domingo, 28 de fevereiro de 2010

Agendar backups de MySQL

Agendamento de backups de Bases de Dados MySQL usando o MySQL Administrator

Para quem precisa de utilizar MySQL, mais cedo ou mais tarde irá precisar de agendar backups automáticos das suas Bases de Dados.
O MySQL Administrator é uma boa ferramenta para gerir tais BDs, e até tem a opção de agendar os backups, mas... Não funciona, certo?...
Então aqui fica uma forma de colocar a funcionar os agendamentos com o MySQL Administrator:
Após fazerem o login na ferramenta, temos de ir à categoria "Backup", onde clicamos em "New Project":

De seguida escrevemos o nome para o projecto, e da lista "Schemata", seleccionamos a BD que pretendemos fazer o backup e enviamos para a lista da direita:



A seguir, vamos ao separador "Advanced Options", onde escolhemos "InnoDB Online backup", e dizemos que é "Complete Backup", e salvamos o projecto em "Save Project":


Agora podemos fechar o MySQL Administrator, e vamos criar um ficheiro .bat, contendo o script para correr o projecto de backup que acabámos de criar, agendando-o de seguida com o "Programador de Tarefas" do Windows, chamando o ficheiro.bat .

Aqui fica o script a usar:

call "C:\Program Files\MySQL\MySQL Tools for 5.0\MySQLAdministrator.exe" "-UDC:\Users\joliveira\AppData\Roaming\MySQL\" "-cNOME_LIGACAO" "-bpPROJECTO" "-btC:\MYSQL_BACKUP\" "-bxPROJECTO"

A primeira parte é o caminho para o executável do MySQL Administrator, a segunda parte é o caminho dentro dos "Documents And Settings" (Caso do XP), ou pasta "Users" (caso Vista ou 7), as seguintes são: NOME_LIGACAO (o nome que deram à ligação MySQL na ferramenta, PROJECTO (o nome que deram ao projecto criado na ferramenta), e finalmente "C:\MYSQL_BACKUP\" é o caminho onde querem que fique guardado o backup-

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Contabilidade em SNC






Continuando o nosso acompanhamento do processo de passagem do POC para o SNC.

Podemos informar que vários dos nossos clientes se encontram a funcionar com a contabilidade em SNC.

No caso da nossa parceira a TOC Telma Mogo todas as bases de dados dos seus clientes funcionam já em SNC.

De acordo com a experiência destes clientes, e da nossa, os mecanismos de transição do PHC foram extremamente úteis.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Idirecto - PHC InterOp

Mergulhe num mar de funcionalidades

A área financeira é propícia a gerar sempre muita informação e por conseguinte, um grande volume de dados. Assim, por vezes para a execução de todas as tarefas são necessárias várias pessoas, vários dias, planeamento e métodos de trabalho. Para servir de apoio à organização da área financeira criámos o módulo PHC InterOp, que permite executar toda uma série de funcionalidades através de um único local e de uma forma centralizada, podendo executar desde processamentos em diferentes empresas, à execução ou planeamento de impressões de seguida para uma ou mais empresas, passando pelas integrações, backups de bases de dados, entre muitas outras funcionalidades, tudo sem sair da mesma aplicação.

O módulo PHC InterOp é simples e abrangente, com ele podemos atingir uma maior produtividade dos recursos humanos, ou seja, o mesmo número de pessoas poderão tratar de mais assuntos. Através do controlo de emissão e execução de tarefas que ele disponibiliza, poderemos controlar tudo o que há para fazer, por pessoa e por empresa (sociedade), ajudando desta forma a que a área financeira esteja constantemente organizada. Em virtude de podermos também controlar os tempos e tarefas executadas para cada sociedade, é possível saber a qualquer momento o peso da sociedade e o tempo despendido, de modo a verificar se os valores imputados a cada sociedade são compatíveis com o trabalho executado para a mesma, sendo esta uma ferramenta imprescindível para Gabinetes de Contabilidade.

O PHC InterOp permite também copiar Impressões de uma empresa para outra ou até mesmo para várias empresas de uma forma muito fácil, não sendo preciso estar a entrar em cada uma das bases de dados individualmente, e carregar impressão a impressão, podendo fazer tudo a partir de um único ecrã e de uma forma muito intuitiva e rápida. Da mesma forma é também possível importar as tabelas de IRS de determinado local para as sociedades que pretender, tudo a partir de um único ecrã.

O PHC InterOp dispõem também de um monitor de tarefas agendadas, onde cada colaborador sabe a todo o momento o que tem para fazer hoje e o que está atrasado. Assim, a organização pessoal de cada um poderá ser previamente planeada, de modo a evitar todo o tipo de sobressaltos.

Com o agendamento de determinadas tarefas que impliquem obrigatoriedades fiscais, o sistema ajudará a controlar se há atrasos, evitando assim que se deixem de cumprir quaisquer tipos de obrigações. O responsável destas áreas financeiras poderá também saber a cada momento o que está agendado para cada colaborador, o que está atrasado, quem ou que tarefas estão em ruptura, que tarefas por sociedade já foram executadas ou não, etc.

O PHC InterOp possui um sem número de funcionalidades concebidas com o intuito de permitir executar as tarefas diárias de uma forma mais produtiva e rápida, aumentando assim a produtividade das pessoas que executam essas mesmas tarefas, quer estejam estas relacionadas com as áreas financeiras, ou de administração da base de dados.

Para conhecer em detalhe todas as funcionalidades do módulo, consulte a sua página do PHC InterOp no Portal PHC.

Contamos que lhe seja útil esta informação e não perca as próximas edições da iDirecto.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Solidários com a Madeira

A Internet tem sido um dos principais meios para veicular informação sobre as catástrofes que vão assolando vários lugares do mundo, por isso não é de estranhar que o temporal que atingiu este fim-de-semana a ilha da Madeira e todas as suas repercussões sejam mostradas no ciberespaço, por vários sites noticiosos, nacionais e internacionais.

O Expresso tem, na secção multimédia, a fotogaleria Imagens da tragédia na Madeira, alimentada por um dos seus colaboradores, enviado à ilha após o temporal. O jornal preparou igualmente um dossier especial denominado Catástrofe na Madeira, onde reúne as reportagens da SIC sobre a tragédia.

Além das notícias propriamente ditas e das imagens - profissionais ou amadoras -, o Público tem online um mapa interactivo da Madeira com os pontos afectados pelo temporal, congregando informação disponível sobre esses locais.



O jornal dedicou também algumas das suas páginas de Internet a uma fotogaleria onde reúne as fotografias submetidas pelos leitores.

Outros meios electrónicos, como blogs, fóruns e redes sociais são igualmente plataformas de eleição para demonstrar pesar e para promover ou acolher movimentos solidários.

Cristiano Ronaldo usou o site da Gestifute, empresa que pertence ao empresário do jogador, para manifestar a sua tristeza com a calamidade que atingiu sábado a sua ilha natal, dizendo-se "incrédulo, chocado e consternado".



A solidariedade para com a população madeirense foi reiterada passadas poucas horas durante o jogo para a liga espanhola do Real Madrid com o Villarreal, quando Ronaldo dedicou o golo marcado às vítimas do temporal, mostrando uma t-shirt com o nome da ilha e apontando aos céus.

Figuras públicas à parte, outras "vozes" online se fazem ouvir, como a do portal SAPO que esta segunda-feira tem em destaque, numa das secções da página de acolhimento aos internautas, um dos álbuns alojados no SAPO Fotos, sob o título "Quando o Funchal acordou".

Na rede social que mais tem crescido em Portugal nos últimos meses também já há grupos de solidariedade. É o caso do Solidários com a Madeira, que na altura em que consultámos a página já ultrapassava os 23 mil membros.

Visto em: http://tek.sapo.pt/ a 22-02-2010

Powermat, o carregador para todos os dispositivos electrónicos (vídeo)


É um carregador universal e abastece de energia qualquer telemóvel, MP3, candeeiro ou batedeira. Chama-se Powermat, dispensa tomadas e cabos e encontrámo-lo a caminho de Portugal.

Neste vídeo realizado no Mobile World Congress (Barcelona), pode ver como os carregadores por indução prometem revolucionar o mundo da electrónica.

O Powermat pode exigir a adaptação de dispositivos para carregar as respectivas baterias, mas é, até à data, o que de mais parecido apareceu com um carregador universal, que permite ultrapassar as barreiras criadas pelas marcas de electrónica.

A Powermat deverá iniciar a comercialização em Espanha dentro de três semanas.

A venda em Portugal não deverá demorar muito mais tempo (em Junho, segundo a Lusa). No país vizinho, os carregadores universais vão custar entre 34 e 129 euros, consoante se trate de um tapete para um ou três dispositivos.

Além dos tapetes que actuam como carregadores, o Powermat pretende transformar também as instalações eléctricas domésticas e industriais, com soluções que dispensam parte das tomadas e calhas que fizeram a história da distribuição de electricidade no mundo.

Visto em:"http://aeiou.exameinformatica.pt/" em 22-02-2010

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Idirecto - Teclas de Utilizador com Funções Especiais na Contabilidade

Acesso fácil às opções na introdução dos documentos contabilísticos

Sabia que pode definir teclas específicas para aceder às opções diversas das linhas do documento contabilístico?

Com esta funcionalidade, ao introduzir documentos contabilísticos, não precisa de perder tempo a utilizar o rato, ou seja, apenas com o teclado consegue executar quase todas as opções de movimentação.

Esta funcionalidade existe em todas as gamas do Software PHC. Para aceder a esta funcionalidade, deve ir ao menu Supervisor, Framework PHC, e escolher a opção Teclas de utilizador.

Neste local deve indicar o nome do ecrã da introdução de documentos contabilísticos (SDOINTRO) e definir qual a tecla ou conjunto de teclas que possibilitará uma determinada acção. Para tal, é necessário classificar o Tipo=Função Especial e depois na seguinte coluna respectiva deverá escolher das opções disponíveis qual a acção que o programa vai executar.

Para finalizar deverá escrever uma breve descrição que identifique o que a tecla na realidade permite fazer.



Exemplificando com um caso prático, quando estiver a introduzir as linhas dos movimentos contabilísticos pretende aceder de uma forma rápida ao extracto da conta.

Neste exemplo concreto depois de preencher a conta na respectiva linha basta pressionar a Tecla F1, e o software automaticamente disponibiliza o ecrã com o intervalo de datas para o respectivo extracto.

No entanto, se pretender utilizar o rato em vez do teclado poderá também aceder a esta opção pressionando o botão das teclas de utilizador e escolher a opção respectiva.



Como podemos concluir, o recurso a esta ferramenta traz imensas vantagens no dia-a-dia, facilitando a consulta e introdução de registos, permitindo desta forma ao utilizador optimizar o seu tempo útil de trabalho no lançamento dos documentos contabílisticos.

Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Idirecto - PHC Serviços

A gestão dos procedimentos internos da sua empresa.

A gestão dos procedimentos internos de cada empresa é vital para o seu sucesso. Qualquer Empresa de prestação de serviços, sejam Gabinetes de Advocacia ou Arquitectura, ou qualquer tipo de empresa que necessite de realizar uma gestão departamental, controlar processos, pré-definir passos disponíveis para cada processo e gerir os respectivos passos e intervenções, tem no módulo PHC Serviços, disponível desde a versão 2004, o aliado ideal. O módulo PHC Serviços permite controlar diferentes áreas de uma empresa, como por exemplo gestão de reclamações e respectivo tratamento, ou controlo de processos e respectivos passos e intervenções agendados ou realizados, de uma forma muito simples e organizada.

Com o PHC Serviços é possível gerir processos, sejam chamadas telefónicas, reclamações, etc., com determinados passos pré-definidos e controlar os tempos de execução e de atraso de cada um, podendo também pré-definir tipos de processos com passos já determinados e definir os timings e elementos responsáveis pela execução de cada um. Por exemplo, se possuir o módulo PHC Gestão, poderá abrir dossiers internos com a informação a facturar relativa a cada processo e emitir a facturação automaticamente.

Cada utilizador tem também um monitor de Workflow onde são indicadas quais as tarefas e passos que tem à sua responsabilidade, sabendo assim a todo o momento o que tem para executar. Existe também a possibilidade de monitorização global do estado de todos os processos, pois o supervisor pode, a qualquer momento, consultar e ver de uma forma global o estado de todos os processos, com informação de passos e tarefas/intervenções agendadas que estejam atrasadas e qual o próximo passo e tarefa a serem executados.

Este módulo permite configurar a aplicação para diferentes realidades, ou seja, permite alterar os nomes das diversas tabelas de "Chamadas", "Passos" e "Intervenções" para outros nomes mais relacionados com a actividade da organização a que se destina. Uma das aplicações possíveis é, por exemplo, a Gestão de reclamações, pois é possível configurar o sistema para gestão de atendimento e seguimento de reclamações, em que cada chamada será uma reclamação e os passos, os vários degraus pelo qual passam dentro da empresa, os diferentes tipos de reclamações, podendo abarcar vários departamentos e várias pessoas.

Outra aplicação é, por exemplo, em Gabinetes de Advogados ou Solicitadores, onde podemos configurar o software para gerir o tratamento de processos de um gabinete de advogados, controlando o que foi feito para cada processo, os tempos despendidos, que processos existem de cada advogado, que valores há para debitar ao cliente.

Outra aplicação que o módulo pode ter é em Gabinetes de Arquitectura, onde podemos gerir os vários passos de cada projecto, controlando os passos que devem ser realizados como, por exemplo, apresentações ao cliente, pedidos de autorização a câmaras municipais, entre outros.

Contamos que esta informação lhe seja útil e acompanhe as próximas edições da iDirecto.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Software Freeware de sincronização de ficheiros

Neste site (http://www.2brightsparks.com/) existe uma versão freeware do programa SyncBack para sincronização e/ou backup de ficheiros com múltiplas opções interessantes, entre as quais, ligação a um FTP para backup remoto.

No entanto nos primeiros testes que fiz a este software não funcionou como esperado.
Foi criado um perfil com os dados de pastas a copiar e o destino, com o respectivo agendamento.
O agendamento realmente ocorreu, mas não executou a cópia como esperado.

No entanto ainda vou fazer mais testes, com diferentes opções e posto aqui os resultados

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Valores Reais e Previsionais em Projectos do PHC TeamControl

Um Controlo financeiro de valores orçamentados para determinada situação, seja um evento, um planeamento anual, mensal ou diário, uma implementação, ou seja, tudo o que possamos considerar um projecto. Esse controlo é importante para si? E a comparação dessa informação com dados reais, para análise de desvios é também importante para si? Então o PHC TeamControl pode ajudá-lo.

O módulo PHC TeamControl, para além de permitir fazer uma Gestão eficaz do Tempo, Gestão das equipas e da informação, permite também um maior Controlo Financeiro, pois dispõe de uma zona nos Projectos, especialmente dedicada a esta área. Essa zona é designada por "Valores", e permite registar em determinado projecto os valores que prevemos utilizar, assim como registar os gastos efectivos, de forma a poder controlar as receitas e os gastos do projecto, e relacionar os dados do budget (valores previstos) com os Valores Reais, em que nos é disponibilizada a uma análise cuidada dos desvios existentes.



No Monitor de Projecto temos também a possibilidade de introduzir rapidamente um novo valor real ou previsional (budget), onde poderemos preencher todos os dados e classificações necessárias.

Os Valores Reais têm ainda uma particularidade, caso possua também o módulo PHC Gestão, pode designar que determinado movimento é previsional, e desta forma, para tipos de movimentos que estejam já confirmados (como por exemplo uma adjudicação), e se aguarda o documento final, ao lançar esse documento final o Software procura se para aquele fornecedor/cliente existe algum documento previsional em aberto, e se existir, perguntará se o quer anular, prevalecendo o documento real.
Desta forma, não é necessário aguardar pelos documentos reais para lançar valores no projecto do PHC Teamcontrol.

De forma a poder fazer facilmente a ligação entre valores reais e budget, existe um local onde podemos criar as várias classificações necessárias, designado por "Códigos Financeiros". Neste ecrã de Códigos de Movimento Financeiro podemos definir os códigos com que serão classificados os movimentos de budget e valores reais de cada projecto, de forma a poder permitir não só agrupar os diversos movimentos desse código, como também classificar correctamente os movimentos financeiros.


Existe também uma Análise de Valores Reais e Budget, que agrega toda a informação de valores reais e budget introduzidos, permitindo assim uma constante avaliação do aspecto financeiro de cada projecto, podendo escolher-se que tipo de agrupamento pretendemos, opções, datas e filtros para a análise. A comparação de valores e respectivos desvios permite acompanhar a evolução dos projectos na sua perspectiva financeira ao longo do tempo, pelo que esta é uma excelente ferramenta de apoio à decisão.


Com os valores reais e budget do PHC TeamControl, para cada projecto poderá ter a informação relativa aos valores previstos, ou seja, ao budget do projecto, tanto em recebimentos como pagamentos e compará-los com os valores reais. Desta forma vai saber para cada projecto se está financeiramente a decorrer conforme o previsto, e tomar medidas atempadamente, caso seja necessário.

Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Empresa Portuguesa cria película que torna qualquer superfície um ecrã táctil

Os laboratórios da empresa portuguesa Edigma acabam de anunciar o desenvolvimento de uma película de polímero que permite criar ecrãs multitoque sobre qualquer superfície.

Segundo comunicado da empresa nortenha, a nova película pode ser usada sobre qualquer tipo de material, independentemente de ter ou não propriedades condutoras, conter curvas, ser opaco ou transparente.



Vidro, madeira ou plástico são alguns dos exemplos de materiais que a Edigma garante poderem ser usados para suportar um ecrã multitoque.

A nova película, que dá pelo nome de Displax Multitouch Technology, deverá fazer amanhã a primeira aparição pública, durante a feira Integrated Systems Europe (ISE), que decorre de 2 a 4 de Fevereiro, em Amesterdão, Holanda.

De acordo com a Edigma, a Displax Multitouch consegue reconhecer o toque de 16 dedos em simultâneo e opera mesmo com condições de luminosidade adversas.

A película tem ainda a capacidade para medir a intensidade e o fluxo de movimentos de ar, o que lhe permite actuar como um detector do sopro (airflow detection).

A película de polímero que permite criar um ecrã sobre qualquer superfície já está a ser testada em parceria com outras marcas. A Edigma já registou patentes sobre esta inovação.