sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Imputação de despesas a produtos

Supondo que recebe hoje a sua encomenda de um fornecedor e a respectiva factura do material. Posteriormente recebe a factura da transportadora. Como imputa, no software PHC, este custo aos seus produtos?

Existe uma funcionalidade que permite efectuar a distribuição de um determinado valor ponderado pelas linhas de outro documento permitindo, assim, distribuir o valor da factura da transportadora pelas várias facturas de material existentes.

A distribuição de despesas encontra-se, em todas as gamas disponíveis, na opção do menu Compras "Lançar despesas adicionais". No entanto, esta iDirecto incide especificamente na funcionalidade existente apenas na gama Enterprise do software PHC, melhorada na versão 2008.
Para a utilizar é necessário efectuar a configuração do documento de compra para fazer lançamentos em valor em stocks e criar os tipos de despesas.

No ecrã de compras a fornecedores, no menu das opções sobre as linhas, existe a opção "Atribuir um custo a produtos de várias compras (importando as suas linhas)". Esta destina-se à imputação de despesas não incluídas numa compra, aumentando o custo médio de determinados artigos sem alterar o stock físico do mesmo.

Comece por indicar quais os documentos que pretende afectar, utilizando o botão "Adicionar documento".
Depois de seleccionados os documentos, deve indicar qual o valor a distribuir para cada uma das despesas.
São apresentadas todas as despesas que estejam configuradas na respectiva tabela, pode utilizar apenas a(s) despesa(s) que pretender, para tal, basta colocar o valor na linha da despesa que pretende que seja afectada ao documento.

Depois de colocado o "valor a distribuir" é efectuada a distribuição do mesmo consoante a configuração do tipo de despesa, distribuição que pode ser proporcional ou não.

Como são efectuados os cálculos?

Na imagem anterior, o tipo de despesa "transportadora" efectua uma distribuição proporcional, logo o valor de 785,23? será distribuído da seguinte forma pelas linhas dos respectivos documentos:


Neste caso, é efectuada uma média ponderada do valor da factura pelo valor total de cada linha do documento.

Para o tipo de despesa "Despesas Diversas", a distribuição escolhida já não é proporcional, então o valor de 55,00? será repartido pelas linhas dos documentos, através de uma média simples.

Sem comentários:

Enviar um comentário