sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

iDirecto - Mapas de Resumo de IVA

Simplicidade nas listagens de facturação, descontos e impostos

Uma larga maioria de organizações tem uma necessidade comum, decorrente de uma contabilidade organizada, os Mapas de Resumo de IVA.

Actualmente, em termos de análise de facturação, existem análises anuais com os valores totais de facturação por cliente. No entanto, o que se pretende nestes mapas são análises por tipo de documento de facturação, indicando todos os descontos e impostos (Ecovalor, IVA, IECT...) incluídos no documento de facturação em questão.
 
Estes mapas permitem que o gestor fique com uma noção do valor total de facturação e respectivos descontos e impostos. Poderá também ajudar no apuramento do IVA, embora já exista uma simulação do apuramento que permite efectuar este cálculo.
 
Assim, estas listagens podem perfeitamente ser criadas nos Mapas Definidos, no ecrã de documentos de facturação, uma vez que existem todos os campos necessários para a elaboração das mesmas.

Vamos fornecer dois exemplos: o primeiro é um Mapa Definido de cabeçalhos de documentos de facturação, que designámos por “Mapa de IVA por Documento” que contém, documento a documento, todos os documentos e impostos.
 
Para construir o referido Mapa é necessário:
 
Filtro:
-Data do Documento Entre ««variável»»
-Nome do cliente diferente de (vazio)
Campos:
-Nome do Documento
-Total do Documento
-Base de Incidência do IVA
-Total de IVA
-Desconto Financeiro
-Desconto Comercial
-Portes
-Valores da retenção de IRS
-Total de adiantamentos
-Total de Ecovalor a debitar
Totais:
-Total do Documento
Separação Escolhida:
-Nome do Documento
-Imprime o título da separação
-Agrupa por separação

O segundo exemplo é um Mapa Definido de Cabeçalhos e Linhas de documentos de facturação, denominado “Mapa de IVA por taxa”, que permite ter uma separação por tipo de documento e tipo de taxa, bem como os valores envolvidos.

Para construir o referido Mapa é necessário:

Filtro:
-Nome do Documento igual a ««variável»»
Campos:
-Nome do Documento
-Número do Documento
-Doc. Data do documento
-Referência do Artigo
-Total
-Valor IVA
-Total líquido na moeda de emissão
-Doc. Valor da retenção de IRS
-Total Ecovalor
Totais:
-Total líquido na moeda de emissão
Ordenação Escolhida:
-Tabela de IVA
Separação Escolhida:
-Taxa de IVA
-Imprime o título da separação
 
Conforme pode ser observado, de uma forma relativamente simples consegue-se elaborar uma listagem muito solicitada pela maioria dos Técnicos Oficiais de Contas.

Contamos que esta informação lhe seja útil, esteja atento às próximas edições da iDirecto.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

iDirecto - Template PHC Dashboard para PHC Letras

Toda a informação crucial sobre os Títulos de Dívida

Tendo em conta a conjuntura económica presente nos dias de hoje, torna-se fundamental ter o controlo total de todas as dívidas que eventualmente tem em carteira. Para isso, a PHC criou esta ferramenta de gestão para o PHC Letras onde tem acesso a um conjunto de indicadores e análises sobre todos os títulos de dívida da sua empresa.

Este template é constituído por várias páginas, em que cada uma representa informação particular sobre os títulos de dívida.

Ao consultar as duas primeiras páginas fica automaticamente com uma perspectiva global de todos os títulos de dívida a receber e a pagar existentes na sua empresa. Nesse mesmo local poderá ir mais longe na sua análise e filtrar os títulos de dívida por ano, série, status, centro analítico e local de tesouraria obtendo desta forma resultados tão analíticos ao ponto de poder navegar para o próprio registo do título de dívida.

A página “Vencimento” é muito importante pois permite saber quais os títulos de dívida a receber ou a pagar que já se encontram vencidos e também aqueles que se vencem daqui a 7, 15, 30, 60, 90 e 180 dias.
 
Por último, as páginas dedicadas aos manómetros onde rapidamente poderá saber o estado actual dos seus títulos de dívida sem ter de interpretar grandes volumes de informação, e, desta forma, tomar as medidas necessárias nas áreas fundamentais da sua empresa de modo a tirar o melhor partido da sua carteira de dívidas.
 
Com todos estes indicadores poderá gerir a sua carteira de títulos de dívida de uma forma muito mais fácil, ter um controle dos custos mais pormenorizado e tomar as decisões mais acertadas.

Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O Pai Natal existe

Hoje, qualquer criança minimamente versada em tecnologia digital consegue seguir o Pai Natal no twitter, falar com ele no "chat" (até com vídeo!) ou seguir os seus movimentos no NORAD com o Google Earth ou através das várias aplicações disponíveis para qualquer suporte e mais algum.
Assim está cada vez mais dificultada a tarefa de todos os pais que acham importante manter viva a fantasia do velho das barbas brancas. Desde conselhos aos pais sobre como melhor enganar a "canalha", notícias sobre quem são os funcionários dos correios que respondem às cartas que supostamente deveriam chegar à Lapónia, até sites com intuitos inconfessáveis e vagamente relacionados com chaminés, renas, duendes, etc., tudo está disponível na internet e à distância de um byte dessas mentes sedentas de conhecimento, gadgets e tecnologia que são as nossas crianças.
Aos mais dotados na aritmética, pode provar-se facilmente como é improvável cobrir a distância necessária a visitar todas as casas em tão curto espaço de tempo. Aos amiguinhos dos animais não será difícil sensibilizar para a tortura de que são vítimas as pobres Rudolf, Dasher and Prancer, Donner and Blixen, Vixen, Comet e todas as restantes renas incansáveis.
Enfim, demasiada informação mata o mistério e a fantasia, tão importantes agora como sempre foram no estímulo e no desenvolvimento da imaginação das crianças.
Fica o conselho: durante estes dias e pelo menos até à abertura das prendas, desliguem a internet, tirem o som ao televisor, desfrutem da companhia dos avós, de quem está próximo. Observem o céu, o tempo está ótimo para isso, e talvez aí consigam descobrir alguma coisa melhor que qualquer "Santa Tracking App"...
Feliz Natal

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Postal de Natal

O ano passado um cliente enviou-me um postal de natal muito divertido. Este ano, utilizando o mesmo site, vou partilhar convosco como podem divertir-se a construir um postal de natal que vai fazer rir toda a família.


Pode fazer o seu postal em http://sendables.jibjab.com/holidays. Basta escolher o postal que pretende, e o número de pessoas que irão participar (De 1 a 5). Depois é só fazer o upload das fotografias dos participantes. Dedique um pouco de tempo a formatar as caras de cada um experimentando as várias opções.

No passo dois pode acrescentar uma mensagem ao postal e no terceiro passo pode escolher como partilhar o postal com os seus amigos. Tem 3 opções. Pode partilhar no facebook ou enviar por e-mail de forma gratuita, ou pode fazer dawnload e guardar o vídeo para a posteridade por 4.99$. Com esta ultima opção poderá posteriormente partilhar no youtube ou no vosso site.

Aqui fica o link para o postal de natal da equipa da BUKRS.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

iDirecto - Mapas de Gestão

Escolha de Anexos a produzir nos mapas de gestão

O Reporting Fiscal efectuado no fecho de contas pressupõe a entrega de alguns mapas de gestão com alguma complexidade no seu preenchimento.

O uso de ferramentas simples é imprescindível para facilitar o trabalho do utilizador e para o aumento da produtividade.

Alguma vez sentiu necessidade de produzir a IES – Informação Empresarial Simplificada - num único procedimento?

A partir da Versão 2011, a PHC disponibilizou nas suas gamas PHC Corporate CS, PHC Advanced CS e PHC Enterprise CS uma ferramenta que permite ao utilizador seleccionar os anexos a produzir para determinado mapa de gestão e, a partir daí, construir o mesmo através de um único procedimento.

Para esta funcionalidade estar disponível ao utilizador, os mapas de gestão em suporte informático devem estar correctamente importados na aplicação.

No ecrã de Mapas de Gestão em Suporte Informático, foi criada uma nova opção designada "Mapa Principal".

Esta opção indica que o mapa seleccionado é o mapa base que contém os restantes anexos e apenas este ficará disponível no painel Global de Análises, na opção Análises do Utilizador - Mapas de Gestão em Suporte Informático.

Executando o mapa é apresentado um ecrã com os respectivos anexos, para que o utilizador possa escolher os anexos que pretende produzir.

A partir daqui é iniciado o processamento do ficheiro, sendo apresentados ao utilizador vários ecrãs de Variáveis correspondentes aos vários anexos do mapa de gestão onde o utilizador pode introduzir todos os dados que não constem na base de dados.


Com esta nova funcionalidade, produzir os mapas de gestão torna-se uma tarefa muito mais simples e rápida, contribuindo assim para um aumento da produtividade do utilizador.

Esperamos que esta informação lhe seja útil, sugerindo que fique atento às próximas edições da iDirecto.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Tablet no carro?

Não não é um post sobre chocolate no carro.
A Renault anunciou que o Clio 4 o Zoe (electrico) serão os dois primeiros carros da marca francesa a integrar um tablet android. Os modelos têm data prevista de lançamento em 2012.

Este lançamento é o primeiro de uma plataforma denominada R-link, que inclui um ecran de 7" e substitui os habituais computadores de bordo. A novidade em relação aos computadores de bordo são as aplicações estando prevista a Renault app store.
A R-Link integra de origem uma solução de navegação Tom Tom Live.

Este tablet, para além do ecrã tátil, vai responder a comandos de voz e ser controlado também através de botões colocados no volante do veículo.
O controlo será tactil e por voz para maior segurança.

Note-se que, apesar de classificado como tablet, o dispositivo encontra-se totalmente integrado, não podendo ser removido e usado fora do carro.

Embora planeie vir a equipar todos os novos modelos com o R-Link, a fabricante não irá disponibilizar a integração em modelos já existentes.

O vídeo de apresentação, contudo, está ao dispor de todos...

iDirecto - Dashboard PHC Projecto

A convergência da informação para um melhor controlo

Esta é claramente uma actividade onde são gerados grandes volumes de dados, não só pela diversidade de projectos que se encontram muitas vezes activos por longos períodos de tempo, mas também pela enorme quantidade de registos que são sistematicamente lançados no sistema.

Assim, este template do PHC Dashboard dedicado ao módulo PHC Projecto, surge com o intuito de dar algum apoio na interpretação e acompanhamento desta actividade.

O primeiro painel é dedicado à distribuição por múltiplos critérios de análise que permitem agrupar a informação de modo a que o gestor saiba, por exemplo, a evolução do número de projectos por ano ou por centro analítico e através de dois gráficos: um dedicado às quantidades e outro aos valores. Simultaneamente, dois indicadores permitem registar qual a representatividade de uma das escolhas face ao todo.

Uma das outras páginas é dedicada à análise de projectos. Aqui o gestor tem uma ferramenta que lhe permite ir fazendo as suas escolhas e ao mesmo tempo estas reflectem-se numa listagem para que de imediato possa acompanhar e conhecer quais os projectos que se encontram na situação escolhida. O que de outra forma seria bastante mais difícil de obter, quer do ponto de vista da rapidez para a obtenção dos resultados, quer do ponto de vista da noção de quais os projectos envolvidos.
 
Este template é composto por varias páginas, cada uma dedicada a uma área diferente desta actividade, como por exemplo as garantias bancárias ou os projectos propriamente ditos, e tem como principal objectivo fornecer ao gestor meios de decisão múltiplos, para que de uma forma rápida o decisor possa obter dados relevantes sobre a situação do seu negócio e assim decidir de forma sustentada qual o melhor caminho a seguir nesta área tão competitiva.
 
Faço desde já o convite para utilizar este template e espero por si em próximas edições da iDirecto.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O que quer dizer BUKRS?

Desde que formei a BUKRS, a pergunta a que estou constantemente a responder é:


O que é que quer dizer BUKRS?


Pois bem, aqui fica a explicação:
BUKRS é a abreviatura de Buchungskreis. Em português “Código da empresa” (podem confirmar no tradutor do goolge).

