sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

E-mails de Boas Festas

Está a chegar a época de Natal e todos queremos enviar aos nossos parceiros de negócios os votos de boas festas. Temos a hipótese do tradicional postal de Natal, ou utilizando as novas tecnologias disponíveis como e-mail.

Para a opção de enviar por e-mail temos várias opções:
  • Enviar o e-mail colocando todos os contactos no campo “Para” da mensagem de e-mail – Não utilize esta opção. Além de divulgar a sua lista de contactos, em geral as pessoas não gostam de ver o seu e-mail divulgado a terceiros.
  • Enviar o e-mail colocando todos os contactos no campo “Bcc” da mensagem de e-mail – esta opção é viável, mas a maioria dos softwares anti-spam move este tipo de mensagem para a pasta de SPAM ou apaga-a automaticamente. A percentagem de contactos que irá realmente receber a mensagem é muito reduzida.
  • Ou utilize o seu software PHC para envia-la. É muito fácil. Vou explicar como:

Em primeiro lugar aceda ao menu sistema -> manutenção personalizada. No separador “opções de e-mail” active a opção “Usa Redenption. Não faz perguntas de segurança do Outlook.”

Agora aceda à opção “Assistente de e-mail e SMS” disponível no menu Gestão (e também no CRM, Suporte, Pessoal, conforme os módulos PHC que tiver acesso). Depois de ler as instruções iniciais, clique em "Próximo".

Seleccione as opções “e-mail” e “criar novo e-mail” e clique em “Próximo”;

Como exemplo vamos enviar para todos os nossos clientes activos, mas pode envias aos fornecedores, contactos, funcionários, etc. Portanto, vamos escolher a tabela “Clientes” na parte esquerda do ecrã e clicar em “Próximo”.


Nesta janela podemos definir um filtro à tabela clientes. Podemos utilizar um filtro já existente, ou criar um novo. Se não incluirmos filtro nenhum nesta janela, o e-mail será enviado para todos os clientes com e-mail. Clicar em “Próximo”.


Esta janela é a mais importante do processo. Na área “campos comuns” procure e seleccione o campo “e-mail”. Com um duplo clique no campo “e-mail”, deverá aparecer no campo “Para/To” o código “§EMAIL§”, como está ilustrado na figura seguinte. Seleccione também a opção “um a um” deixando as restantes em branco. Garanta que estas opções estão correctamente seleccionadas e clique em “Próximo”.

Nesta janela preencha o assunto e o corpo com a sua mensagem de natal. No final, clicar em “Próximo”.

Nesta fase poderá anexar qualquer ficheiro ao e-mail enviado. Basta selecciona-lo e “Próximo”.


Confirme os dados, se pretender poderá pré-visualizar o e-mail utilizando o botão no canto inferior direito. Se tudo estiver correcto clique em “Terminar”.

De seguida devemos escolher se queremos guardar este e-mail para posterior utilização. Podemos dar um nome e clicar em OK para guardar ou escolher a opção cancelar.

E terminámos, o Outlook vai começar a enviar muitos e-mails, um para cada um dos seus clientes.

Utilize para enviar os seus votos de Boas Festas a todos os parceiros. Para a próxima semana vou mostrar-vos como podem enviar os e-mails com uma imagem.


Sem comentários:

Enviar um comentário