sexta-feira, 21 de outubro de 2011

"dmr logging out"

Depois da enorme onda de lamentação colectiva a propósito da morte de Steve Jobs, das mais sentidas elegias vindas de todos os quadrantes do globo, das homenagens do cidadão comum, das lágrimas nos conselhos de administração da Apple ou da Disney (até o nosso presidente achou por bem lamentar o sucedido), depois de toda esta comoção - dizia eu - passou relativamente despercebida a notícia do desaparecimemto de Dennis Ritchie, apenas uma semana depois.
Pois aqui fica o registo. Cientista no Laboratório Bell, foi nem mais nem menos do que o criador da linguagem de programação C, a mais utilizada em todo o mundo em software de sistemas, aplicações portáteis, etc, e que influenciou tantas outras como o C++, D, Java, PHP, Go, C Shell (o Windows foi escrito em C...).


Foi também responsável pelo desenvolvimento do sistema operativo UNIX, que viria a dar origem a outros sistemas ("certified UNIX") como o Linux, iOS, MAC OS X ou Android. O ambiente UNIX e o seu modelo "client-server" foram essenciais no desenvolvimento das redes locais e mesmo da internet.

- A propósito de UNIX, só uma curiosidade, para "geeks"; devido ao facto de ter surgido no início da década de 1970, o seu sistema de contagem de tempo faz-se pelo número de segundos desde as zero horas do dia 01.01.1970. Em sistemas operativos de 32 bits, o contador chegará ao fim no dia 19.01.2038, ou seja, passará de um '0' seguido de 31 '1' (0x7FFFFFFF), para um '1' seguido de 31 '0' (0x80000000), fazendo com que a data do sistema volte a 1970... É claro que em aplicações de 64 bits a questão desaparece, adiando o problema da data por mais uns 292 mil milhões de anos, mais coisa menos coisa.


Nas suas próprias palavras; "UNIX is very simple, it just needs a genius to understand its simplicity".
Dennis Ritchie, um dos génios a quem devemos o facto de estar a ler este blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário