quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Vantagem Garantida PHC

Idirecto - Vantagem Garantida PHC
Três anos de software com vantagens

O Vantagem Garantida PHC, para além de permitir que cada Cliente adquira uma licença com validade de três anos que engloba as actualizações e upgrades de software que se registarem durante este período, permite também através de um browser de Internet, acesso a um site recheado de informação sobre o Software PHC®.


Através do acesso ao site http://vantagem.phc.pt, encontramos um vasto número de conteúdos elaborados com o objectivo de proporcionar ao utilizador uma rápida aprendizagem e conhecimentos, acerca do software PHC. Desde filmes de formação organizados por categorias para uma fácil utilização, a artigos explicativos sobre funcionalidades, novidades e curiosidadades acerca do software PHC, a um Calendário PHC com as obrigações legais empresariais e actualização periódica das datas fiscais ou outras relacionadas com o software, entre outras várias opções, tudo disponível a qualquer hora e em qualquer local, através de um browser de Internet.


Todas as quartas-feiras é enviada para todos os seus subscritores a enewsletter iDirecto. A iDirecto é também disponibilizada no site Vantagem PHC, na área Artigos.

Todas as sextas-feiras é disponibilizado um filme, dedicado a determinada área específica da aplicação PHC, identificado com o seu período de duração e respectivo conteúdo, para que seja fácil aos utilizadores identificarem os temas pretendidos e rapidamente poderem organizar a sua formação online. A Galeria multimédia do Vantagem PHC é alimentada semanalmente com novos conteúdos, para que possa contribuir o melhor possível para o enriquecimento de conhecimentos dos seus utilizadores.


Os filmes são visualizados directamente no site Vantagem PHC, sem necessitarem de download ou qualquer outro tipo de aplicação adicional, necessita apenas do seu browser de Internet.


Com o Vantagem Garantida PHC tem o Software PHC® actualizado durante três anos, conhece as suas obrigações legais directamente no Calendário PHC e obtém acesso previligiado a conteúdos desde filmes de auto-formação sobre a utilização do Software PHC® às novidades a cada nova versão, acesso a notícias, novidades e a todos os números da enewsletter iDirecto, informações que o vão ajudar a tirar o máximo partido das suas aplicações PHC.

Contamos que lhe seja útil esta informação e que esteja atento às próximas edições da iDirecto.

7 dias com o windows 7 - As Janelas

No último dos 7 dias com o Windows 7 resolvi falar do que é uma das funcionalidades mais faladas deste sistema operativo - O estilo Aero.

O Aero, que já tinha sido introduzido no Windows Vista, agora é muito mais do que “o visual que deixa as janelas um pouco transparentes”.

Aero Snap
Quando tem várias janelas abertas em simultâneo, mas não maximizadas, vai achar muito útil esta funcionalidade. Se arrastar a janela para o topo do Ambiente de Trabalho, esta é maximizada. Se a arrastar para os lados, vai abrir, mas adequando-se a essa orientação. Esta funcionalidade torna-se ainda mais importante na utilização de ecrãs tácteis.

Veja o Aero Snap em acção neste filme.

AeroPeek
Existe um botão que mostra o Ambiente de Trabalho automaticamente (está na Área de Notificação ao lado do relógio). Basta passar-lhe o cursor do rato por cima para que todas as janelas fiquem transparentes. Se clicar mesmo no botão, as janelas são minimizadas.

Esta funcionalidade também pode ser utilizada em conjunto com a pré-visualização da da barra de tarefas.
Quando passamos o rato por cima dos ícones da barra de tarefas, aparece uma pré-visualização dos ficheiros abertos. Se deslocarmos o rato para cima de uma das pré-visualizações, as restantes janelas ficam transparentes, mostrando somente a que foi seleccionada. Se não clicarmos efectivamente nessa janela, ao deslocarmos rato as janelas voltam às posições originais.

Assim como, utilizando a já conhecida combinação de teclas Alt+Tab para alternar entre janelas, quando seleccionamos uma determinada janela da lista, mas sem largar as teclas, as restantes ficam transparentes para podermos visualizar se efectivamente é aquela janela que pretendemos.

Assista aqui a um video sobre o Aero Peek.

Aero shake
Para minimizar todas as janelas do ambiente de trabalho, deixando somente a uma aberta, Basta clicar com o botão esquerdo do rato sobre a janela pretendida, manter o botão apertado, e sacudir vigorosamente o rato de um lado para o outro.

Assista aqui ao video da demonstração do Aero shake.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

7 dias com o windows 7 - Gravar erros

Gravação com Descrição de Problemas

Quantas vezes nos contacta para explicar um problema que tem no seu computador e não consegue transmitir exactamente o que está a acontecer?

No Windows 7 esta situação vai deixar de acontecer, com a nova ferramenta “Gravação com Descrição de Problemas”.

Quando tiver um problema, basta ir ao botão inicia, escrever “PSR” e carregar em “Enter”.
Será aberta uma janela, com os comandos de gravação.



  1. Clique em “Iniciar Gravação”.
  2. Reproduza todos os passos até chegar ao erro;
  3. Caso ache necessário, pode adicionar um comentário em alguma parte do procedimento, utilizando o botão “Adicionar Comentário”.
  4. Quando o processo estiver terminado utilize o botão “Parar Gravação”

O Windows cria um ficheiro com todas as acções que realizou com o rato e teclado, completando com imagens dos ecrãs.
Agora basta enviar-nos este ficheiro para suporte@bukrs.pt. Ou melhor, se já for nosso cliente basta entrar na nossa área de suporte online, e anexar este ficheiro ao pedido de assistência.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

7 dias com o Windows 7 - Procura

Procura com eficiência

Encontrar a informação que temos espalhada pelo nosso computador tornou-se mais fácil com o Windows 7.

Encontre o que procura no seu computador, desde documentos, imagens, pastas ou e-mails escrevendo apenas algumas letras.

  1. Clique no botão iniciar;
  2. Escreva a palavra-chave do que pretende encontrar, no campo de procura existente no final do menu;
  3. Todos os e-mails, imagens, documentos e pastas contendo essa palavra irão aparecer na lista de resultados. Clique no que lhe interessa que ele abrirá automaticamente.

Com tantos resultados não tem a certeza que ficheiro é o que precisa?

Após escrever a palavra de procura carregue na tecla “enter”, a janela de procura é aberta com a lista de documentos do lado esquerdo e a sua pré-visualização do lado direito.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

7 dias com o Windows 7 - Barra de Tarefas

Continuando os "7 dias com o Windows 7" aqui vai mais uma funcionalidade.

A barra de tarefas no Windows 7 está diferente. As várias janelas vêm agora por defeito combinadas tal como se pode ver na imagem acima. Embora esta opção já existisse em anteriores versões do Windows, a forma como se pode agora escolher a janela é diferente

A escolha é feita através do clique do rato, mas se apenas passar por cima da janela esta é maximizada temporariamente de forma a verificar a escolha.

Caso não goste têm nas propriedades da barra de tarefas a possibilidade de escolher dentro de três opções, a forma como deve funcionar.

domingo, 25 de outubro de 2009

FileZilla FTP Server

Servidor de FTP de fácil configuração

O servidor de FTP da FileZilla, é muito flexível a nivel de configurações, pois permite facilmente publicar pastas de diferentes locais do computador onde está instalado como se fosse tudo da mesma pasta.

É possível publicar pastas diferentes para cada utilizador ou grupo diferente, com mais facilidade do que usar o serviço de FTP do IIS da Microsoft.
É também possível e com muita facilidade dar direitos diferentes a utilizadores ou grupos diferentes a uma mesma pasta.

Este servidor não consome muita memória, e é possível guardar um log das comunicações efectuadas, mostrando nome de utilizador e o IP por exemplo.

Numa próxima mensagem mostro como instalar e configurar este servidor.

7 dias com o Windows 7 - Desligar

O botão desligar, desliga mesmo o computador.

No Vista o botão "desligar" apenas hibernava o computador. Agora, o botão desliga mesmo a máquina. Mas, se preferir este botão se comporte como no Windows Vista ou com outro comportamento pode mudar o funcionamento rapidamente.

Clique com o botão direito do rato sobre o botão "desligar" e escolha "propriedades". Na nova janela, mude a acção do botão de energia e clique em "aplicar".

7 dias com o Windows 7 - Alternar entre janelas

Alternar entre janelas da mesma aplicação.

Todos estamos habituados a utilizar a combinação de teclas "Alt+Tab" para alternar entre janelas. No windows 7, além deste atalho, poderá utilizar a tecla "Ctrl" e o seu rato para alternar entre janelas da mesma aplicação.
Por exemplo, quando tem 5 janelas do Internet Explorer abertas, para alternar entre elas, basta manter a tecla "Ctrl" pressionada enquanto clica com o seu rato no ícone do IE agrupado na sua barra de tarefas.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

7 dias com o Windows 7 - Zoom

Nos últimos meses só se fala do novo sistema operativo da Microsoft - o Windows 7. Ontem finalmente foi lançado em Portugal.

Aproveitando esta euforia em volta deste novo Windows, a BUKRS inicia hoje o que chamamos “7 dias com o Windows 7”. Ou seja, nos próximos 7 dias vamos publicar aqui 7 pequenas funcionalidades do Windows 7 que podem ajudar no nosso dia-a-dia.

Começamos hoje:

Esqueci-me dos óculos em casa!!! Então aproveite a lupa do Windows 7.

O sistema traz uma lupa que pode ser acedida pela combinação de teclas:

Para aumentar o tamanho do texto e imagens apresentados no ecrã.


Para voltar ao tamanho normal.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PHC.TV

iDirecto: A comunicação através do vídeo

O vídeo, do latim eu vejo (Vide: Vê, Isto é, confira) é uma técnica que permite registar magneticamente ou mecanicamente a imagem e o som num suporte, e restituí-los num ecrã em directo ou em diferido. Poderemos dizer que é uma tecnologia de processamento de sinais electrónicos analógicos ou digitais para capturar, armazenar, transmitir ou apresentar imagens em movimento.


É também através do vídeo que na PHC temos dado a conhecer os nossos produtos, novidades, funcionalidades, tutoriais de formação, etc. Existem vários locais onde encontra estes conteúdos multimédia. Um deles é o Portal PHC. Em www.phc.pt encontra, na página de cada produto, um vídeo de demonstração sobre o mesmo.






Ainda no Portal PHC, no menu, se seleccionar a categoria designada por "PHC", existe uma área PHC TV que contém um apanhado de todos os vídeos disponíveis no Portal PHC.




E com o objectivo de formação online dispomos também do Portal Vantagem PHC em http://vantagem.phc.pt que é outro local que oferece aos utilizadores do Vantagem Garantida vídeos com respostas para as pequenas dúvidas do dia-a-dia, apoio nos primeiros passos na utilização do Software PHC® ou até mesmo para dar a conhecer as novidades das novas versões, tudo organizado pelas várias categorias, de forma a permitir encontrar facilmente o filme que se procura.



Com a vida ocupada que temos nos dias de hoje, torna-se extremamente útil este tipo de conteúdos multimédia, em que o utilizador pode a qualquer altura e em qualquer local observar uma demonstração de determinado produto, recorrer a uma explicação rápida sobre determinada funcionalidade, conhecer novas áreas do seu interesse no Software PHC®, criar o seu próprio plano de aprendizagem no Software PHC®, ou seja, um sem número de vantagens que os vídeos PHC.TV proporcionam.


Contamos que esta informação lhe seja útil e que esteja atento às próximas edições da iDirecto.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Panda Managed Office Protection eleito Melhor Software de Segurança 2009

O Panda Managed Office Protection (PMOP), a solução de security as a service (SaaS) da Panda Security, recebeu o prémio Rising Star da PCWorld Latin America, na categoria de Melhor Software de Segurança 2009. A solução da Panda Security foi eleita entre 103 finalistas de mais de 40 empresas. O prémio foi apresentado no primeiro dia de Outubro num evento organizado pela PC World LA em Miami.
O Panda Managed Office Protection (PMOP) é um serviço de segurança gerida da Panda Security. Baseado no conceito de Segurança como um Serviço (SaaS), esta solução é fácil e rapidamente instalada através de uma ligação à Internet. Possibilita uma gestão completa da segurança da empresa, independentemente do número de escritórios geograficamente dispersos ou de colaboradores móveis. Permite também a delegação da gestão da segurança a parceiros que forneçam este tipo de serviços, com um acesso simples e rápido através da Web a qualquer momento, relatórios em tempo e monitorização da rede. A Panda estima poupanças por parte dos clientes na ordem dos 50% ao utilizarem esta solução em vez de uma solução de segurança tradicional. Deste modo, as empresas poderão focar-se na sua actividade principal sem se preocuparem com a segurança e com possíveis problemas de produtividade e competitividade provocados por infecções.
Mais informação sobre o Panda Manager Office Protection disponível em: http://timeforyourbusiness.pandasecurity.com/pt
Alguns dos clientes da BURKS já utilizam este serviço tornando a nossa tarefa de instalação e monitorização muito mais rápida e desta forma reduzindo os custos aos nossos clientes.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

RoadShow Mais PHC - O novo SNC









Decorreu na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve no dia 15 de Outubro o RoadShow Mais PHC dedicado ao SNC.


Este evento PHC decorre de uma parceria com esta instituição de ensino superior que, para além da cedência do espaço, foi representada pelo ilustre Prof. Fernando Cardoso.

O evento foi constituído por duas partes sendo a primeira da responsabilidade do Prof. Fernando Cardoso “Enquadramento do SNC e principais conceitos” e a segunda “O SNC no Software PHC” assegurada por Miguel Bilimória e Manuel Martins respectivamente Director de Suporte e Formação Sul e Norte.


A BUKRS esteve presente em mais esta oportunidade para esclarecer duvidas sobre o SNC.
De agradecer a presença de todos os nossos clientes que estiveram presentes.


Para quem não conseguiu estar presente a PHC disponibiliza um Webcast no dia 28 de Outubro.
A inscrição pode ser efectuada aqui.

Mais informações no nosso site.

Como resultado desta parceria os alunos dos segundo e terceiro ano dos cursos da FEUA tiveram oportunidade de entrar em contacto com o software PHC. De acordo com a PHC está prevista a utilização desta ferramenta nas actividades curriculares desta Faculdade.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Actualizar automaticamente os números de beneficiários dos colaboradores

iDirecto - Utilize as rotinas que disponibilizamos

No módulo PHC Pessoal disponibilizamos, desde a versão 2004, uma rotina que lhe permite actualizar os números de beneficiários dos seus colaboradores para 11 dígitos de forma automática.
Para poder beneficiar desta funcionalidade deve aceder ao menu Sistema/Parâmetros Gerais/ Pessoal e ordenados e activar o parâmetro: utiliza nº de contribuinte de segurança social com 11 dígitos.

Após ter activado esta opção deve reentrar na aplicação, aceder ao menu Pessoal/Opções Diversas/ Actualizar os números de Beneficiário de todos os funcionários para 11 dígitos (esta funcionalidade só está disponível após ter o parâmetro activo).

Para utilizar esta rotina deve associar um filtro para seleccionar os funcionários, cujo nº de beneficiário deseja actualizar, ou opte pelo filtro que já existe: "Observar todos os registos".

Ao seleccionar a opção tem também a possibilidade de actualizar o nº de beneficiário nos recibos de vencimento a partir de uma determinada data.

Esperamos que esta informação seja útil para o seu dia-a-dia.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Opinião: Renting Informático - Uma decisão inteligente

Artigo publicado por Casa dos Bits às 18.29h no dia 09 de Outubro de 2009 em tek.sapo.pt

Num ambiente extremamente competitivo, as pequenas e médias empresas (PME's) enfrentam os mesmos desafios e complexidades que as empresas de maior dimensão, dispondo, no entanto, de bastante menos recursos; o desafio é optimizar o seu uso.

Cada vez mais, as novas tecnologias da informação alimentam todas as áreas da empresa. Devido aos avanços tecnológicos contínuos, manter e actualizar a plataforma T.I. é essencial para o sucesso competitivo de quase todos os negócios, mesmo os de pequena e média dimensão.

Frequentemente, os gestores têm de optar entre comprar ou efectuar um renting aos seus equipamentos tecnológicos, bem como desenvolver um plano de actualização regular da infra-estrutura de T.I.

Para uma empresa, o que conta é o que os sistemas de T.I. conseguem fazer e como estes permitem optimizar performances. O valor de um equipamento não decorre da posse, mas do seu uso. Confiar em tecnologias obsoletas pode ser muito dispendioso e ineficiente. O ritmo contínuo da mudança torna os equipamentos de T.I. ideais para o renting, em detrimento da compra.

Assim, o renting informático é uma opção especialmente atractiva para as empresas que pretendem investir em equipamento tecnologicamente avançado, enquanto conservam disponíveis os recursos financeiros. O renting coloca as últimas novidades tecnológicas nas mãos do cliente, gerando um novo ciclo de renovação, visto ser possível substituir o equipamento por outro mais recente durante o contrato.

Que benefícios poderá ter uma PME ao realizar um contrato de renting?

Vantagens Fiscais - As prestações do renting são 100% dedutíveis como despesas operacionais e não estão sujeitas ao imposto de selo sobre os juros e abertura de crédito. Geralmente, o IVA é dedutível; quando não dedutível tem um menor impacto na tesouraria, uma vez que o seu pagamento é distribuído pela duração do contrato.

Redução de custos - Uma vez que as companhias de renting revendem o equipamento no final do contrato de renting, quando efectuam uma oferta ao cliente não consideram o custo de aquisição do equipamento por completo. Consequentemente, o valor actual da soma das prestações é inferior ao custo de aquisição do equipamento, permitindo realizar poupanças significativas.

Permite manter a liquidez e as linhas de crédito intactas - Uma velha regra de ouro diz: comprar recursos apreciáveis e alugar recursos depreciáveis. Em vez de empatar capital em activos de rápida depreciação como é o caso dos computadores, impressoras, servidores, etc., pode pagar o activo ao mesmo tempo que ganha os benefícios do seu uso. Ao pagar a despesa do renting em prestações mensais, as empresas mantêm o seu capital circulante e linhas de crédito disponíveis para aplicar nas actividades que produzem lucro. Um outro benefício financeiro é o facto de o renting manter a dívida da empresa fora do balanço, melhorando desse modo os rácios financeiros da empresa.

Financiamento a 100% sem entrada inicial - A maior parte dos métodos tradicionais de financiamento requerem um montante de entrada significativo que pode atingir os 50 por cento. O renting informático permite adquirir o equipamento sem necessidade entrada. Evita reduzir o custo do inventário no final da vida útil do equipamento.

O que se segue é um cenário bastante comum: Um activo T.I. é depreciado em cinco anos enquanto que a sua vida útil é de apenas três. Após três anos, a empresa é forçada a continuar a
usar o equipamento velho colocando-o num armazém para continuar a sua depreciação, ou
aceitar uma perda contabilística.
Com o renting informático esta situação não se coloca, pois este permite fazer corresponder o tratamento contabilístico à vida útil do equipamento.

Prestações regulares com pagamentos mais fáceis de planear - As prestações mensais do renting permanecem constantes, garantindo estabilidade e previsibilidade num pequeno montante diluído na despesa mensal.

Gestão do Ciclo de Vida do equipamento - Enquanto o valor do hardware diminui, em simultâneo, os custos associados à sua utilização aumentam. Os custos de aquisição de hardware apenas representam 20 a 25% dos custos totais da utilização do equipamento. As empresas que compram o seu equipamento T.I., focam-se apenas no custo de aquisição, perdendo de vista o
custo total do ciclo de vida do equipamento. Faz mais sentido considerar, à partida, todo o ciclo de vida e tomar as decisões em conformidade.

Renovação Automática - Pesquisas efectuadas pela Gartner e pelo grupo Robert Frances emonstram que substituir um desktop após três anos é financeiramente mais eficiente do que mantê-lo por um período superior.
Isto acontece porque as economias no custo do hardware são compensadas pelo aumento do custo de manutenção, suporte técnico e tempo de inactividade devido a falhas relacionadas com o equipamento.

Gestão de activos - A maioria das empresas de renting oferece algum tipo de ferramentas de ontrolo de activos, retirando um pouco este "peso" dos ombros do gestor. A gestão de activos, fornecida como um serviço gratuito, proporciona uma redução de custos e controlo consideráveis.

Utilizar o renting - ou pelo menos ponderar a sua utilização - é uma decisão inteligente, muito importante na gestão das empresas.

As locadoras especializadas no renting de T.I. oferecem diversas vantagens, como a capacidade de renovação e melhoria da qualidade dos seus equipamentos, sem exigirem pagamento a pronto. Deste modo, uma PME mantém o parque informático actualizado, com investimentos
regulares, planificáveis e inferiores.

Outra razão para recorrer a um especialista em renting informático é a experiência em matérias fiscais e a sua flexibilidade e especialização em operações de renting. Diminuindo a dívida no balanço, o renting também melhora as hipóteses da empresa obter empréstimos convencionais para outros fins.

