quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dia mundial do IPv6


2011-06-08

site do dia Assinala-se hoje o dia mundial do IPv6. Para chamar a atenção para o assunto, debater e testar o nível de preparação das empresas para esta nova geração do protocolo IP decorrem no mundo inteiro evento a assinalar a data.

Aproiveitamos a altura para recordar o endereço para o site da Internet Society que tem responsabilidade na organização de muitas das iniciativas marcadas para hoje, inclusive em Portugal.

A ISOC é um organismo sem fins lucrativos fundado em 1992. Tem como missão assegurar um desenvolvimento e uma evolução aberta da Internet. Por lá vai encontrar detalhes sobre o processo de migração para o IPv6 e detalhes sobre muitas das iniciativas agendadas para hoje.

Para quem não está familiarizado com o conceito do IPv6 segue de seguida uma explicação.
As redes simples ou complexas dependem de "endereços". Os endereços utilizados até à pouco tempo tinham uma estrutura similar a: 192.168.1.1 e o mais provável é que o aparelho que utiliza para ver este post esteja a utilizar um endereço deste tipo. Este é o IPv4 e está prestes a ser descontinuado em favor de uma nova estrutura, o IPv6. A razão é simples, com o aumento da utilização da Internet e dos aparelhos ligados em rede simplesmente deixou de existir combinações suficientes dentro da estrutura IPv4.

Foi assim criada uma nova estrutura que suportará um maior numero de aparelhos ligados.

Mais informações em IPv6 eIPv4

Sem comentários:

Enviar um comentário