terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dicas para evitar problemas de saúde ao usar o computador

Hoje em dia passamos a maior parte do dia sentados em frete a um computador. A falta de atenção com a forma como posicionamos o nosso corpo pode ocasionar, dores de costas e mau estar, ou até mesmo doenças profissionais, que um pouco de cuidado e atenção podem prevenir.
Como nunca é demais relembrar, aqui vão alguns conselhos para quem utiliza um computador no seu dia-a-dia de trabalho.

Cuide de sua postura

    Sentado, mantenha suas costas rectas, de forma que estas se apoiem no encosto da cadeira (não use cadeiras sem encosto ou com encosto pequeno). Não deixe os ombros caídos e não adiante as pernas de forma que seus pés fiquem muito à frente da linha dos joelhos, como se fosse se deitar. Deixe suas coxas posicionadas no assento da cadeira.


Os pés devem ficar completamente no chão, ou seja, não podem ficar inclinados, com somente os dedos tocando a superfície. Caso a cadeira seja muito alta, use um apoio para os pés.


Mantenha os cotovelos alinhados com os pulsos

Dê preferência a cadeiras que tenham apoios para os braços, de forma que os cotovelos não fiquem abaixo da linha dos pulsos. Dessa maneira, consegue usar todo o braço para manipular o teclado e o rato. Os pulsos também não podem ficar muito abaixo da linha dos dedos.



Monitor

Mantenha o monitor numa posição frontal ao seu rosto, de forma que não tenha que levantar a cabeça ou girá-la para ver a tela do computador.

mantenha uma distância de pelo menos 50 cm do ecrã. Ajuste os níveis de contraste e de brilho do monitor e use modelos que ofereçam boa qualidade visual.

Levante-se!

Não é bom para o corpo permanecer muito tempo numa mesma posição. Por isso, levanta-se a cada 50 minutos. Se, por exemplo, estiver em um escritório, vá à casa de banho ou vá beber água.

Algum desconforto? Vá ao médico!
Se sentir, por exemplo, dor ou formigueiro nas costas e nos braços, visão cansada ou frequentemente irritada após o uso do computador, não hesite, vá ao médico! Esses são sinais de alerta que o seu corpo está dando e, se não der a devida atenção ao problema, poderá ter uma lesão que se agrava com o passar do tempo.
Por fim, é recomendável fazer exercícios físicos e alongamentos. Para isso, procure orientação profissional para executar essas actividades de maneira correcta e segura.

Sem comentários:

Enviar um comentário