Optimize a eficácia das suas consultas quando o nome do que procura é composto por várias expressões
Disseminada pelos ecrãs da aplicação PHC existe, para diversos campos, a possibilidade de realizar pesquisa de registos (através do botão “lupa” junto aos respectivos campos). Esta pesquisa pode ser conduzida de três formas:
A primeira e mais comum é através de uma expressão, sendo esta o início do nome/número que pretendemos encontrar.
A segunda forma é utilizando a opção de procura “contida”, que nos permite encontrar a expressão digitada, em qualquer parte (início, meio ou fim) do campo a ser pesquisado.
A terceira forma é a mais eficaz, mas a menos utilizada pelo facto de não ser tão conhecida, e é feita recorrendo ao uso do símbolo “%” antes e depois das expressões que pretendemos conjugar para obter um resultado inequívoco.
Vou dar o exemplo de como podemos, através desta última opção, obter os melhores resultados.
Se tivermos um conjunto de registos que seja composto por:
Se neste conjunto, pretendermos encontrar apenas o registo com o descritivo “Lapiseira de cor azul 0,5 da marca Castello”, ao executarmos a procura, obteríamos os seguintes resultados com as diversas formas:
1. Sem a opção “contida” activa, para encontrarmos apenas esse registo teríamos que escrever de forma exacta a totalidade da expressão.
2. Com a opção “contida” activa bastaria escrever “AZUL 0,5 CASTELLO” mas não poderia haver nenhum desvio à expressão com a consequência de não obter resultados.
3. Com o uso do símbolo “%” e a opção “contida” activa, poderia escrever algo como “AZ%0,5%Cast” e obteria como resultado apenas o registo pretendido.
Podemos influir que o símbolo de percentagem nas pesquisas representa um conjunto de caracteres que nós não pretendemos identificar por não serem relevantes ou porque simplesmente não sabemos como estão escritos.
Esta opção de procura traz vantagens óbvias na facilidade em encontrar um registo, em tabelas que tenham muitos registos semelhantes com apenas algumas expressões diferentes.
Esperamos que esta informação lhe seja útil, sugerindo que fique atento às próximas edições da iDirecto.
Sem comentários:
Enviar um comentário