Gestão Patrimonial Eficiente
Um factor imprescindível numa Gestão Patrimonial eficiente é o correcto controlo dos seus bens. Ligado a esta Gestão Patrimonial eficiente está o inventário físico de bens do imobilizado.
No processo de inventário físico dos seus bens, pretende-se a verificação, de forma simples e rápida, de desvios entre uma contagem física dos seus bens e os dados contabilísticos registados na sua aplicação informática.
Para tal, o módulo PHC Imobilizado permite, através da opção "Inventário Físico de Bens Imobilizados", efectuar essa operação. Esta funcionalidade está disponível a partir da versão 2006, em todas as gamas do Software PHC.
Ao aceder a este ecrã devem ser introduzidos todos os dados relacionados com a contagem física efectuada. Dados esses que passam pela descrição do inventário realizado, a data a que o mesmo se refere, a referência dos bens existentes na tabela de bens (sendo a descrição do bem automaticamente assumida pela aplicação) e o número de elementos que constituem cada bem.
Podemos ainda exportar para diversos formatos (XLS, DBF, ASCII, LOTUS 123 e ASCII separado por vírgula) os dados do nosso Inventário Físico e visualizar e/ou imprimir relatórios de Inventário Físico.
Estes relatórios serão análises efectuadas entre aquilo que foi lançado no Inventário Físico de bens e o que existe lançado na base de dados na tabela de bens.
Podemos então, a partir desta análise, visualizar ou imprimir os desvios encontrados entre as referências introduzidas no Inventário Físico e o que existe na tabela de Bens. Para finalizar temos ainda a possibilidade de configurar e imprimir as respectivas etiquetas de identificação dos bens a partir da tabela de bens.
Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.
Sem comentários:
Enviar um comentário