segunda-feira, 9 de novembro de 2009

FTP Server - Como instalar

Como instalar o FTP Server da FileZilla

Podem fazer o download do FTP Server aqui.
À medida que vão seguindo os passos de instalação, tomem em atenção a seguinte imagem, pois nela contém a porta de ligação da Interface que irão usar para configurar o mesmo. Podem deixar a que está por defeito, mas vão precisar de a saber mais tarde.
Escolham instalar como um serviço, para não terem de fazer login para o mesmo começar a trabalhar.



Após a instalação, vão precisar de o configurar, e a seguinte janela vai aparecer, coloquem aqui o endereço do servidor, 127.0.0.1 caso estejam no mesmo computador, e a porta de que falei há pouco.
Na primeira vez não existe password de administração, façam só "OK".



Agora temos de ir ao menu "EDIT" -> "SETTINGS", para configurar as opções gerais do servidor:


Tal como no exemplo seguinte, podemos escrever a mensagem de boas-vindas.



Na opção "GENERAL SETTINGS" -> "ADMIN INTERFACE SETTINGS", podemos redefinir a porta de administração, assim como criar/alterar a password para acesso de administração.



No menu "EDIT" -> "USERS", configuramos os utilizadores e os seus acessos:


Em "GENERAL", clicamos em "ADD" e escrevemos o nome do utilizador que queremos criar:



Activamos o clique em "PASSWORD" e escrevemos a password para o utilizador criado. Fazemos isto para todos os utilizadores que pretendermos.



Em "SHARED FOLDERS", para cada utilizador em "USERS" definimos qual a directoria no disco no servidor que queremos como "Raíz" do FTP, e definimos os acesso de pastas e ficheiros que o utilizador irá ter sobre a mesma.



Podemos também adicionar outras directorias que podem estar até num disco diferente do da directoria "Raíz", e torná-la visível por FTP, como se fosse uma sub-pasta do FTP.
Para isto funcionar é necessário preencher a coluna "ALIASES" e escrever o caminho local completo da Pasta "Raíz" acrescentando "\" seguido do nome que queremos dar à sub-pasta seguido de outra "\".



Podemos criar um outro utilizador com a mesma Pasta "Raíz", mas sem a sub-pasta, ou mesmo sub-pastas diferentes, e dar acessos diferentes a mesmas pastas.


Como exemplo vamos ver o que o primeiro utilizador irá ver ao se ligar ao FTP, que será a pasta "Raíz" e a sub-pasta "Outro FTP":


Se olharmos para a consola de administração iremos ver um log de tudo o que se passou e está a passar no FTP Server.

Podemos ver também a lista dos utilizadores ligados, assim como baní-los do FTP ou simplesmente desconectá-los:


Como podem ver a seguir, o segundo utilizador consegue ver a mesma pasta "Raíz", mas não consegue ver a sub-pasta "Outro FTP":

Como podem ver, a instalação é simples e não tem nada de sobrenatural, nem complicado se seguirem as instruções.

Até uma próxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário