segunda-feira, 15 de junho de 2009

Prémios Mercurio – O melhor comercio (online)

No passado dia 21 de Maio foram apresentados os vencedores dos Prémios Mercúrio.
Estes prémios visam identificar, reconhecer e premiar entidades e personalidades que, em Portugal e de forma consistente, tenham contribuído para a valorização do Sector do Comércio e Serviços e das profissões a este ligadas. Promovido pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e pela Escola de Comércio de Lisboa, o "Prémio Mercúrio - o melhor do comércio", elegeu, em diversas categorias e entre as candidaturas apresentadas, os melhores exemplos de Originalidade, Inovação, Formação, Competência, Empreendedorismo e Responsabilidade Social. Agrupadas em três Áreas, as Categorias a premiar são as seguintes:

- Área Empresas

  • Lojas com História
  • Comércio Alimentar
  • Comércio Não Alimentar
  • Comércio Online Novos Conceitos

- Área Personalidades

  • Formação & Actividade Profissional
  • Jovem Empresário
  • Personalidade do Ano

- Área Prestígio

O que me interessa falar aqui é a categoria de comercio online, que visa premiar negócios de e-commerce, que tenham desenvolvido conceitos originais, aproveitando e suprindo lacunas deste, ainda jovem, canal e que tenham também desenvolvido funcionalidades de venda singulares e facilitadoras, demonstrando que, também nesta área, o comércio nacional é exemplo de bons casos.

O vencedor deste prémio foi o portal presentes.pt, este portal nasceu em Abril de 2006 e oferece três áreas: a gestão de listas online (casamento, baptizado, etc.); a comercialização de um cartão de desconto multiloja, ao qual estão associados 600 pontos de venda; e a existência de sub-portais locais, os “bairros.pt”, que potenciam as vendas dos canais físicos das marcas aí presentes. A Presentes.pt não vende produtos, com excepção do Cartão de descontos, porque o seu objectivo é potenciar as vendas do retalho, estabelecendo uma ligação directa entre os clientes e as lojas aderentes ao portal. A Presentes.pt apresenta uma série de potencialidades de extrema importância para o comércio de proximidade.
Este foi o vencedor, e realmente em termos de ideia de negócio é excelente. Particularmente a ideia das listas (de casamentos e não só).
O design está bastante atractivo, mas a utilização não é das melhores. Criei uma Wishlist para experimentar, e não foi fácil. Mas aconselho a experimentarem, criarem uma wishlist e divulgarem pelos vossos amigos e familiares, pode ser que no próximo natal não recebam tantas meias…

Entre os restantes nomeado encontramos também bons casos de comercio electrócnico, provavelmente melhores em termos técnicos. Os outros nomeados foram:

"O Clube do Pão é um novo conceito de serviço que nasce com um único propósito, ajudá-lo, durante 6 dias por semana, ao longo do ano. Em casa, comece o seu dia com a sua disposição em alta, ao receber o nosso delicioso pão alentejano, o pão de leite, ou o croissant, no conforto da sua casa. Escolha ainda o almoço das suas crianças para o colégio e para a noite, o seu jantar. Prove a nossa selecção de padaria, pastelaria e gourmet."

A página tem um design agradável, o conceito do negócio é inovador, mas quando vi este nomeado pensei que seria efectivamente uma padaria online e fiquei um pouco desgostosa quando não pude comprar ou encomendar efectivamente PÃO. Apetecia-me comprar PÃO e não vouchers. Tenho pena de não poder experimentar (pois moro em Portimão), para ver se esta ideia desaparecia.


"Lançado oficialmente em 2001, o Continente Online tornou-se o primeiro hipermercado online, em Portugal. Com preços iguais aos das lojas físicas e com as mesmas promoções, oferece mais de 20.000 referências, beneficiando da estratégia multicanal da marca, sendo as entregas realizadas por uma equipa e frota exclusiva, num horário alargado, das 9h às 22.30hrs."

Para mim, em termos de funcionalidade da compra este site está excelente. A área de receitas, e o facto de podermos comprar os produtos que as compõem, e a lista de compras não são funcionalidades imprescindíveis, mas são bastantes úteis quando utilizamos o site regularmente.
O design está simples mas apelativo. Um exemplo a seguir para quem quer entrar nas lojas on-line.

"Online desde 2006, o Gourmet Portugal é um projecto familiar que tem como objectivo levar os sabores de Portugal a todos os cantos do país e da Europa, através de um click. O site permite diferentes tipos de soluções, para particulares e empresas, baseadas em produtos alimentares gourmet, de marcas prestigiadas e marca própria, garantindo a sua entrega em todos os países da União Europeia até 3 dias úteis, entre as 9h e as 18hrs. O Gourmet Portugal permite, sem esforço, degustar produtos genuínos nacionais em qualquer parte da Europa."
Dos nomeados é site com o design menos apelativo, mas em termos de funcionalidades a loja online está bem conseguida: várias formas de adicionar os produtos ao cesto, várias formas de pesquisa. Gostei particularmente da ideia dos vouchers, dá sempre jeito para um presente.
"Com início de actividade em Agosto de 2006, o Puros.pt é um portal destinado aos apreciadores de charutos, com um sortido muito alargado dos mesmos e oferecendo, ainda, uma vasta gama de acessórios para fumadores, muitos seus exclusivos, dando bastante destaque aos de origem nacional."

A página está bonita, sóbria, quase que cheira a charutos. A loja online está fácil de utilizar. Só é pena que seja mais fácil adicionar os produtos à wichlist do que comprar, provalvemente porque os charutos devem ser comprados da mesma forma que devem ser fumados, calmamente.

Estes foram os nomeados, bons exemplos de comércio electrónico em Português, parabéns aos concorrentes e à iniciativa.

1 comentário: