quinta-feira, 29 de outubro de 2009

7 dias com o windows 7 - As Janelas

No último dos 7 dias com o Windows 7 resolvi falar do que é uma das funcionalidades mais faladas deste sistema operativo - O estilo Aero.

O Aero, que já tinha sido introduzido no Windows Vista, agora é muito mais do que “o visual que deixa as janelas um pouco transparentes”.

Aero Snap
Quando tem várias janelas abertas em simultâneo, mas não maximizadas, vai achar muito útil esta funcionalidade. Se arrastar a janela para o topo do Ambiente de Trabalho, esta é maximizada. Se a arrastar para os lados, vai abrir, mas adequando-se a essa orientação. Esta funcionalidade torna-se ainda mais importante na utilização de ecrãs tácteis.

Veja o Aero Snap em acção neste filme.

AeroPeek
Existe um botão que mostra o Ambiente de Trabalho automaticamente (está na Área de Notificação ao lado do relógio). Basta passar-lhe o cursor do rato por cima para que todas as janelas fiquem transparentes. Se clicar mesmo no botão, as janelas são minimizadas.

Esta funcionalidade também pode ser utilizada em conjunto com a pré-visualização da da barra de tarefas.
Quando passamos o rato por cima dos ícones da barra de tarefas, aparece uma pré-visualização dos ficheiros abertos. Se deslocarmos o rato para cima de uma das pré-visualizações, as restantes janelas ficam transparentes, mostrando somente a que foi seleccionada. Se não clicarmos efectivamente nessa janela, ao deslocarmos rato as janelas voltam às posições originais.

Assim como, utilizando a já conhecida combinação de teclas Alt+Tab para alternar entre janelas, quando seleccionamos uma determinada janela da lista, mas sem largar as teclas, as restantes ficam transparentes para podermos visualizar se efectivamente é aquela janela que pretendemos.

Assista aqui a um video sobre o Aero Peek.

Aero shake
Para minimizar todas as janelas do ambiente de trabalho, deixando somente a uma aberta, Basta clicar com o botão esquerdo do rato sobre a janela pretendida, manter o botão apertado, e sacudir vigorosamente o rato de um lado para o outro.

Assista aqui ao video da demonstração do Aero shake.

Sem comentários:

Enviar um comentário