Na maioria dos casos, as PME's podem aceder de uma só vez a um financiamento para hardware, software, serviços de instalação e manutenção, de acordo com o grau de necessidade do cliente. No caso de locadoras especializadas em financiamentos de renting informático para PME's, como
o grupo GRENKE, é possível realizar um contrato a partir de €500. Os procedimentos são delineados de forma a permitir que o processo se desenvolva rapidamente e facilite o processo de contratualização. Na maioria dos casos, basta enviar um e-mail e receber uma decisão de crédito em minutos.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Os Mestres da Luz

A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou dia 6 os nobelizados na área da Física. São três os veneráveis anciãos que vêem o seu trabalho reconhecido ao mais alto nível, várias décadas depois.
Desta vez, não se celebra a descoberta de uma qualquer obscura partícula sub-atómica, a investigação em torno da teoria da corda bosónica ou esse inegável milagre da física que consiste em esticar até limites impensáveis um material com tão pouca elasticidade como é o orçamento mensal…
Ao contrário, o que resultou dos seus estudos foi algo bem palpável e que hoje utilizamos no dia-a-dia. Eles lançaram, nos anos 60, as bases para as actuais estruturas de telecomunicações e media digital.

Metade do prémio vai para Charles Kao, pioneiro na área da fibra óptica. Esta consiste basicamente na transmissão de informação através de fibra flexível de vidro. Kao percebeu que o vidro poderia ser um meio ideal de propagação de luz em alta frequência. No entanto, debateu-se no início com enormes problemas relativos à pureza do material, questão fulcral no êxito deste meio de transmissão de dados.
Segundo o comité Nobel, nessa altura apenas 1% da luz chegaria à outra ponta de um cabo com 20 metros. Nas fibras modernas, registam-se perdas de 5% após 1º quilómetro.
Hoje a fibra óptica é tecnologia essencial nas redes de telecomunicações, nomeadamente na banda larga. É muito provavelmente graças a ela que este humilde ‘post’ está a chegar até si.

A outra metade dos 1,4 milhões de dólares vai contribuir para a reforma de dois investigadores dos laboratórios Bell, nos EUA, W. Boyle e G. Smith.
Estes senhores aproveitaram a teoria que valeu a Einstein o mesmo prémio Nobel, a de que a luz se converte em sinais eléctricos, e inventaram o CCD, ou, como diria o outro, ‘charge-coupled device’.
Este componente é nem mais do que o sensor que veio substituir o filme nas câmaras fotográficas e outros aparelhos ópticos. Permite ler, num curto espaço de tempo, sinais de um grande número de pontos de imagem (pixels). É o olho electrónico que veio revolucionar por completo o mundo da captação de imagem, que passou a ser feita de modo digital.
Mas não foi só no campo da fotografia e da electrónica de consumo que se operou essa mudança dramática. Foi também um grande salto para a Astronomia: o CCD permite que o telescópio espacial Hubble nos envie imagens de alta resolução. A propósito, instrumentos concebidos para o Hubble com base nesta tecnologia são utilizados em máquinas de biópsia mamária, por exemplo.
Boyle sentiu-se especialmente satisfeito com o facto de a sua (co-)invenção ter contribuído para que as sondas que patrulharam o planeta Marte pudessem transmitir as imagens que nos chegaram com um detalhe impressionante.

Na era da informação e da imagem, nada mais justo que premiar o que tornou possível a internet ou as câmaras digitais.
Os Mestres da Luz entraram na galeria dos Imortais.

imagens Wikipedia

Concurso Criar2009

Foram entregues ontem os prémios aos 10 vencedores do concurso Criar2009. Iniciativa integrada no Ano Europeu da Criatividade e Inovação e que desafiou a imaginação e engenho dos portugueses no desenvolvimento de ideias e conceitos.


Os vencedores foram (clique no link para ver o video):
Ana Mariz – Ginásio Auto-suficiente
Filipa Ferreira Guimarães – Passagem de Peões
Filipe Ribeiro da Cunha – Robô de Detecção de Incêndios Florestais
Joana Flores - Phages 4 Heath (2nVersion)
João Diogo Mangana - Eco Design
João Manuel Miranda - Eco Ralo
João Pedro Figueira Nunes - Túnel Auto Sustentável
Miguel Carlos Valentim do Rosário – 3NAV
Rui Jorge Silva Ramalho – Lombas Progressivas
Victor Daniel Guiomar Martins – Heróis Urbanos


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Tratamento de IR no Software PHC

iDirecto PHC - Saiba como configurar o Imposto sobre o Rendimento no módulo PHC Pessoal

Os impostos que vamos abordar nesta iDirecto dizem respeito à retenção legal de valores calculados sobre os vencimentos dos colaboradores da empresa.
Esta funcionalidade encontra-se disponível desde sempre na aplicação para Portugal e na aplicação para África está disponível a partir da versão 2009.

Assim para responder a esta obrigação, pode parametrizar o cálculo deste imposto e ainda ajustar o mesmo em função das diversas configurações existentes dentro da aplicação. Desta forma, pode efectuar as definições do Imposto sobre o Rendimento, bastando para isso aceder a Sistema - Parâmetros - Pessoal e Ordenados e definir os valores desejados.

Nos parâmetros pode definir o arredondamento para o IR, qual o valor para limite do subsídio de refeição a partir do qual desconta IR (até esse valor é isento) e ainda o número de decimais que pretende visualizar.
As diversas tabelas de IR, bem como as respectivas definições de cada Taxa, podem ser consultadas em Tabelas - Pessoal - Tabelas de IRS.


Com o executável PHC-África existe um processo muito similar, tendo no entanto algumas nuances em termos de configuração. Nos parâmetros da aplicação existem algumas opções adicionais que permitem implementar o Imposto à realidade de Angola e Moçambique.



«Designação do Imposto sobre o Rendimento»
Permite definir o nome para o imposto, por exemplo IRT para Angola ou IRPS para Moçambique.

- «Modo de cálculo a utilizar para o imposto de rendimento (se usa o modo especial de IRT)» - configurado para «Angola»
Permite definir se pretende usar o módulo de cálculo de Angola ou de Moçambique, em virtude da forma de cálculo ser distinta.

- «Usa o modo especial para o Imposto sobre o Rendimento» (apenas para Angola)
Esta opção permite activar opções adicionais para o cálculo do IRT, bem como definir que esse cálculo irá ser processado de uma forma diferente.

- «Ao valor de incidência para IRT deve ser subtraído o desconto para a S.S. (se usa o modo especial de IRT)» (apenas para Angola)
Com esta opção define-se que ao valor da incidência para IRT deve ser subtraído o desconto para a Segurança Social.

Para Moçambique a tabela de IRPS é idêntica à tabela de IRS (ver imagem atrás).
A Tabela do IRT para Angola tem uma diferença, tendo sido acrescentada uma coluna adicional que serve para definir a parcela fixa que é utilizada no cálculo do IRT.




O cálculo do IRT (Angola), que é diferente do método de cálculo standard utilizado para Portugal e para Moçambique, baseia-se na seguinte fórmula:
((Valor remuneração sujeito - Segurança Social) - Remuneração) * Taxa + Parcela Fixa

Desta forma, pode consultar e alterar os diversos dados e configurações relacionados com o IRT no que respeita aos funcionários e aos respectivos ordenados.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Software PHC com green light da Microsoft

O Windows® 7 terá o seu lançamento público dia 22 de Outubro e o Windows Server® 2008 R2 será lançado em breve.

A PHC está agora presente entre as aplicações cuja compatibilidade com a tecnologia Microsoft é comprovada pela própria Microsoft.

Este é um portal que reúne as aplicações dos ISVs da Microsoft e que pretende fornecer-lhes o apoio para a compatibilização das suas ferramentas com as novas tecnologias da Microsoft.

Esta nova certificação da PHC demonstra novamente que a software house está na frente da tecnologia em ERPs, disponibilizando e aperfeiçoando os seus produtos para que os seus clientes tenham sempre à sua disposição a ferramenta mais adequada à gestão do seu negócio.

EUA perde controlo da Internet



O ICANN é a partir de hoje gerido por grupos independentes e não apenas pelos Estados Unidos, como aconteceu até agora.

Na prática isto significa que a gestão da atribuição de nomes e números na internet deixa de estar apenas sob o controle dos EUA.

Esta decisão vem de acordo com queixas apresentadas pela comissão europeia acerca da liberdade de expressão e estabilidade das transacções comerciais.

Esta função em Portugal é exercida pela FCCN.