja o próprio corpo a controlar o jogo, através de movimentos e comandos de voz. São utilizadas várias câmaras, um microfone e software altamente sofisticado, para que se possa interpretar as instruções correctamente.

6 - Teletransporte
Agora entramos no ambiente Star Trek. Não, ainda não vamos teletransportar pessoas. Cientistas da Universidade de Maryland conseguiram transferir dados de uma átomo para outro à distância de um metro. Embora demasiado complicado para explicar, não é difícil perceber os avanços a que isto poderá levar na criação de computadores altamente rápidos e seguros.

7 - O Telescópio para as estrelas invisíveis
Foi lançado em Maio pela Agência Espacial Europeia e chama-se Observatório Espacial Herschel. Funciona no espectro de luz dos infravermelhos, de modo a poder observar zonas do espaço onde a temperatura é tão baixa que a luz visível simplesmente não radia. "Flutua" a 1,5 milhóes de quilómetros, no ponto onde a gravidade da Terra e do Sol se anulam, conhecido por L2 ou segundo ponto Lagrange.

ESA NASA

8 - Vacina da SIDA
Um teste de 6 anos mostrou que a vacina, composta por duas doses (que administradas isoladamente falharam a protecção contra o HIV em testes anteriores), reduz a infecção em cerca de 31%. Ainda a tentar perceber como é que a vacina diminui o risco de infecção e até que ponto pode ser significativo, os cientistas consideram ser um passo seguro no caminho para a imunização.

9 - "Tuítar" através do pensamento
Um aluno de doutoramento do Wisconsin "escreveu" 23 caracteres no seu Tweeter, apenas pelo pensamento. Equipado com um sistema de eléctrodos na cabeça, que monitorizam a actividade cerebral, e focando a sua atenção num ecrã de computador onde piscam vários caracteres, Adam Wilson foi capaz de escrever o seguinte 'post': USING EEG TO SEND TWEET.
Parece um devaneio, mas pode na realidade representar a possibilidade de estabelecer comunicação com pessoas que sofrem do Síndroma Locked-In (ou síndroma do cérebro encarcerado), com paralisisa total do corpo, à excepção dos olhos, e cujo cérebro funciona normalmente.

David Nevala

10 - O olho eléctrico
O M.I.T. desenvolveu um microchip que pode ajudar pessoas cegas a recuperar parcialmente a visão. É implantado no globo ocular, numa cápsula de titânio, e vai receber imagens de uma micro-câmara instalada nuns óculos. Essas imagens são depois enviadas para o cérebro.

MIT

1 comentário:

  1. você é im genio muito obrigada nenhum outro site fez oq vc fez então MUITO OBRIGADA
    BJS E ABRAÇOS
    manu23

    ResponderEliminar