domingo, 28 de fevereiro de 2010

Agendar backups de MySQL

Agendamento de backups de Bases de Dados MySQL usando o MySQL Administrator

Para quem precisa de utilizar MySQL, mais cedo ou mais tarde irá precisar de agendar backups automáticos das suas Bases de Dados.
O MySQL Administrator é uma boa ferramenta para gerir tais BDs, e até tem a opção de agendar os backups, mas... Não funciona, certo?...
Então aqui fica uma forma de colocar a funcionar os agendamentos com o MySQL Administrator:
Após fazerem o login na ferramenta, temos de ir à categoria "Backup", onde clicamos em "New Project":

De seguida escrevemos o nome para o projecto, e da lista "Schemata", seleccionamos a BD que pretendemos fazer o backup e enviamos para a lista da direita:



A seguir, vamos ao separador "Advanced Options", onde escolhemos "InnoDB Online backup", e dizemos que é "Complete Backup", e salvamos o projecto em "Save Project":


Agora podemos fechar o MySQL Administrator, e vamos criar um ficheiro .bat, contendo o script para correr o projecto de backup que acabámos de criar, agendando-o de seguida com o "Programador de Tarefas" do Windows, chamando o ficheiro.bat .

Aqui fica o script a usar:

call "C:\Program Files\MySQL\MySQL Tools for 5.0\MySQLAdministrator.exe" "-UDC:\Users\joliveira\AppData\Roaming\MySQL\" "-cNOME_LIGACAO" "-bpPROJECTO" "-btC:\MYSQL_BACKUP\" "-bxPROJECTO"

A primeira parte é o caminho para o executável do MySQL Administrator, a segunda parte é o caminho dentro dos "Documents And Settings" (Caso do XP), ou pasta "Users" (caso Vista ou 7), as seguintes são: NOME_LIGACAO (o nome que deram à ligação MySQL na ferramenta, PROJECTO (o nome que deram ao projecto criado na ferramenta), e finalmente "C:\MYSQL_BACKUP\" é o caminho onde querem que fique guardado o backup-

1 comentário:

  1. Perfeito esse comando, resolveu meu problema.

    Muito Obrigada, João!!!

    ResponderEliminar