quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Idirecto - Dossiers Internos de Avenças

Emissão periódica de avenças ou quotas

Os Dossiers Internos são documentos internos que permitem aos utilizadores realizarem através deles operações que são uma mais-valia para um circuito simples de gestão e em que o utilizador pode através dos mesmos adaptar o seu negócio, de uma forma simples, às suas necessidades mais específicas.

É possível aos utilizadores alterarem tanto as configurações dos Dossiers Internos já existentes, como também criarem novos tipos de Dossiers com a configuração que desejarem (campos, movimentação de stocks, etc.)

Eis alguns exemplos de Dossiers Internos: Folhas de Obra, Propostas/Orçamentos, Pedidos de Preços a Fornecedores, Transferências entre Armazéns, Consumo Interno, Encomendas (de clientes e a fornecedores), etc.

Apesar dos Dossiers Internos não movimentarem contas correntes, é possível utilizá-los para emitir automaticamente Documentos de Facturação.

Caso possua o módulo PHC Gestão CS, existe uma funcionalidade na configuração dos Dossiers Internos designada por "É um dossier de avenças ou quotas"

Através dela poderemos assim criar um novo tipo de Dossier Interno em que tendo esta opção activa é possível definir no separador "Outros Dados" do próprio Dossier qual a periodicidade para facturação. Assim, ao proceder à Emissão Automática de Facturação (menu Gestão, Outras opções de Clientes), podem emitir-se automaticamente documentos de facturação com base nos Dossiers Internos de avenças ou quotas.

Para facilitar a facturação mensal das avenças, podemos também utilizar variáveis nas linhas do Dossier Interno de avenças, para que na Emissão Automática de Facturação as variáveis sejam substituídas pela informação correcta, nomeadamente, a que mês (#MES#####), a que ano (#ANO#), a que trimestre (#TR#) e a que semestre (#SE#) do período se pretende facturar a Avença.

Ao proceder à Emissão Automática de Facturação, a aplicação vai comparar a data da última facturação de cada avença com a periodicidade definida e emitirá os documentos que cumprirem os critérios previamente estabelecidos. Depois, bastará imprimir ou enviar por correio electrónico, de seguida, todos os documentos emitidos.

Através do Dossier Interno de Avenças ou Quotas podemos simplificar e automatizar um processo de facturação periódica, que poderá ser utilizado para várias finalidades, desde prestações periódicas, quotas, colectividades ou associações, contratos de manutenção, alugueres, etc.

Desta forma simples e rápida poderá adaptar os Dossiers Internos às necessidades específicas do seu negócio.

Contamos que lhe seja útil esta informação, esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário