segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Idirecto - Configurações de envio de e-mails directos

Saiba como configurar o envio de e-mails a partir do Software
 
Hoje em dia, o uso do e-mail é uma acção tão banal que nem temos a noção do que isso implica.

Vamos pois dar-vos a conhecer uma das muitas novidades da Versão 2011, que consiste no envio de e-mails sem ser necessário termos um cliente de e-mail instalado no computador.

Esta funcionalidade chama-se Envio de e-mails directos.

A parametrização necessária é muito simples bastando para isso aceder à "Manutenção personalizada", separador "Opções de Mail".

Vamos utilizar a título de exemplo uma conta do Gmail. Para este caso, conforme podemos ver na imagem acima, apenas temos de colocar o visto na opção "Envia emails directos", indicar o "Servidor de E-Mail (SMTP)", colocar o número da "Porta", que no caso do Gmail é a 587, em "Tipo de Ligação Segura" devemos escolher TSL e, por último, indicar o "Utilizador" e respectiva "Password".

Nota: O endereço de e-mail da ficha do respectivo utilizador deverá estar preenchido.

De salientar que os dados anteriores referentes ao Servidor de E-mail SMTP, número da Porta e tipo de ligação, dizem respeito a título de exemplo a uma conta do Gmail.

Por fim, e de forma a verificarmos se está tudo bem, deveremos clicar no botão que diz "Testar E-Mail", onde nos será apresentada a seguinte mensagem.

Chamamos a atenção para o facto destas mesmas configurações também estarem disponíveis no menu "Sistema", em "Parâmetros", "E-Mail".

Caso pretenda que as mesmas sejam ignoradas e passem a ser usadas as configurações definidas em "Manutenção personalizada", separador "Opções de Mail", então deverá activar a opção que diz "Sobrepõe Dados dos Parâmetros".
Contamos que esta informação lhe seja útil, esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário