quarta-feira, 27 de junho de 2012

iDirecto: Datas no Assistente de Pagamentos a Fornecedores



Mais informação e mais controlo

Na PHC sabemos que quanto mais informações se tem melhor é a gestão efectiva.

Por isso, a partir do PHC Gestão CS v2013, existe a possibilidade de ter diversas datas disponíveis no ecrã do assistente de pagamento a fornecedores.

Desta forma, o utilizador está mais localizado no espaço temporal.
 

Estas datas dizem respeito à seguinte informação:


Original: refere-se à Data do documento emitido pelo Fornecedor.

Emissão: é o registo da data do sistema, ou seja, a data de lançamento do documento dentro da aplicação PHC CS.
 
De Vencimento: é a data do vencimento do documento. Esta data será calculada tendo em conta a data original, se o respectivo parâmetro estiver activo: "Calcula a data de vencimento com a Data Original do documento". Se este parâmetro estiver inactivo a data de vencimento será calculada com base na data de emissão.
 
 
Assim sendo, consegue-se de uma forma simples e imediata ter o máximo de informações que dizem respeito aos pagamentos pendentes por efectuar aos fornecedores, facilitando desta forma a gestão do processo do negócio.


Contamos que lhe seja útil esta informação, esteja atento às próximas edições da iDirecto.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

iDirecto - Sincronização com Google Calendar

Quantas vezes já teve a necessidade de consultar a sua agenda PHC fora do escritório?


Hoje em dia é possível estar ligado à internet através do seu telemóvel, e desta forma torna-se simples saber em qualquer momento e em qualquer local a sua disponibilidade em termos de agenda.

Foi a pensar nesse tipo de necessidades que desenvolvemos a funcionalidade de sincronizar a agenda de marcações do PHC com o Google Calendar.

Esta nova funcionalidade permite consultar num calendário externo as marcações existentes na sua agenda do Software PHC.

A grande vantagem é que agora pode enviar de uma forma rápida e simples as marcações existentes no PHC para um calendário específico associado à sua conta no Google.



Para isso basta ter uma conta de e-mail registada no Google e depois na aplicação PHC, na "Manutenção Personalizada", activar a opção "Utiliza Google Calendar".


Pode definir o nome do calendário com o qual a aplicação vai sincronizar. Caso não defina nenhum nome então o software irá criar um calendário com o nome "Marcações PHC".
 

A seguir, na Agenda de Marcações, nas opções diversas escolher a opção "Sincronização com Calendários Externos", ir ao separador "Google", activar a opção "Agenda de Marcações" e clicar em "Sincronizar".


Na sincronização abre uma janela do Google para o utilizador efectuar o seu login.


De seguida, surge outro ecrã onde é pedida a permissão de acesso ao Google Calendar.


Por fim, é efectuada a sincronização das marcações da sua agenda para o calendário do Google. Esta funcionalidade exige uma ligação à internet.


Com a nova versão 2013 pode sincronizar rapidamente a sua agenda com o Google Calendar, e assim consultar num calendário externo as marcações existentes na sua agenda do PHC. Nada mais útil e simples.

Contamos que lhe seja útil esta informação, acompanhe as próximas edições da iDirecto.

Até breve,

quinta-feira, 14 de junho de 2012

iDirecto: Pesquisa de registos em ecrãs

Pesquisa de registos em ecrãs


Optimize a eficácia das suas consultas quando o nome do que procura é composto por várias expressões

Disseminada pelos ecrãs da aplicação PHC existe, para diversos campos, a possibilidade de realizar pesquisa de registos (através do botão “lupa” junto aos respectivos campos). Esta pesquisa pode ser conduzida de três formas:

A primeira e mais comum é através de uma expressão, sendo esta o início do nome/número que pretendemos encontrar.

A segunda forma é utilizando a opção de procura “contida”, que nos permite encontrar a expressão digitada, em qualquer parte (início, meio ou fim) do campo a ser pesquisado.

A terceira forma é a mais eficaz, mas a menos utilizada pelo facto de não ser tão conhecida, e é feita recorrendo ao uso do símbolo “%” antes e depois das expressões que pretendemos conjugar para obter um resultado inequívoco.

Vou dar o exemplo de como podemos, através desta última opção, obter os melhores resultados.

Se tivermos um conjunto de registos que seja composto por:

Se neste conjunto, pretendermos encontrar apenas o registo com o descritivo “Lapiseira de cor azul 0,5 da marca Castello”, ao executarmos a procura, obteríamos os seguintes resultados com as diversas formas:

1. Sem a opção “contida” activa, para encontrarmos apenas esse registo teríamos que escrever de forma exacta a totalidade da expressão.

2. Com a opção “contida” activa bastaria escrever “AZUL 0,5 CASTELLO” mas não poderia haver nenhum desvio à expressão com a consequência de não obter resultados.

3. Com o uso do símbolo “%” e a opção “contida” activa, poderia escrever algo como “AZ%0,5%Cast” e obteria como resultado apenas o registo pretendido.

Podemos influir que o símbolo de percentagem nas pesquisas representa um conjunto de caracteres que nós não pretendemos identificar por não serem relevantes ou porque simplesmente não sabemos como estão escritos.

Esta opção de procura traz vantagens óbvias na facilidade em encontrar um registo, em tabelas que tenham muitos registos semelhantes com apenas algumas expressões diferentes.

Esperamos que esta informação lhe seja útil, sugerindo que fique atento às próximas edições da iDirecto.