Em 2001, quando formei a BUKRS, era (e ainda sou) programadora em ABAP. ABAP  (Advanced Business Application Programming) é uma linguagem de programação de alto nível desenvolvida pela empresa de software SAP. É a principal linguagem utilizada no produto mais conhecido desta empresa, o SAP R/3, um software ERP.
BUKRS, é o campo que, existindo em quase todas a tabelas da base de dados do software SAP R/3, guarda o código da empresa.

Ou seja, no meu dia-a-dia, enquanto programadora, quando necessito de me referir à empresa … uso o campo BUKRS.
O que à primeira vista pode parecer um nome muito estranho, não é mais do que chamar “empresa” a uma empresa J

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Certificação obrigatória para facturação superior a 150.000€ a partir de 2012

A Portaria n.º 363 / 2010, publicada no Diário da República, 1.ª série - N.º 120 - 23 de Junho de 2010, regulamenta a certificação prévia dos programas informáticos de facturação do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas.

A utilização de Sistemas Informáticos para a elaboração da facturação é cada vez mais recorrente, pois possui a grande vantagem no tratamento da informação e rapidez de execução. Todavia, introduz novos riscos em termos de controlo fiscal, pela possibilidade de subsequente adulteração dos dados registados, potenciando situações de evasão fiscal.

É nesta perspectiva que surge a certificação de software, definindo regras para que os programas de facturação observem requisitos que garantam a inviolabilidade da informação inicialmente registada, permitindo, consequentemente, que apenas os programas que respeitem tais requisitos possam ser utilizados.

Assim, estão sujeitos a certificação, os programas informáticos utilizados por empresas em nome individual e colectivo, cujo volume de negócio seja superior a 150.000€ anuais, para emissão de facturas ou documentos equivalentes e talões de venda, nos termos dos artigos 36.º e 40.º do Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

Esta certificação iniciou-se em 2011, na altura apenas para empresas com volume de negócios superior a 250.00€.

Legislação aplicável

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

iDirecto - Monitor de Gestão Previsional de Tesouraria

Acesso rápido e leitura simplificada à área de Tesouraria Previsional

Na versão 2011 do PHC CS foi criada uma nova forma de visualizar e gerir as diversas previsões registadas nos vários locais de tesouraria. Trata-se do novo «Monitor de Gestão Previsional de Tesouraria».

Este monitor está acessível a partir do menu Análises (ou Painel Global de Análises, conforme configuração).

Neste novo Monitor está disponível informação relevante que nos permite ter o controlo sobre a área de Tesouraria Previsional.
 
Além da conta e do saldo inicial, temos a possibilidade de incluir previsões antigas, seleccionar uma data para disponibilização de movimentos, observar totais por grupo e definir o número de dias visíveis na grelha.
 
Existem no entanto outras funcionalidades neste monitor (acessíveis a partir do botão direito do rato) que acrescentam ainda mais valias ao seu funcionamento e que são as seguintes:
 
- Alterar a conta de tesouraria deste movimento;
- Alterar a data deste movimento;
- Repor a conta deste movimento;
- Repor a data deste movimento;
- Consultar a ficha deste movimento.

Em resumo, este novo ecrã vem permitir algumas vantagens que a seguir enumeramos:

- Uma leitura mais organizada e simplificada;
- Um acesso rápido para alterar datas de previsões;
- Uma maior produtividade, devido ao menor tempo gasto em tarefas desta área.

Contamos que lhe seja útil esta informação, esteja atento às próximas edições da iDirecto.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Factura electrónica obrigatória em 2012 ?


Actualmente já muitas empresas utilizam estes documentos electrónicos existindo mesmo grupos económicos que utilizam o seu peso perante os fornecedores para os obrigarem a utilizá-los.

Mais uma vez parece que é este o caso, pelo menos a acreditar nas notícias difundidas pelo expresso de 15 de Novembro de 2011. Neste artigo, ligação abaixo, é referida a intenção do estado de tornar obrigatório a partir de 2012 a emissão online das facturas. Até é previsto o faseamento da medida permitindo que as empresas que não optem pela factura electrónica possam, em vez disso, comunicar por via electrónica à administração fiscal todas as facturas emitidas.

Os objectivos da medida são: a emissão electrónica, que será feita através de uma funcionalidade do Portal das Finanças, permite ao fisco saber, em tempo real, quem vendeu o quê a quem, estando sempre a par da actividade económica de cada contribuinte. Em alternativa, as empresas que não optem pela factura electrónica terão que reportar à máquina fiscal, também através do Portal das Finanças, todas as facturas emitidas - a ideia é que essa transmissão seja diária, mas no arranque a periodicidade poderá ser mais lata. Mas uma das vias será sempre obrigatória - ou a emissão ou a transmissão electrónica.

Para incentivar as empresas a optar pela emissão da factura electrónica (que permite maior controlo e eficácia), o Executivo está a ponderar dar algum tipo de benefícios - fiscais ou outros.

Em relação aos consumidores também haverá incentivos para que todos peçam a factura electrónica a partir do ano que vem: cada contribuinte passará a ter um crédito fiscal correspondente a uma percentagem sobre o IVA das facturas que estejam registadas em seu nome. Esse crédito dá depois lugar a um acerto de contas na liquidação do IRS (ou de outro imposto) - o objectivo do Governo é que o crédito em causa seja logo inscrito no pré-preenchimento da declaração de IRS. Um incentivo que terá um tecto máximo.


Portal da empresa
Expresso 15-11-2011

PS:
Peço desculpa por escrever em português mas ainda não adoptei o acordo ortográfico brasileiro.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Portugal sobe na tabela dos países com mais malware

Portugal subiu do 24º para o 20º lugar na tabela dos países com mais malware, revela o último relatório da Panda Security. De acordo com os dados divulgados hoje, 34,92% dos computadores em território nacional encontram-se infetados, um aumento de 4 pontos percentuais face aos 30,26% registados em setembro.

A lista continua a ser liderada pela China, com uma taxa de infeção de 62,6%, seguida por Taiwan (53,75%) e pela Turquia (50,6%), que também apresentam valores bem acima da média global de 43,10% PCs infetados apurada para os últimos nove meses do ano.



Os 20 países mais infetados. Fonte: Panda Security

Entre os menos fustigados encontram-se a Suécia (23,35%), Suíça (28,9%), Noruega (29,67%) e Alemanha (30,88%).

Os países menos infetados. Fonte: Panda Security

A informação baseia-se nos dados recolhidos pelo motor de análise das soluções de segurança da empresa, baseado em tecnologias de cloud computing e pelo qual passa 99,4% de todo o malware recebido no Panda Labs.

Entre janeiro e setembro deste ano, o sistema já processou 19,9 milhões de novos espécimes de malware (incluindo novas ameaças e variantes de famílias existentes), o mesmo volume atingindo nos primeiros 10 meses de 2010, realça a Panda.

Segundo a empresa, 24,2% dos 81,9 milhares de exemplares que compõem a atual base de dados, foram criados nos primeiros nove meses de 2011. O número média de novas ameaças criadas e colocadas em circulação diariamente é agora de 73.000, acrescenta-se.

Visto em:


Sapo Tek


Panda Security

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

iDirecto - Novos Webcasts aprenderPHC

A formação PHC Online para todos

A PHC criou em Dezembro de 2010 um novo canal de webcasts de formação intitulado aprenderPHC. Os webcasts aprenderPHC são sessões de esclarecimento e formação realizados online (via internet), e que pretendem formar os utilizadores PHC e o público em geral sobre várias temáticas relacionadas com o mercado, com questões legais e com as soluções da PHC em particular.

Com base na recolha de sugestões e necessidades dos nossos utilizadores, técnicos e Parceiros PHC ao longo do ano de 2011, foram realizados os seguintes webcasts aprenderPHC:

Certificação de Software

Código Contributivo
Efectue as suas cobranças via SDD
Conheça as principais novidades da área Financeira do PHC CS 2012
Como preparar a IES no Software PHC
Saiba como gerir o Monitor Previsional de Tesouraria
Outputs do Software PHC
Como obter o Mapa de Fluxos de Caixa no Software PHC?
A Sobretaxa de IRS no Software PHC CS

Criámos estas sessões com o objectivo de divulgar o conhecimento em Software PHC e por isso o seu preço tem um valor simbólico e mínimo de 20 euros + IVA por sessão.

E que outros temas gostava de ver nestas sessões?

Diga-nos qual o tema que gostava de ver abordado num Webcast aprenderPHC.

Envie-nos por favor a sua sugestão através do seguinte link abaixo, pois é para a PHC extremamente importante a sua opinião. Um próximo webcast aprenderPHC poderá nascer de uma ideia sua, ajude-nos a melhorar e dê-nos a sua opinião - clique aqui.

No Portal da PHC em http://www.phc.pt são sempre divulgados os novos Webcasts, com os respectivos links para inscrição nas diferentes sessões. Para visualizar o webcast é necessário que cada utilizador se inscreva previamente na sessão desejada e proceda ao respectivo pagamento através de transferência bancária.

As inscrições para cada sessão são limitadas, para que possam ser garantidas as condições mínimas de qualidade de som e imagem, visto as sessões webcast serem realizadas através do Microsoft Office Live Meeting, serviço que executa na internet o upload e download de imagens e som.

Aos utilizadores, bastará que tenham apenas uma ligação à Internet, um browser de internet instalado, e uns auscultadores ou colunas de áudio para poder acompanhar as sessões.
 
Uma das grandes vantagens do WebCast aprenderPHC é a versatilidade do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento de competências de cada organização e, em particular, dos utilizadores PHC.

Outra mais-valia é que, no final de cada sessão, pode colocar as suas questões por escrito e as respostas são dadas oralmente pelo apresentador na própria sessão. Posteriormente é enviado um documento que reúne todas as questões e respectivas respostas a todos os participantes.
 
Esperamos que lhe seja útil esta informação.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Indeciso?

Eu estou!
Se por um lado a ideia de ter um tablet é muito apelativa. Pelo tamanho do ecrã e pela mobilidade que oferece. A verdade é que não cabe propriamente no bolso do casaco.

A pensar especificamente em mim e noutros como eu, a Samsung lança o Galaxy Note.
Este NOTE pretende ser o elo perdido entre os tablets e os smartphones.

Não acreditam?

Vejam o filme de apresentação.



O NOTE chega agora às lojas portuguesas (na versão com 16 GB de memória interna) com um preço que não será para todos os bolsos: 699 euros no mercado livre e 599 euros associado a um operador.

Não há bela sem senão......

Mais informações na SAMSUNG.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

BUKRS é StorageCraft Certified Partner

O nosso consultor técnico Pedro Silveira conclui com a nota final de 84% a formação e a certificação técnica nos produtos StorageCraft, o que confere à BUKRS a categoria de StorageCraft Certified Partner.


Muitos Parabéns Pedro!!

Agora esperamos um post no blogue a apresentar estes produtos, mas enquanto isto não acontece, podem consultar a página da StorageCraft.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cocktail BUKS - PHC FX

No dia 21 de Outubro, a BUKRS convidou alguns gabinetes de contabilidade a estarem presentes numa apresentação do software PHC FX.
O encontro foi ao fim da tarde, na tasca porta velha. A ementa foi a seguinte:
  • Apresentação do conceito “Software as a Service” e PHC FX, por Carina Bento da PHC;
  • Apresentação do software PHV FX e a integração com PHC Cs Contabilidade;
  • Terminamos com os petiscos fabulosos servidos pela “Tasca Porta velha”.
Tudo correu num ambiente muito descontraído como podem comprovar pelas fotografias.


Muito obrigada a todos os presentes.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

iDirecto - Como gerir as reservas do seu Restaurante?

Com toda a segurança e profissionalismo do seu atendimento

As reservas são uma funcionalidade do módulo PHC Restauração CS, disponível em todas as gamas do sistema PHC CS desde a versão 2009.

Todos os restaurantes têm a necessidade de gerir as suas mesas, os seus diversos sectores e a cada momento obterem informação sobre quais as mesas livres que dispõem no acto de uma reserva.

Ao entrar no ecrã para efectuar uma reserva, pode-se verificar quais as mesas que já se encontram reservadas (encontram-se com uma cor diferente), o que lhe irá permitir visualizar rapidamente quais as mesas que se encontram livres. Para que possa gerir o seu espaço e as reservas da melhor forma, pode também configurar o tempo médio de ocupação para que a aplicação lhe indique a partir de quando as mesas estão livres.
 
Ao introduzir uma reserva ser-lhe-á perguntada a hora, passando a mostrar quais as mesas disponíveis para a hora que o cliente pretende efectuar a sua reserva. De seguida clicando no número da mesa podemos inserir os dados do cliente e ao clicar em OK ficaremos então com a reserva efectuada.
 
Como se pode ver neste exemplo, é com extrema facilidade que pode gerir as mesas que se encontram reservadas, sendo possível visualizar ou imprimir uma listagem com o total das suas reservas.
 
Para que possa configurar a aplicação de modo a utilizar as opções acima mencionadas, deverá definir os seguintes parâmetros: "Cor que indica que uma mesa está reservada" podendo definir a cor que seja atribuída a uma mesa reservada e o "Tempo em segundos de refresh do ecrã de gestão de mesas" onde deve introduzir o tempo em segundos para que a aplicação possa actualizar o ecrã de gestão de mesas.
 
Contamos que lhe seja útil esta informação, esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Novo Tablet S da Sony



Preço válido até 31-10-2011.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Apoio aos portáteis Magalhães

site

Se o portátil Magalhães que tem lá em casa está a dar problemas, a quem vai recorrer? Foi a pensar nos mais de 600 mil Magalhães distribuídos aos alunos do ensino básico que Caixa Mágica criou o site Comunidade Magalhães, que dá apoio específico às componentes relacionadas com o sistema operativo Linux.

O site tem sido renovado e recebeu um novo design já este ano, oferecendo a pais e professores diversos recursos para manterem "saudável" o lado do pinguím dos portáteis. A reinstalação do Magalhães, dos jogos Super Tux e Pingus, e ainda o controle parental têm aqui especial destaque.

E os professores podem encontrar também alguns materiais e actividades a desenvolverem com os alunos.

No site pode ainda encontrar documentação variada, como os manuais do Caixa Mágica para Magalhães e algumas FAQs que podem ser úteis para resolver dúvidas mais técnicas.


Visto em TEK a 24-10-2011

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

"dmr logging out"

Depois da enorme onda de lamentação colectiva a propósito da morte de Steve Jobs, das mais sentidas elegias vindas de todos os quadrantes do globo, das homenagens do cidadão comum, das lágrimas nos conselhos de administração da Apple ou da Disney (até o nosso presidente achou por bem lamentar o sucedido), depois de toda esta comoção - dizia eu - passou relativamente despercebida a notícia do desaparecimemto de Dennis Ritchie, apenas uma semana depois.
Pois aqui fica o registo. Cientista no Laboratório Bell, foi nem mais nem menos do que o criador da linguagem de programação C, a mais utilizada em todo o mundo em software de sistemas, aplicações portáteis, etc, e que influenciou tantas outras como o C++, D, Java, PHP, Go, C Shell (o Windows foi escrito em C...).


Foi também responsável pelo desenvolvimento do sistema operativo UNIX, que viria a dar origem a outros sistemas ("certified UNIX") como o Linux, iOS, MAC OS X ou Android. O ambiente UNIX e o seu modelo "client-server" foram essenciais no desenvolvimento das redes locais e mesmo da internet.

- A propósito de UNIX, só uma curiosidade, para "geeks"; devido ao facto de ter surgido no início da década de 1970, o seu sistema de contagem de tempo faz-se pelo número de segundos desde as zero horas do dia 01.01.1970. Em sistemas operativos de 32 bits, o contador chegará ao fim no dia 19.01.2038, ou seja, passará de um '0' seguido de 31 '1' (0x7FFFFFFF), para um '1' seguido de 31 '0' (0x80000000), fazendo com que a data do sistema volte a 1970... É claro que em aplicações de 64 bits a questão desaparece, adiando o problema da data por mais uns 292 mil milhões de anos, mais coisa menos coisa.


Nas suas próprias palavras; "UNIX is very simple, it just needs a genius to understand its simplicity".
Dennis Ritchie, um dos génios a quem devemos o facto de estar a ler este blogue.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Idirecto - Atalhos para tarefas diárias

Crie atalhos para aceder rapidamente às suas rotinas do dia-a-dia.


Existem opções no software PHC às quais acedemos com muita frequência.
 
Por vezes a sua localização não é a mais simples e o facto de termos de percorrer alguns menus para aceder a um registo, dificulta a sua utilização.
 
Não seria muito mais eficaz não ter de procurar as opções no menu e com um clique apenas ter no desktop da aplicação um leque de opções que lhe permite de forma rápida e intuitiva aceder a qualquer tabela?

Por exemplo, criar um objecto de procura na tabela de clientes, definindo os campos sobre os quais se vai realizar a procura, fazendo filtros e atribuir níveis de acesso?

Ou com um clique do rato abrir uma factura em modo de introdução?

Ou até ter no desktop um gráfico que mostra as vendas diárias, que é actualizado automaticamente sem acção do utilizador?

Assim, para facilitar o acesso às opções mais comuns no software, a aplicação PHC permite que configuremos no Painel Central atalhos para rapidamente se aceder a um registo em modo de consulta ou introdução, executar uma procura, análises ou até painéis de Informação.
 
Na Framework PHC, encontrará as Opções de Navegação onde são configurados os atalhos.
 
No menu Sistema, encontrará a opção para abrir o Painel Central para poder ver os atalhos criados.
 
Este é o ecrã onde pode criar os seus atalhos para as operações que pretende realizar com frequência na aplicação:
 
Neste caso específico a opção de navegação vai colocar um atalho no desktop da aplicação, que por sua vez vai abrir um Painel de Informação.

Este é o atalho criado no painel da aplicação:
Ao clicar no atalho com o título "Posição comercial - dados", a aplicação vai abrir o Painel de Informação.
 
Aqui temos um exemplo de um Painel Central configurado previamente com algumas opções, às quais o utilizador acede frequentemente.
 
Com esta funcionalidade, contamos tornar mais amigável e prático o software PHC, tornando-o sem dúvida numa ferramenta imprescindível a todos os utilizadores.

As opções de navegação e o Painel Central estão disponíveis nas gamas PHC Advanced CS e PHC Enterprise CS.

Apenas na gama PHC Enterprise CS é possível configurar gráficos associados às opções de navegação.

Esperamos que a informação aqui divulgada seja útil e aconselhamos que esteja atento às nossas próximas edições da iDirecto.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Internacionalização da PHC

Foi destaque do programa Negócios e empresas da TSF o processo de internacionalização da PHC.
Neste programa pode ser ouvido Miguel Capelão o "C" da PHC a falar sobre os investimentos da PHC no país vizinho.

A propósito das novas instalações recentemente inauguradas em Madrid, o administrador da PHC falou à TSF sobre a consolidação da estratégia de internacionalização da software-house portuguesa:

"Estas instalações da PHC em Madrid permitem c
riar uma rede de apoio aos Parceiros e Clientes PHC, numa zona central de Espanha", afirma Miguel Capelão.

As novas instalações vão também garantir um centro de formação para esta área geográfica.


A entrevista pode ser ouvida AQUI

domingo, 16 de outubro de 2011

(BSOD) ecrã azul de erro fatal

O “terror” dos computadores e humanos! :)

Ecrãs azuis de erro fatal! Os fantásticos BSOD (Blue Screen of Death)

Para tentar combater a "fera" e amenizá-la, temos de identificar o erro pela informação que contém. A imagem contém dois números, para identificação do erro fatal:

1 - Informação primária: Reporta um erro específico, o que permite a fácil identificação da fatalidade.

2 - Informação secundária: Revela o código de erro da “fera”.

No caso de ausência do ponto 1, o suporte será efectuado a partir do ponto 2. Esta situação pode demorar mais tempo, dado que requer investigação.

Dica da BUKRS: Escrever a informação disponibilizada, em local “seguro” e contactar o suporte técnico.

Os ecrãs, por vezes, “apresentam-se” com caras diferentes. Não desespere, escreva a informação descrita nas zonas identificadas.

Esperamos que esta dica ajude a sua relação computador - humano e proporcione bons momentos de trabalho. A TROIKA agradece… :)