Estes prémios visam identificar, reconhecer e premiar entidades e personalidades que, em Portugal e de forma consistente, tenham contribuído para a valorização do Sector do Comércio e Serviços e das profissões a este ligadas. Promovido pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e pela Escola de Comércio de Lisboa, o "Prémio Mercúrio - o melhor do comércio", elegeu, em diversas categorias e entre as candidaturas apresentadas, os melhores exemplos de Originalidade, Inovação, Formação, Competência, Empreendedorismo e Responsabilidade Social. Agrupadas em três Áreas, as Categorias a premiar são as seguintes:
- Área Empresas
- Lojas com História
- Comércio Alimentar
- Comércio Não Alimentar
- Comércio Online Novos Conceitos
- Área Personalidades
- Formação & Actividade Profissional
- Jovem Empresário
- Personalidade do Ano
- Área Prestígio
O que me interessa falar aqui é a categoria de comercio online, que visa premiar negócios de e-commerce, que tenham desenvolvido conceitos originais, aproveitando e suprindo lacunas deste, ainda jovem, canal e que tenham também desenvolvido funcionalidades de venda singulares e facilitadoras, demonstrando que, também nesta área, o comércio nacional é exemplo de bons casos.
O design está bastante atractivo, mas a utilização não é das melhores. Criei uma Wishlist para experimentar, e não foi fácil. Mas aconselho a experimentarem, criarem uma wishlist e divulgarem pelos vossos amigos e familiares, pode ser que no próximo natal não recebam tantas meias…
Entre os restantes nomeado encontramos também bons casos de comercio electrócnico, provavelmente melhores em termos técnicos. Os outros nomeados foram:
"O Clube do Pão é um novo conceito de serviço que nasce com um único propósito, ajudá-lo, durante 6 dias por semana, ao longo do ano. Em casa, comece o seu dia com a sua disposição em alta, ao receber o nosso delicioso pão alentejano, o pão de leite, ou o croissant, no conforto da sua casa. Escolha ainda o almoço das suas crianças para o colégio e para a noite, o seu jantar. Prove a nossa selecção de padaria, pastelaria e gourmet."
Para mim, em termos de funcionalidade da compra este site está excelente. A área de receitas, e o facto de podermos comprar os produtos que as compõem, e a lista de compras não são funcionalidades imprescindíveis, mas são bastantes úteis quando utilizamos o site regularmente.
O design está simples mas apelativo. Um exemplo a seguir para quem quer entrar nas lojas on-line.
A página está bonita, sóbria, quase que cheira a charutos. A loja online está fácil de utilizar. Só é pena que seja mais fácil adicionar os produtos à wichlist do que comprar, provalvemente porque os charutos devem ser comprados da mesma forma que devem ser fumados, calmamente.
Estes foram os nomeados, bons exemplos de comércio electrónico em Português, parabéns aos concorrentes e à iniciativa.
É uma boa abertura para os posts dos colaboradores da BUKRS
ResponderEliminar