quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CRM e Comunicação via SMS

Informação em larga escala, imediata e a baixo custo

Já lá vai o tempo em que os SMS eram apenas populares entre os mais jovens e serviam apenas para enviar mensagens como esta. "Oi td b ctgo? Vais logo? Bjo."

Um dos meios de comunicação mais utilizados hoje em dia é sem dúvida o SMS. Já popular em todas as faixas etárias, esta forma de comunicação não escolhe assuntos ou temas, linguagens ou destinatários.

Consciente de que os SMS têm vindo a ganhar cada vez mais expressão na comunidade empresarial, a PHC desenvolveu este módulo, a partir da versão 2004, para todas as gamas, possibilitando a sua integração com todo o software e a sua integração em ferramentas específicas que têm como objectivo facilitar a comunicação entre a Empresa e o Cliente.

Esta iDirecto pretende demonstrar como os SMS podem ser uma excelente forma de "fazer CRM", determinando o sucesso do esforço de Vendas e Suporte pós-venda.

Vejamos o seguinte exemplo passado numa hipotética empresa de acessórios de moda que trabalha com Software PHC®.

Nesta empresa trabalha a D. Margarida que recebe no seu e-mail uma encomenda de alguns acessórios para uma loja cliente. A colaboradora insere nos Dossiers Internos a encomenda respectiva e após confirmação de disponibilidade e envio da mesma pelo armazém, a D. Margarida, como habitualmente, comunica aos seus clientes quando será entregue a mercadoria, o nome do despachante e seu contacto. Observe na imagem seguinte como, a partir da ficha do cliente, do botão de SMS existente no campo Telemóvel, se pode enviar, de forma rápida, um SMS.

Imaginemos agora um segundo cenário em que o Comercial João Amaro, da mesma empresa, no início da sua semana tem por hábito confirmar as visitas que tem agendadas nos próximos 5 dias.

Como o Sr. João faz esta confirmação todas as semanas, configurou uma rotina que lhe permite enviar os SMS's de forma quase automática. No Assistente de Mensagens por E-mail ou Sms, o comercial simplesmente criou um SMS que filtra todos os contactos cuja próxima visita se realize no intervalo de dias da semana pretendida.

Através desta ferramenta, o Sr. João envia os seus SMS de forma automática bastando para tal seleccionar o SMS criado e premir no botão Próximo até ao final do assistente.
Concluindo, o PHC SMS é uma solução de optimização da comunicação da empresa, quer com entidades externas como Contactos, Clientes, Clientes Potenciais entre outros, quer com os seus próprios colaboradores / utilizadores. De fácil parametrização, esta ferramenta integrada em todo o Software PHC® é a resposta efectiva a todas as questões que rodeiam a comunicação da empresa.

O PHC SMS, em fusão com o PHC CRM, são a solução perfeita para responder ao envio automático de mensagens em grande número, recepção imediata de informação pelos destinatários e redução de custos com a comunicação. Na prática eles permitem informar o cliente sobre um processo de venda a decorrer, informar o cliente de que a sua encomenda, reclamação ou pedido de assistência se encontram em análise.

Ou seja, o PHC SMS permite à empresa estar em contacto constante e imediato com os seus Clientes e, integrado com o PHC CRM, com os seus contactos. Esta integração é imprescindível para gerir a força de vendas a baixo custo, contribuindo para o aumento da satisfação dos Clientes (que se sentem acompanhados a par e passo pela empresa), traduzindo-se numa grande mais-valia para a estratégia de fidelização dos Clientes.

Assim como a união faz a força, a integração do PHC SMS com o PHC CRM fará toda a diferença no seu Negócio.

Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto PHC.


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O poder das redes sociais

Nos últimos tempos a expressão “redes sociais” está presente na maioria dos meios de comunicação social. Será que são só utilizadas pelos “miúdos” para comunicarem com os amigos? A resposta é claramente: não.

Hoje ao ler a revista “Exame Informática” encontrei um exemplo que ilustra bem o poder das redes sociais. O Luis Monteiro, português de Vila de Rei, é líder do concurso Blog Your Way to Antarctica, que tem por prémio uma expedição á Antárctica. Para alcançar esta liderança o Luis criou um blog e utilizou várias redes sociais: Facebook, Twitter, Youtube, entre outras.

Desta forma já arrecadou 3874 votos.

Em primeiro lugar, acho que o Luis Monteiro merece ser apoiado, por isso, consulte o seu blog e vote.

Em segundo lugar, considero que devemos olhar para estes números e pensar que talvez esta forma de divulgação possa ser utilizada para a nossa empresa ou produto.

Este tema merece alguma reflexão, vou fazer alguma pesquisa e apresentar aqui os resultados.

Módulo PHC Documentos Electrónicos

A troca de documentos facilitada

O módulo PHC Documentos Electrónicos permite substituir a típica correspondência em papel, agilizando os processos documentais e reduzindo os custos das empresas, quer através de emissão/ recepção electrónica de documentos ou troca de ficheiros via XML. Reunindo, assim, numa única aplicação, os módulos PHC EDI e PHC Factura Electrónica.

Este módulo, integrado com o restante Software PHC® permite, de uma forma transparente, que as empresas que já possuem o PHC Gestão, possam fácil e rapidamente usar as funcionalidades que este novo módulo oferece.

Através da troca de ficheiros em formato EDI e XML Padrão, o novo módulo PHC permite a emissão de guias de remessa e facturação através da Internet; Recepção automática de Dossiers Internos, por exemplo, encomendas e avisos de recepção, entre outros.
Com o desenvolvimento deste módulo, o Software PHC® interage com os sistemas das centrais de compras, assegurando a rastreabilidade de todo o processo.
Cada vez mais existem empresas, nomeadamente da grande distribuição, a criarem centrais de compras. Estas entidades ficam então encarregues de negociar as compras destas empresas. Um processo que permite ganhar economias de escala e maior poder negocial com os fornecedores.
As centrais de compras apostam em transacções electrónicas de documentos comerciais e legais entre fornecedores e clientes de forma a obterem ganhos de eficiência e de redução de custos na gestão financeira e logística do negócio.
A utilização do formato XML Padrão para a troca destes ficheiros permite uma maior flexibilidade na interacção com as diferentes entidades.

Ao utilizar o PHC Documentos Electrónicos, elimina custos desnecessários, já que não necessita imprimir e envelopar as facturas, poupando papel e reduzindo o volume de correspondência.

Além disso, optimiza o tempo no tratamento e no processo de facturação, reduzindo as obrigações burocráticas e permitindo-lhe enormes ganhos de tempo e produtividade.

Conheça melhor este módulo no site PHC, clicando aqui.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Assistente de selecção de formandos

Optimize o processo de selecção de Formandos

Sabia que, a partir do Assistente de Selecção de Formandos, pode seleccionar quais os colaboradores que irão frequentar a Acção de Formação?

Este assistente permite de uma forma fácil e intuitiva seleccionar os colaboradores que têm determinado perfil para participar na Acção de Formação.

Esta funcionalidade está disponível no módulo PHC Recursos Humanos nas gamas PHC Advanced e PHC Enterprise, desde a versão 2003.

Para tirar partido deste Assistente apenas terá que aceder ao ecrã de Acções de Formação, clicar no botão "Formandos" e seleccionar a opção "Inserir Formandos via Assistente".

Ao clicar nessa opção é iniciado o Assistente, sendo este composto pelos seguintes Passos:



No Passo 1 deve escolher a forma como pretende seleccionar os colaboradores, poderá optar por seleccionar os colaboradores:
. através de um filtro,
. através dos valores da última avaliação ou
. através de um filtro e dos valores da última avaliação.



Se no Passo 1 optou por seleccionar colaboradores através de um Filtro, ou através de um filtro e dos valores da última avaliação, ao clicar no botão "Próximo" surgir-lhe-á o Passo 2, onde deverá preencher as condições para o filtro, tais como: Empresa, Função e Departamento dos Colaboradores.



Se no Passo 1 optou por seleccionar colaboradores através dos valores da última avaliação, ou através de um filtro e dos valores da última avaliação, ao clicar no botão "Próximo" surgir-lhe-á o Passo 3, onde deverá atribuir um valor a cada uma das características da função definidas na Acção de Formação, a partir do qual os colaboradores tenham tido pelo menos numa dessas características, valores inferiores na sua última avaliação.



No Passo 4 é apresentada uma listagem com os colaboradores seleccionados para a Acção de Formação, tendo em conta os critérios definidos nos passos anteriores do Assistente. Caso verifique que alguns dos colaboradores seleccionados não devem frequentar a Acção de Formação apenas tem de os desmarcar na listagem, caso verifique que algum colaborador não foi seleccionado mas que seria importante que esse participasse na Acção de Formação, apenas tem de clicar no botão "Seleccionar mais um colaborador para a Acção de Formação" e seleccionar o colaborador pretendido, de forma a que este seja adicionado à listagem.

Assim que clicar no botão "Terminar" são criadas as respectivas fichas dos Formandos associadas à Acção de Formação em questão.

Esta é com certeza uma funcionalidade que o ajudará no dia-a-dia, pois deixará de ter que introduzir os formandos um a um na Acção de Formação, ficando assim com mais tempo disponível para outras tarefas.
Contamos que lhe seja útil esta informação, e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Parabéns PC!

O primeiro computador pessoal faz hoje 28 anos.
O modelo 5150 da IBM foi lançado em 12 de Agosto de 1981. Criado por Don Estridge, tinha um processador de 4.77MHz e 16Kb de memória.
Este aniversário fez-me recordar o meu primeiro computador. Lembro-me que tinha um ZX Sprectrum de 16Kb. Mas o primeiro PC mesmo, com ecrã, disco rígido e sistema operativo, já não me consigo lembrar da marca.
E vocês? Lembram-se?

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Tablet de baixo custo

Existe um novo conceito para o Tablet PC, tal como o iPhone e o Eee PC da Asus este aparelho promete revolucionar o mercado dos Gadjets.

Está previsto chegar às lojas a tempo do natal e a um preço de cerca de 300 dolares, o equivalente a pouco mais de 200 euros (211,30), e será fabricado pela CrunchPad Inc, uma empresa recentemente fundada e com sede em Singapura.

O ecrã táctil é de 12 polegadas e o dispositivo só tem um botão, que serve para ligar e desligar o aparelho, toda a navegação será feita a partir do ecrã. Vem equipado com processador Intel Atom a 1,6Ghz, 1GB de RAM e entrada USB.


A ligação à Internet deverá estar disponível via Wi-fi e 3G.O corpo é em alumínio - o que oficialmente já fez subir o preço cerca de 100 dólares (o valor inicialmente apontado era de 200 dólares) - e o último protótipo apresentado tem 18 mm de espessura.


Conta também com webcam, microfone e entrada para headphones.

Todo o software é open source e o sistema desenvolvido pelos responsáveis do projecto.


Fabricante

Sapo Tek

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Quer um computador fantasma?

G.ho.st, abreviatura para Global Hosted Operating System, é uma plataforma que lhe permite criar o seu próprio "computador virtual" (VC), acessível a partir de qualquer dispositivo com um browser e ligação à Internet.

Trata-se de um sistema operativo baseado na Web, em cloud computing, com desktop, aplicações de produtividade (Zoho Write, Zoho Sheets e Zoho Show), email e 15GB para guardar ficheiros.

Também inclui um serviço mensagens instantâneas que importa a lista de contactos do utilizador noutros serviços - à semelhança do que faz, por exemplo, o eBuddy - e uma biblioteca multimédia, através de ligação à Last.fm, Flickr, Youtube e Google Books, por exemplo.

SAPO TEK

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Importação de tabelas de IRS para vários clientes

Facilidade e rapidez na actualização de várias bases de dados


O processamento dos salários é efectuado com base em tabelas de IRS. Mas estas tabelas são actualizadas todos os anos pelo Governo! E isso implica uma actualização no software. Assim para actualizar estas tabelas nas aplicações PHC, pode fazê-lo através da opção de Importação de Novas Tabelas de IRS. Esta opção está disponível no módulo PHC Pessoal - Tabelas - Pessoal. Deve indicar a directoria onde se encontram os ficheiros de forma a actualizar a respectiva tabela. Supondo que é um Gabinete de Contabilidade ou um grupo de empresas e possui a gestão da contabilidade e processamento de salários de várias empresas suas clientes.Como proceder à actualização da tabela de todos os seus clientes? Efectuar um a um?Não. O Software PHC® dispõe de uma funcionalidade que permite efectuar a importação das tabelas de IRS para todas as bases de dados de uma só vez.A opção de importar tabelas de IRS para várias sociedades existe em todas as gamas do Software PHC®, desde a versão 2007, tem que possuir o módulo PHC InterOp e o módulo PHC Pessoal.Esta rotina encontra-se nas opções de menu do ecrã das sociedades e chama-se: Importação das tabelas de IRS para várias sociedades.


Ao clicar nesta opção, abre o ecrã para indicar o caminho da directoria física onde se encontram os ficheiros da tabela de IRS. Após escolher os mesmos, deve indicar quais as sociedades que pretende actualizar.


Ao clicar em gravar, a tabela de IRS de todas as sociedades será actualizada de uma forma rápida e simples.Porque queremos que se sinta "em casa" ao trabalhar com PHC, envie as suas sugestões através do link Sugestões iDirecto PHC.


Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Loja online da merceariabio em destaque no JN

Um dos projectos desenvolvidos pela BUKRS, a loja online da merceariabio, esteve em destaque no jornal de notícias do dia 04.08.2009.


Pode ler a noticia completa no Jornal de Noticias - Mercearia ao domicílio.

PANDA Cloud ANTI-VIRUS

A Panda, continuando a apostar nas ferramentas com base na internet, apresenta um anti-virus gratuito.
A novidade em relação a outros produtos gratuitos é que este utiliza uma base de dados online o que o torna mais leve para o sistema informático do utilizador.


Esta produto está em fase de BETA, isto é em testes, pelo que se poderá esperar para 2010 uma versão mais completa mas paga.
Já testei este produto e realmente é bastante "leve" e eficaz. Não dispôe de algumas opções normais nos produtos da PANDA sendo uma aplicação com um interface simplificado e com poucas configurações.


Este conceito de CLOUD utilizado pela Panda implica uma comunicação entre o pc utilizador e os servidores da Panda. Na realidade não é o pc que faz o trabalho de análise mas sim os servidores da Panda. Desta forma a máquina não perde performance como com outros anti-virus. O pc apenas envia pequenos ficheiros de meta-dados (com alguns Kb) para o servidor da Panda.


Este produto de teste evidencia o caminho que a Panda pretende seguir nos seus produtos. Sendo que esta é uma boa solução para a questão do tamanho das bases de dados de malware e os critérios de selecção do mesmo.

TESTE GRATUITAMENTE

Cloud Computing ou "Processamento em Nuvem"