quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Idirecto - Mantenha a numeração dos documentos

Configure os Documentos de facturação e Dossiers de forma a manter a numeração na mudança de ano

Quantas vezes já pensou que seria útil e mais simples se pudesse ter uma opção para manter a numeração dos seus Documentos de facturação e Dossiers internos quando efectua a mudança de ano?

A partir da versão 2011 e nas gamas PHC Corporate, PHC Advanced e PHC Enterprise, já existe uma configuração para os diversos tipos de Documentos de Facturação e para os vários tipos de Dossiers internos, que permite manter a mesma numeração dos documentos quando se procede à mudança de ano.

Para efectuar esta parametrização, basta aceder à respectiva configuração em Tabelas - Gestão - Documentos de Facturação, ou clicar o botão direito do rato em cima do nome do Documento de facturação, e depois na pasta "Configuração", activar a opção "Manter número sequencial na mudança de ano"

Esta configuração é idêntica para os Dossier internos, podendo aceder à configuração dos mesmos em Tabelas - Gestão - Dossiers Internos ou clicando o botão direito do rato em cima do nome do Dossier interno.

A partir deste momento, quando se efectua um novo documento, que tenha a opção activa, a numeração do mesmo será sempre sequencial, mesmo que o novo documento seja criado com uma data do ano seguinte, por exemplo a 1 de Janeiro de 2011.

Como podemos observar no exemplo anterior, foi emitida a primeira Factura do ano 2011, mas a numeração manteve-se sequencial. O mesmo sucede para os Dossiers internos, caso tenham a mesma configuração activa.

Desta forma já é possível garantir a continuação da numeração de uma forma simples e rápida, podendo definir para cada tipo de Documento de facturação ou para cada tipo de Dossier interno, se deve manter o número que transita do
ano anterior ou se pretende uma numeração nova no início de cada ano.

Esperamos que esta funcionalidade contribua para o melhoramento dos seus processos internos e esperamos contar consigo nos próximos números da iDirecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário