segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Solidários com a Madeira

A Internet tem sido um dos principais meios para veicular informação sobre as catástrofes que vão assolando vários lugares do mundo, por isso não é de estranhar que o temporal que atingiu este fim-de-semana a ilha da Madeira e todas as suas repercussões sejam mostradas no ciberespaço, por vários sites noticiosos, nacionais e internacionais.

O Expresso tem, na secção multimédia, a fotogaleria Imagens da tragédia na Madeira, alimentada por um dos seus colaboradores, enviado à ilha após o temporal. O jornal preparou igualmente um dossier especial denominado Catástrofe na Madeira, onde reúne as reportagens da SIC sobre a tragédia.

Além das notícias propriamente ditas e das imagens - profissionais ou amadoras -, o Público tem online um mapa interactivo da Madeira com os pontos afectados pelo temporal, congregando informação disponível sobre esses locais.



O jornal dedicou também algumas das suas páginas de Internet a uma fotogaleria onde reúne as fotografias submetidas pelos leitores.

Outros meios electrónicos, como blogs, fóruns e redes sociais são igualmente plataformas de eleição para demonstrar pesar e para promover ou acolher movimentos solidários.

Cristiano Ronaldo usou o site da Gestifute, empresa que pertence ao empresário do jogador, para manifestar a sua tristeza com a calamidade que atingiu sábado a sua ilha natal, dizendo-se "incrédulo, chocado e consternado".



A solidariedade para com a população madeirense foi reiterada passadas poucas horas durante o jogo para a liga espanhola do Real Madrid com o Villarreal, quando Ronaldo dedicou o golo marcado às vítimas do temporal, mostrando uma t-shirt com o nome da ilha e apontando aos céus.

Figuras públicas à parte, outras "vozes" online se fazem ouvir, como a do portal SAPO que esta segunda-feira tem em destaque, numa das secções da página de acolhimento aos internautas, um dos álbuns alojados no SAPO Fotos, sob o título "Quando o Funchal acordou".

Na rede social que mais tem crescido em Portugal nos últimos meses também já há grupos de solidariedade. É o caso do Solidários com a Madeira, que na altura em que consultámos a página já ultrapassava os 23 mil membros.

Visto em: http://tek.sapo.pt/ a 22-02-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário