quinta-feira, 16 de junho de 2011

"OLÁ, aqui há free wi-fi"

Vai de férias para Sul e pensa aceder à Internet móvel? Vai poder fazê-lo sem custos, numa ação que tornará o Algarve a primeira região wireless do país.

Internet fresquinha em pontos 'quentes' de acesso, os chamadoshotspots. Através da redes sem fios vai ser possível, dentro de duas semanas, aceder-se à Internet móvel, em computadores, telemóveis ou ta blets, em 1 00 hotspots espalhados pelos 16 concelhos algarvios .

É o resultado de um trabalho iniciado há perto de três anos, como explica ao Expresso Paulo Bernardo, diretor da agência regional de desenvolvimento Globalgarve, que liderou o processo: "Nós queríamos aumentar o número de hotspots, a partir dos 18 já existentes, e andámos à procura de parceiros e patrocinadores para conseguir tornar o Algarve na primeira região wireless do país", afirma.

A parceria, que implica a Globalgarve, os 16 municípios algarvios e as empresas Olá (grupo Unilever) e Vex Portugal, assenta num modelo de cobertura total gratuita de acesso à Internet sem fios, baseada fundamentalmente no retorno mediático do projeto, chamado "OLÁ, aqui há free wi-fi".

Olhó gelado! É fruta... ou Internet!

O fabricante de gelados terá a marca associada aos hotspots, que estarão espalhados por todo o Algarve "com uma cobertura de quase 100% da população", garante o responsável da Globalgarve.

Em simultâneo, a Olá vai ainda colocar os tradicionais carrinhos de gelados e quiosques de venda nas imediações dos pontos de acesso à Internet.

O serviço implica um registo e uma password e o suporte informático é assegurado pelos brasileiros da Vex, que gere o software e armazenamento de dados e foi responsável pela criação de 120 mil hotspots no Brasil e no Reino Unido, uma vez que é provider da British Telecom.

Isto significa, por exemplo, que turistas britânicos que já estejam registados no seu país de origem não necessitarão de efetuar novo registo em Portugal.

Web rápida mas com restrições

A velocidade de ligação oscilará entre os 8 e os 16 Mbps, com restrições de tempo para evitar uploads ou downloads abusivos, algo que é comum a outras formas de acesso gratuito, por exemplo através da rede PT Wi-Fi. "Não dá para deixarmos o PC a fazer downloads ou uploads longos, como vídeos, por exemplo, para evitar a sobrecarga do sistema", explica Paulo Bernardo.

O projeto já tem instalados 55 hotspots e dentro de duas semanas serão colocados os restantes 45, num investimento global que ronda os 50 mil euros anuais.

A lista dos 100 hotspots gratuitos (18 dos quais já estão activos, normalmente junto aos edifícios das Câmaras Municipais dos vários concelhos algarvios) estará acessível em breve, pesquisando nos "Pontos de Acesso" na página do Algarve Digital, disponível aqui .

http://www.algarvedigital.pt/

http://empreendedoreseinovadores.blogspot.com/2011/06/ola-aqui-ha-free-wi-fi.html

http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=50004

Sem comentários:

Enviar um comentário