segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Reconciliação Bancária Automática

Comparação simplificada de movimentos


Sempre que chega o extracto em papel da sua conta bancária é necessário efectuar a comparação do mesmo com os movimentos que se encontram na sua aplicação. Esta é com certeza, uma operação que lhe consome demasiado tempo.

Já alguma vez pensou como era óptimo que a aplicação fizesse isso por si? Por isso desenvolvemos uma rotina que efectua a sua reconciliação bancária automaticamente, aumentando assim a sua produtividade.

Como efectuar a reconciliação automática no software PHC?
Em primeiro lugar, tem de pedir ao banco o envio do extracto bancário em suporte ficheiro, sendo esta mais uma vantagem, a eliminação do papel.A partir do momento que começar a receber o extracto em ficheiro, pode aceder à opção Reconciliação, disponível no ecrã de Movimentos Bancários Importados (ecrã que apenas está disponível se o parâmetro "Usa importação de movimentos bancários" estiver activo).
Esta funcionalidade está disponível a partir da versão 2006 no módulo PHC Gestão.


Neste ecrã é possível observar a informação que se encontra na aplicação PHC, a Tesouraria (do lado esquerdo) e a informação do ficheiro informático enviado pelo banco (do lado direito).

Para importar o ficheiro enviado pelo banco, deve existir previamente a parametrização da respectiva configuração de ficheiro externo, depois basta aceder à opção Importar extracto bancário e, assim, preencher a informação do lado direito do ecrã.

Após a importação do ficheiro, estamos em condições de efectuar a reconciliação bancária. A aplicação compara os movimentos das contas de tesouraria com os movimentos importados (datas, valor, número de documento e descrição) e relaciona/reconcilia automaticamente. Para tal deve clicar na opção Reconciliar automaticamente.

Para além da reconciliação automática, esta funcionalidade permite ainda efectuar a reconciliação manual. Ao posicionar o cursor em cima de qualquer coluna (excepto a coluna R?) do movimento que deseja reconciliar e arrastar para a listagem oposta, posicionando o rato em cima de qualquer coluna (excepto a coluna R?) do movimento que deseja relacionar.

Após todos os movimentos reconciliados deve Gravar a reconciliação.

Desta forma, efectua a reconciliação da sua conta bancária de uma forma bastante rápida reduzindo o tempo gasto nesta tarefa.

Contamos que esta informação lhe seja útil e que esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário