quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O que é um virus informático?

Este mês a PANDA na sua newsletter apresentou um texto que considero interessante.
Como tal divulgo-o na esperança de que mais alguém o ache interessante....

Malware para iniciados

O que são os vírus?

O protagonista deste novo capítulo da rubrica "Malware para iniciados" é um velho conhecido de todos, tendo sido o principal responsável pelo "boom" do fenómeno viral que actualmente é conhecido como malware.

De facto, ainda hoje é comum referir-se o termo "vírus" ao falar de qualquer tipo de malware em geral, quando a realidade mostra que o número de vírus em circulação é muito menor do que o de Trojans, por exemplo.


Mas o que é de facto um vírus?

Tal como qualquer outro tipo de malware, um vírus é um pequeno programa que "infecta" outros ficheiros. O processo de infecção consiste na introdução do seu código no ficheiro alvo (normalmente um executável) para que a partir desse momento o ficheiro infectado "transporte" o vírus para outros dispositivos e se torne numa nova fonte de infecção.

É devido a este comportamento parasita que este tipo de ficheiro se tronou comparável aos vírus biológicos. Os vírus informáticos diferem de outros espécimes de malware como os Trojans ou os worms na medida em que não necessitam de um hospedeiro para se distribuírem. Contudo, esta mesma característica torna-os mais complexos de desenvolver, já que um vírus tem que conhecer a estrutura interna do ficheiro que tenta infectar para conseguir infiltrar-se nele.

Estes dois aspectos podem explicar porque existem tão poucos vírus actualmente em circulação comparando com outros tipos de malware. Adicionalmente:

  • Qualquer erro no processo de infecção pode levar à corrupção do ficheiro e consequentemente à sua inutilização.
  • Dado que os vírus afectam todos os ficheiros executáveis num sistema e qualquer computador com o sistema operativo Windows, e as mais populares aplicações instaladas podem conter centenas de ficheiros executáveis, as infecções de vírus podem ser verdadeiramente sensacionalistas e claramente visíveis.

Obviamente que isto vai contra a actual estratégia seguida pelos criadores de malware, que se focam actualmente em ataques silenciosos para lucrar financeiramente com as suas criações.

E como sempre, não se esqueça de que para se proteger é essencial ter um antivírus eficaz instalado e actualizado, e de preferência com um filtro anti-spam. Qualquer solução da Panda Security manterá o seu computador livre de vírus e de outros tipos de malware.