quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Documento Pré-definido com factor multiplicativo

Rapidez nos lançamentos contabilísticos


Se diariamente classifica e lança documentos contabilísticos, quantas vezes já se deve ter perguntado se não existirá uma forma rápida de o fazer? Uma forma intuitiva, simples, na qual se torne apenas necessário introduzir valores?

Agora, com o Módulo Contabilidade da PHC essa realidade tornou-se possível!

Como? Muito fácil! Basta apenas configurar documentos pré-definidos e não mais terá de se preocupar com os movimentos que possuam essa configuração, ficando liberto para outras actividades e com maior disponibilidade.

O exemplo que se segue é o da configuração de um documento pré-definido com factor multiplicativo, referente a um recibo de combustível de diesel de um veículo comercial ligeiro, onde se definem as respectivas contas e qual o tipo de movimento (a débito ou a crédito) a que dão origem.

Nota 1: A lei, na alínea b) nº 1 do artigo 21º do CIVA, prevê a dedução em 50% da taxa de IVA para o combustível de diesel.Nota 2: A lei, na alínea c) nº 1 do artigo 18º do CIVA, refere a taxa de IVA de 20% para as importações, transmissões de bens e prestações de serviços, que não constam das Listas I e II anexas ao diploma.

De referir que, as proporções presentes na coluna "Factor Multiplicativo", do documento pré-definido, prevêem o estabelecido na lei, sendo determinadas em relação ao valor total do documento.

Considerando o exemplo em concreto, a relação de grandeza para o valor base (custo) em relação ao valor total do documento, tendo presente o estabelecido na lei, é de 91.66(6)% ((valor base+50% valor IVA)/valor total do documento)); a determinação da relação de grandeza para o valor do IVA é semelhante ao anterior, ou seja, tendo presente o estabelecido na lei, a relação de grandeza para o valor do IVA em relação ao valor total do documento é de 8.33(3)% (50% valor IVA/valor total do documento).

Após esta configuração, está criado o automatismo para o lançamento de documentos.

Ao entrar no ecrã "Introduzir novos Documentos" será questionado acerca do valor total do documento.


Imediatamente, o documento surge devidamente lançado, aguardando a sua gravação.
Como pode constatar, com a configuração de documentos pré-definidos com factor multiplicativo, a celeridade no lançamento de documentos reflecte uma maior autonomia e repercute-se, sem dúvida, na rentabilidade do seu negócio.

Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário