sexta-feira, 19 de junho de 2009

A Virtualização

A virtualização está na ordem no dia. No mundo das tecnologias de informação, é evidente a crescente necessidade de se optimizar recursos, reduzir o desperdício e ao mesmo tempo aumentar a performance. Quer-se mais eficiência com menos custos.
Se olharmos para dados disponíveis por exemplo na Microsoft, vemos que não é nada anormal haver servidores com taxas de utilização inferiores a 5%, e mesmo nos desktops essa taxa ronda os 10 a 15%...
Hoje a virtualização vai além dos simples servidores de terminais, que permitiam num mesmo sistema operativo várias sessões de utilizadores distintos. Agora é possível dissociar o software do hardware que lhe está subjacente. Os vários utilizadores executam o seu próprio sistema operativo num mesmo servidor físico. Além do hardware desse servidor, estes “ambientes virtuais” não têm nada em comum entre eles nem de alguma maneira estão dependentes uns dos outros.
Isto apresenta vantagens óbvias em termos de backup, manutenção e suporte de dados, instalação e gestão de sistemas claramente simplificados, etc, etc.
É o software a simular o hardware.
São as máquinas reais a dar lugar à realidade virtual?

Sem comentários:

Enviar um comentário