quarta-feira, 6 de julho de 2011

A rede social

Já está online, ainda que em fase experimental, a nova rede social da Google. Não sendo a primeira tentativa de fazer frente ao facebook, desta vez os argumentos são mais fortes. Aliás, o utilizador mas badalado do novo Google Plus até ao momento é mesmo Mark Zuckerberg (sim, ele mesmo, CEO e fundador do facebook).
Por enquanto a adesão apenas é possível por convite, mas são já conhecidos os principais trunfos. Estes são, muito naturalmente, baseados nos pontos fracos do facebook.




A privacidade é um deles. No Plus é possível organizar os amigos por Círculos, criando assim diferentes níveis de acesso às várias áreas do perfil. Todos temos amigos de diferentes círculos sociais e aqui é possível reflectir essa realidade, de uma maneira muito mais funcional do que acontece noutras redes.
O Sparks é uma ferramenta que se baseia no conceito de fornecer ao utilizador aquilo que gosta. Conhecendo as suas preferências, pesquisa vídeos, fotos, notícias, artigos e outros conteúdos que correspondam aos seus interesses, disponibilizando-lhe essa informação na altura que mais lhe convenha.
Quanto ao Hangouts, vai possibilitar-lhe contactar e ser contactado directamente pelos seus amigos, acrescentando a imagem ao vivo ao já tradicional "chat".
Tudo isto vai estar disponível logo de início também em aplicação para smartphones, com funcionalidades acrescidas como a geolocalização.
Poderá criar um perfil utilizando a conta que já possui no Google. Isto, é claro, assim que o Google Plus deixar a fase Beta.
A informação ainda não é muita e estão já prometidas novas e interessantes funcionalidades.
Níveis altos de expectativa já estão garantidos mas... será este o rival que vai tirar o facebook do topo do mundo?

Sem comentários:

Enviar um comentário