terça-feira, 29 de março de 2011

Finanças inspeccionam Empresas

De acordo com as novas regras para os softwares de facturação é necessário que estes estejam certificados pela Direcção Geral de Impostos.

Esta certificação abrange um número de características que programa deve ter.

Esta nova exigência está em vigor desde Janeiro de 2011 para as empresas com facturação acima dos 250 000€.

A partir de 2012 será exigível a empresas com volume de facturação acima de 150 000€.

As inspecções de acordo com a imprensa especializada já começaram tendo sido detectadas num unico dia 24 empresas em incumprimento.
~
A acção decorreu em Lisboa no último dia 28-03-2011. 20 inspectores tributários fiscalizaram 147 contribuintes "tendo encontrado 24 em infracção, relativamente aos quais serão levantados os correspondentes autos de notícia".

A noticia surgiu na edição digital do Económico.

Pode encontrar mais informações no sitío das finanças.

De recordar que o PHC cumpre todas as obrigações de acordo com o estipulado pelo Ministério das Finanças.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Está a chegar a v2012 - Gestão de Lotes por data de validade (FEFO)

 

Está a chegar a v2012.


E com ela muitas e interessantes novidades.

Gestão de Lotes por data de validade (FEFO)

A partir de agora é possível efectuar gestão de lotes por data de validade (FEFO - First Expiring First Out).

Assim, ao dar saída de um artigo que possua mais do que um lote, será sempre utilizado o lote com a data de validade que expira primeiro.


Esteja atento às próximas novidades

Está a chegar a v2012 - Gestão de Lotes por data de validade (FEFO)


Está a chegar a v2012.

E com ela muitas e interessantes novidades.

Gestão de Lotes por data de validade (FEFO)

A partir de agora é possível efectuar gestão de lotes por data de validade (FEFO - First Expiring First Out).

Assim, ao dar saída de um artigo que possua mais do que um lote, será sempre utilizado o lote com a data de validade que expira primeiro.

 
Esteja atento às próximas novidades

quinta-feira, 24 de março de 2011

iDirecto - Incluir Adiantamentos em Pagamentos

Gerir os Adiantamentos aos fornecedores de forma simples

A gestão dos Adiantamentos feitos a fornecedores é uma tarefa que apenas poderia ser gerida com inclusão dos mesmos no próprio documento de Compra.

Com vista a facilitar a regularização dos Adiantamentos, criámos a partir da Versão 2011, para as Gamas PHC Corporate, PHC Advanced e PHC Enterprise, a funcionalidade de incluir os mesmos directamente nos Pagamentos.
 
Esta nova opção visa flexibilizar a regularização dos Adiantamentos e reflectir isso mesmo na gestão de conta corrente dos Fornecedores, já que passa a ser possível nos Pagamentos a Fornecedores fazer o encontro dos documentos de Compra e dos Adiantamentos lançados na conta corrente do respectivo Fornecedor.

Supondo por exemplo, como na imagem a seguir, que temos um Adiantamento a Fornecedor e que pretendemos abater o mesmo num Pagamento de uma Compra.
 
No Pagamento, ao premir o botão para chamar os movimentos de conta corrente, a aplicação vai disponibilizar não apenas os movimentos de conta corrente oriundos de documentos de Compras, mas também os diversos Adiantamentos que ainda não foram regularizados.
Com esta nova funcionalidade, poderá regularizar diversos movimentos de conta corrente de uma forma mais flexível e integrada.

Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Está a chegar a v2012 - Mensagens nos documentos


Está a chegar a v2012.

E com ela muitas e interessantes novidades.

Mensagens nos documentos

No módulo PHC POS é agora muito mais fácil incluir nos documentos emitidos uma mensagem previamente definida.

Desta forma, pode entregar aos clientes uma impressão do documento de facturação com uma mensagem personalizada.


 
Esteja atento às próximas novidades

quarta-feira, 23 de março de 2011

Fukushima, meu amor (*)

Talvez por ser nos antípodas, ou por termos as antenas viradas para outros grandes desastres pouco naturais (tais como as crises no governo, na Líbia e no Sporting), não temos prestado muita atenção ao que se passa no Japão, pouco mais de uma semana passada sobre o maremoto de dia 11.
No entanto, vale a pena colocar as coisas em perspectiva: será que nos andamos a preocupar com o que é realmente importante? E se nos calha o grau nove de Richter um dia destes aqui no nosso Banco de Gorringe? Pois, a interrogação correcta não é Se? mas Quando? Eu não quero estar cá para ver Portimão completamente arrasada pela onda, enquanto o ferry Armas é arrastado até à Senhora do Verde (cáspite! batam na madeira 3 vezes!).

Ao menos uma coisa não temos por aqui: centrais nucleares.
Como funciona uma central nuclear como a de Fukushima?
Basicamente, a central produz energia eléctrica por via do calor gerado pela fissão nuclear. Esta consiste na divisão de um átomo em dois, em que há libertação de calor e de neutrões. Outros átomos vão absorver estes neutrões, ficam instáveis, sofrem fissão, etc. Esta reacção em cadeia, que se alimenta a si própria, dá origem ao calor necessário para a contínua produção de vapor de água que movimenta as turbinas eléctricas.
O combustível utilizado, urânio enriquecido, continua a libertar muito calor mesmo depois de ser interrompido o processo de fissão, o que os técnicos conseguiram fazer. O que não estava previsto foi a falha dos sistemas de arrefecimento, normais (eléctricos) e de backup (a diesel). E assim, desde o dia do desastre é o que temos visto; explosões das paredes exteriores dos reactores devido ao hidrogénio acumulado, helicópteros a largar água do mar nos reactores, muitos técnicos sem rosto que já sacrificaram as suas vidas para tentar "acalmar o monstro".
Ninguém sabe neste momento o nível de exposição do combustível radioactivo à atmosfera, ao mar ou ao solo. Mas os sinais são sem dúvida preocupantes: hoje mesmo, o governo japonês anunciou que, em Tóquio, a quantidade de materiais radioactivos na água da torneira ultrapassou o limite considerado seguro para o consumo por crianças.

(*) Homenagem ao filme de Resnais

sexta-feira, 18 de março de 2011

Wetransfer


Sempre desejou enviar um video(s), imagem(s), música(s).....de grandes dimensões( MB ou GB) para os seus amigos ou familiares e não consegue, porque as contas de email são limitadas?!
Alegre-se!! Chegou a solução!! Wetransfer!!
Esta maravilha permite-nos enviar ficheiros até 2GB, por email e com confirmação de downloads efectuados..
Pode repetir a(s) "dose(s)" de envio, conforme o seu estado de espírito.

Dropbox


Um sucesso para todos os entusiastas digitais, viajantes e turistas!
O Dropbox é um software fácil de instalar e configurar.
Podemos sincronizar os nossos ficheiros, em computadores e telemóveis e partilhá-los através da Internet, com os nossos amigos e familiares.
Uma delícia a experimentar. Altamente recomendado!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Idirecto - Tracking de Acções de Utilizador

Medir o impacto das implementações nas acções dos utilizadores

Tem notado que as tarefas do seu dia-a-dia têm vindo a demorar mais tempo a serem executadas?

No sentido de o ajudar a melhorar os tempos de execução das tarefas do seu dia-a-dia, desenvolvemos a funcionalidade de Tracking de Acções de Utilizador que está disponível em todas as gamas do Software PHC CS, a partir da versão 2011.

Esta funcionalidade permite ao supervisor verificar todas as acções de utilizador, como por exemplo "Regras de utilizador" que sejam executadas ao gravar um fornecedor, "Valores por defeito" ao introduzir um cliente, entre outras situações, no sentido de poder optimizá-las. O objectivo é evitar a eventual lentidão na execução dessas tarefas.

Pode aceder ao ecrã de Tracking de Acções de Utilizador através do menu Supervisor -» Framework PHC.

Para registar o tempo de execução das acções de utilizador, apenas tem de seleccionar uma pasta, introduzir o nome do ficheiro onde guardar o registo das acções e depois "Iniciar Tracking".
Para fazer uma Pausa no registo de acções de utilizador, apenas tem de clicar em "Parar Tracking", manter o ecrã aberto e assim que pretender, voltar a iniciar o registo clicando em "Iniciar Tracking".

Se clicar em "Parar Tracking" e "Sair" do ecrã, o tracking é terminado.

Neste ecrã também pode consultar os registos que foram recolhidos até então, bastando para isso clicar no botão "Consultar Registos".
 
Posteriormente, pode consultar estes registos a partir do ficheiro criado e referido anteriormente.

Como pode ver, o Tracking de Acções de Utilizador é de grande utilidade pois regista todas as acções de utilizador e a sua duração para que o supervisor possa observar as implementações efectuadas no software e tomar decisões sobre que áreas podem ser melhoradas. O objectivo é tentar obter sempre a melhor performance no código de utilizador implementado.

Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

terça-feira, 15 de março de 2011

Internet Explorer 9.0

A nova versão do popular browser da microsoft chegou a Portugal.






9 razões para obter o Internet Explorer 9
Internet Explorer 9 proporciona a melhor experiência Web para o Windows. Eis as razões principais para o obter hoje mesmo.


1 - Experiência de navegação rápida — o texto, vídeo e gráficos acelerados por hardware permitem que os sites tenham um desempenho semelhante aos programas que estão instalados no seu computador.


2 - Design optimizado e simplificado — proporciona-lhe os controlos básicos de que necessita e põe o foco nos seus sites.


3 - Os seus favoritos a um clique de distância — a funcionalidade Sites Afixados permite-lhe aceder aos sites favoritos a partir da barra de tarefas do Windows, sem ter de abrir primeiro o browser.


4 - Barra de endereço e pesquisa combinada — aceda a um site ou inicie uma pesquisa, tudo no mesmo local.


5 - Página Novo Separador redesenhada — agora, pode aceder rapidamente aos sites que visita mais frequentemente, reabrir os separadores fechados ou a última sessão de navegação, ou iniciar uma sessão de Navegação InPrivate.


6 - Integração com o Windows 7 — com as funcionalidades Ajustar, Sites Afixados e Listas de Atalhos, juntamente com os controlos de pré-visualização de miniaturas, permitem que o Internet Explorer 9 e o Windows 7 proporcionem a melhor experiência Web para o Windows.


7 - Gestão de suplementos melhorada — a Classificação de Desempenho dos Suplementos informa-o se um suplemento estiver a tornar o browser mais lento e permite desactivar ou remover esse suplemento, ajudando a garantir que o seu browser não perde velocidade.


8 - Ajuda a controlar a sua privacidade — a Protecção de Controlo permite-lhe limitar a comunicação do browser com determinados sites para o ajudar a assegurar a privacidade das suas informações.


9 - Mantém os seus downloads em ordem — o Gestor de Downloads mantém uma lista actualizada dos ficheiros que transferiu a partir da Internet, avisa-o quando um ficheiro pode ser malicioso e permite-lhe colocar em pausa e reiniciar transferências.

Pode efectuar o download directamente aqui

segunda-feira, 14 de março de 2011

PHC - Está a chegar a v2012


Está a chegar a v2012.

E com ela muitas e interessantes novidades.


Limpa registos das tabelas seleccionadas na cópia de BD

A partir de agora pode criar uma cópia da base de dados actual, mas sem registos nas tabelas de movimentos.

Na prática vai criar uma nova base de dados com os mesmos clientes, artigos, plano de contas, etc., pronta a trabalhar mas sem quaisquer movimentos lançados.


Esteja atento às próximas novidades

Idirecto - Condições de Pagamento

Dias de Pagamento e Meses de Não Pagamento

Já algum dia teve necessidade de definir dias fixos de pagamento para os seus clientes? E definir meses de não pagamento devido a situações específicas, como o caso dos períodos de férias em que muitas empresas fecham e os clientes não efectuam pagamentos?

A partir da Versão 2011, disponibilizamos em todas as nossas gamas a opção de definir "Dias de pagamento" e "Meses de não pagamento" de modo a personalizar o período exacto de vencimento de uma factura de forma simples, bastando para isso criar uma "Condição de Pagamento" e associá-la à ficha de cliente.

Estas opções vêm complementar o período de vencimento já existente na ficha do cliente que, por si só, já permitia definir um período de vencimento para emissão da facturação.

Vejamos o seguinte exemplo:

Estamos no dia 20 de Julho de 2010 e pretendemos emitir uma factura a um cliente que tem como condições o pagamento sempre no dia 15 de cada mês, sendo que no mês de Agosto não efectua pagamentos pois a sua empresa está encerrada para férias.

Pretende-se que a data de vencimento da factura tenha em consideração estas condições.

Criando a condição de pagamento e associando-a à ficha do cliente, passaríamos a ter como data de vencimento da factura o dia 15 de Setembro de 2010, pois no dia 15 de Agosto de 2010 foi definido como um mês de não pagamento nas condições acima referidas.


Note que a condição de pagamento pode ter um dia ou um mês de não pagamento específico, bem como vários, bastando para isso indicar os vários dias e meses separados por vírgula.

Esta opção está também disponível no ecrã de fornecedores, sendo o seu modo de funcionamento idêntico ao do ecrã de clientes.

Desta forma consegue gerir os vários períodos de vencimento dos seus clientes/fornecedores, contribuindo assim para uma melhor gestão da sua tesouraria.

Esperamos que esta informação lhe seja útil, sugerindo que fique atento às próximas edições da iDirecto.

domingo, 13 de março de 2011

Compras Online

O aniversário da minha mãe foi este mês e eu dei por mim a comprar a sua oferta online. Achei que poderia fazer um artigo aqui no blogue sobre alguns dos sites que já utilizei para comprar online.

Este ano a minha mãe foi festejar o seu aniversário com um passeio pelo Porto. Como não foi possível acompanha-la, resolvi pesquisar uma florista no Porto que fizesse entregas de flores. A ideia era telefonar, mas facilmente encontrei vários sites de floristas que disponibilizam este serviço. Optei pelo site www.webflor.pt. As principais razões que me levaram a optar por este site, foram: A variedade de produtos e o facto de puder encomendar para ser entregue no mesmo dia. A encomenda foi fácil de realizar, o pagamento com cartão de crédito funcionou sem problemas, e o mais importante foi que a minha mãe recebeu as flores no seu quarto de hotel no dia do seu aniversário.

Outra loja online que utilizo é a www.merceariabio.pt. Uma das dificuldades que senti na minha primeira encomenda (e apesar de conhecer bem o site e a equipa da mercearia bio) foi indicar as quantidades quando estava a encomendar artigos como alface e abóbora… Mas os campos de observações são uma grande ajuda. O facto de o pagamento ser efectuado aquando da entrega, aumenta a confiança, e a qualidade dos produtos é uma grande mais-valia.

Encontram-se entre os produtos que compro normalmente online as cápsulas do café Nespresso, livros, voos de avião (principalmente em companhias low cost que encontro facilmente no site alma de viajante), reservas de hotéis, etc.

Tenho a certeza que o número de compras que faço online irá crescer, e uma das razões é que, até hoje, só tive experiência positivas quando utilizei este tipo de serviço.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Vírus do Ano 2010

Como habitual, a Panda Security encerra o ano com uma análise sobre os vírus e ameaças que mais se destacaram ao longo dos últimos 12 meses. E este ano não foi tarefa fácil.

Mais uma vez, não se trata de uma lista das ameaças mais prevalentes nem das que causaram mais infecções. Estas são as ameaças que, por algum motivo em particular, despertaram mais a atenção.

Estes são o TOP vírus de 2010:

- O controlador de Mac’s: este título foi ganho por um programa de controlo remoto com o nome HellRaiser.A. Afecta apenas sistemas Mac e necessita do consentimento dos utilizadores para se instalar nos computadores. Após instalado, consegue fornecer o controlo remoto do sistema e realizar uma multiplicidade de acções, inclusive abrir a bandeja do DVD!

- O Bom Samaritano: certamente, muitos já sabem de qual se trata… O Bredolab.Y disfarça-se de um mensagem do Suporte da Microsoft alertando para a necessidade de instalar de imediato uma correcção de segurança para o Outlook… Mas se o fizer, estará a instalar o rogueware SecurityTool, que começará a alertá-lo para o facto do seu sistema se encontrar infectado e que para resolver a situação deverá comprar uma determinada solução online. Obviamente, se pagar pelo programa nunca o receberá nem resolverá o problema (que na realidade não existe), e ficará sem o seu dinheiro…


- O poliglota do ano: que nos encontramos numa época difícil, não há dúvidas… É que os hackers têm que se adaptar às novas tendências e fazer tudo o que for possível para encontrar novas vítimas, é garantido. E para enganar os utilizadores vão bem longe, chegando a aprender novos idiomas. Neste contexto, o nosso prémio para poliglota do ano vai para o MSNWorm.IE.

Este vírus, que só por si não representa uma grande ameaça, distribui-se pelo Messenger com um link que tenta atrair os utilizadores a visualizar uma fotografia… numa mensagem disponível em 18 idiomas!

Portanto, quem pretender saber como se diz “Vê esta foto” noutros idiomas, aqui tem uma lista que poupará bastante trabalho de pesquisa:

Espanhol: mira esta fotografia

Inglês: seen this??

look at this picture

Português: olhar para esta foto

Francês: regardez cette photo

Alemão: schau mal das foto an

Italiano: guardare quest’immagine

Holandês: bekijk deze foto

Sueco: titta pσ min bild

Dinamarquês: ser pσ dette billede

Norueguês: se pσ dette bildet

Finlandês: katso tΣtΣ kuvaa

Esloveno: poglej to fotografijo

Eslovaco: pozrite sa na tto fotografiu

Checo: podφvejte se na mou fotku

Polaco: spojrzec na to zdjecie

Romeno: uita-te la aceasta fotografie

Húngaro: nΘzd meg a kΘpet

Turco: bu resmi bakmak



- O mais audaz: este ano, o prémio vai para o Stuxnet.A. Se tivéssemos que escolher uma banda sonora para este vírus, seria algo como o tema da “Missão Impossível” ou de “O Santo”. Este código malicioso foi desenvolvido para afectar sistemas SCADA, isto é, infra-estruturas críticas. O worm explora uma vulnerabilidade da Microsoft para se distribuir através de dispositivos USB, dirigindo-se ao reactor de centrais nucleares… Digno de um argumento de Hollywood.

- O mais incómodo: recorda-se como eram os vírus antigamente? Aqueles que perguntavam: “Tem a certeza que deseja encerrar o programa?Sim - Não”?. E independentemente da opção em que clicava, voltava a surgir a mesma janela constantemente? Era o suficiente para esgotar a paciência de qualquer um… Pois, é exactamente isso que o Oscarbot.YQ faz. Após instalado, comece a preparar-se porque vai deixá-lo louco… Cada vez que o encerrar, outra janela surgirá com outra questão, ou abrir-se-á uma janela do browser… É sem dúvida o mais incómodo de todos.


- O mais seguro: o Clippo.A, um nome que poderá recordar a alguns utilizadores o “Clippy”, o nome dado ao assistente do Microsoft Office que tem a imagem de um clip, é o mais seguro dos worms: após instalado num computador, protege todos os documentos do MS Office com password. Como resultado, quando um utilizador os tenta abrir fica impossibilitado por não possuir a respectiva password. E porque motivo o faz? O mais estranho é que é por… nenhum motivo! Não exige pagamentos de resgate, os utilizadores não são abordados com tentativas de comprar algo… Existe somente para o aborrecer, e como não demonstra quaisquer sintomas visíveis, deixa os utilizadores extremamente preocupados.

- A vítima da crise: o Ramsom.AB. A crise económica está a afectar muita gente em todo o mundo, e isso verifica-se proporcionalmente no mundo do ciber-crime.

Há alguns anos atrás, qualquer ransomware (programas que bloqueiam computadores exigindo o pagamento de um resgate para os libertar) digno deste nome, exigiria uma quantia considerável, acima dos 300 dólares.

Agora, com a crise, a recessão e a competição entre ciber-criminosos, todos são afectados, mesmo os hackers. Assim, e por apenas 12 dólares, proporcionam a qualquer um, uma ferramenta para supostamente tomar o controlo do seu computador.

São tempos difíceis…

- O mais mentiroso: este ano, esta distinção vai para o SecurityEssentials2010 (o antivírus falso, e não o legítimo pertencente à Microsoft). Este inclui-se na categoria de adware mas age como qualquer outro falso antivírus.

Alerta às vítimas que os seus computadores estão infectados e sob perigo, e não pára com os avisos até que a solução seja comprada pelo utilizador. Assim, actua como qualquer outro rogueware, mas o design é tão convincente, com mensagens e janelas aparentemente autênticas, que o colocou no Top 10 das infecções deste ano.

Por isso, não acredite em tudo o que vê!



Para encerrar a lista dos vírus mais curiosos de 2010, queremos destacar o insecto do ano: a botnet Mariposa (Butterfly), desmantelada em Março e que levou à detenção dos seus criadores, graças à colaboração entre a Panda Security, as autoridades Espanholas, o FBI e a Defense Intelligence… Tal como um verdadeiro insecto, “alimentava-se” dos computadores dos utilizadores afectados, propagando-se de um para outro… comprometendo um total de 13 milhões de computadores em todo o mundo.

Este é um “insecto” com o qual você nunca se quererá cruzar, nem o seu computador.

Caso este post o tenha deixado preocupado saiba que a PANDA têm neste momento o anti-virus mais eficaz e leve do mercado.