segunda-feira, 14 de março de 2011

Idirecto - Condições de Pagamento

Dias de Pagamento e Meses de Não Pagamento

Já algum dia teve necessidade de definir dias fixos de pagamento para os seus clientes? E definir meses de não pagamento devido a situações específicas, como o caso dos períodos de férias em que muitas empresas fecham e os clientes não efectuam pagamentos?

A partir da Versão 2011, disponibilizamos em todas as nossas gamas a opção de definir "Dias de pagamento" e "Meses de não pagamento" de modo a personalizar o período exacto de vencimento de uma factura de forma simples, bastando para isso criar uma "Condição de Pagamento" e associá-la à ficha de cliente.

Estas opções vêm complementar o período de vencimento já existente na ficha do cliente que, por si só, já permitia definir um período de vencimento para emissão da facturação.

Vejamos o seguinte exemplo:

Estamos no dia 20 de Julho de 2010 e pretendemos emitir uma factura a um cliente que tem como condições o pagamento sempre no dia 15 de cada mês, sendo que no mês de Agosto não efectua pagamentos pois a sua empresa está encerrada para férias.

Pretende-se que a data de vencimento da factura tenha em consideração estas condições.

Criando a condição de pagamento e associando-a à ficha do cliente, passaríamos a ter como data de vencimento da factura o dia 15 de Setembro de 2010, pois no dia 15 de Agosto de 2010 foi definido como um mês de não pagamento nas condições acima referidas.


Note que a condição de pagamento pode ter um dia ou um mês de não pagamento específico, bem como vários, bastando para isso indicar os vários dias e meses separados por vírgula.

Esta opção está também disponível no ecrã de fornecedores, sendo o seu modo de funcionamento idêntico ao do ecrã de clientes.

Desta forma consegue gerir os vários períodos de vencimento dos seus clientes/fornecedores, contribuindo assim para uma melhor gestão da sua tesouraria.

Esperamos que esta informação lhe seja útil, sugerindo que fique atento às próximas edições da iDirecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário