quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Idirecto:Dicas para as Impressões Definidas pelo Utilizador


Conheça alguns truques para facilitar o desenho dos IDUs


Conheça alguns truques para facilitar o desenho dos IDUs Gosta de personalizar as impressões dos seus documentos? Deseja conhecer algumas dicas que permitem agilizar o processo e facilitar o manuseamento de alguns objectos nas Impressões Definidas pelo Utilizador (IDUs)?

 No sentido de o ajudar na construção e alteração das impressões, damos-lhe a conhecer algumas dicas que poderá utilizar na elaboração dos seus IDUs.


Esta funcionalidade existe em todas as gamas do Software PHC. Para aceder ao desenho de um IDU, deve estar no ecrã onde deseja criar ou alterar a impressão e clicar com o botão direito do rato no botão “Imprimir”, sendo necessário ter um registo activo no ecrã. Alternativamente pode aceder ao menu “Opções diversas” e em “Mapas e Impressões” escolher “Desenho de Impressões Definidas”. 

As IDUs estão divididas em dois tipos de desenho: mono-página e multi-página. Desta forma, ao desenhar por exemplo a impressão da ficha de um cliente ou de um artigo, terá apenas uma banda separadora no desenho e onde serão colocados todos os objectos que desejar incluir. Nos documentos, como por exemplo na Factura ou na Encomenda, já terá disponíveis diversas bandas separadoras, tais como: cabeçalho, linhas, rodapé, entre outras. Esta questão prende-se com o facto de os documentos possuírem várias áreas, tais como: o cabeçalho do documento (onde por exemplo consta o nome do cliente), as linhas do documento (onde geralmente são colocados os artigos ou serviços) e ainda o rodapé com os Totais.

A primeira dica que gostaríamos de partilhar consigo, tem a ver com o posicionamento ou selecção de objectos. Por vezes é mais fácil podermos trabalhar sem a presença das bandas separadoras no IDU. Assim sendo, basta fazer CTRL+H para ocultar ou mostrar as mesmas. 



 Como se pode ver pela imagem anterior do IDU da Factura, foram ocultadas as diversas bandas separadoras do desenho, permitindo desta forma efectuar algumas operações de forma mais fácil. De notar que esta situação é apenas uma alteração em termos visuais, mantendo-se naturalmente a divisão entre as diversas áreas do IDU.

Outra forma de tornar o processo de desenho ainda mais simples é a possibilidade de deslocar ou redimensionar objectos com a ajuda do teclado. Desta forma poderá em algumas ocasiões prescindir do rato e usar as seguintes combinações de teclas:
- Teclas do cursor, para mover um ou diversos objectos para a direita, para a esquerda, para cima ou para baixo;
- Shift+Tecla de cursor para a direita, para aumentar a largura de um objecto;
- Shift+Tecla de cursor para a esquerda, para diminuir a largura de um objecto;
- Shift+Tecla de cursor para a baixo, para aumentar a altura de um objecto;
- Shift+Tecla de cursor para a cima, para diminuir a altura de um objecto;

Para que possa efectuar estas operações é necessário ter seleccionado um ou diversos objectos no seu IDU. Esta tarefa também pode ser efectuada de diversas formas:
- Para seleccionar todos os objectos do IDU, basta aceder ao menu “Editar” e escolher a opção ”Seleccionar todos”.
 - Para seleccionar diversos objectos no IDU pode escolher o primeiro objecto, clicando em cima do mesmo, e com a tecla Shift pressionado, clicar em cima de outro objecto para que o mesmo também fique seleccionado.
- Alternativamente pode usar o rato para de uma forma rápida escolher diversos objectos. Para tal basta clicar o botão esquerdo do rato ao lado de um dos objectos e depois arrastar o rato de forma a abranger os restantes objectos que deseja seleccionar, tal como é ilustrado na imagem seguinte.




 A imagem anterior mostra que não é necessário abranger os objectos na sua totalidade, pois basta apenas incluí-los parcialmente no rectângulo de selecção para que os mesmos fiquem seleccionados.

Outra dica útil para o desenho das impressões tem a ver com as linhas horizontais e verticais, que serve para delimitar a informação dos documentos. Para tornar a impressão mais apelativa, é comum que o utilizador coloque os diversos objectos contidos em figuras geométricas ou separados por linhas.

Para que possa desenhar o seu IDU dessa forma, deve ter em consideração alguns pontos:
A linha horizontal inferior, a que fica no fim da impressão de todos os artigos ou serviços, deve estar colocada após a banda separadora das Linhas, como aliás se pode ver na imagem anterior. Quanto às linhas verticais, as que separam as colunas Referência, Designação, Quantidade, etc., as mesmas devem ir além da linha vertical inferior, ou seja, as linhas verticais começam na banda separadora “Cabeçalho das linhas” e terminam já dentro da área referente à banda “Rodapé das Linhas”, passando por baixo da banda separador “Linhas”. Esta situação está bem visível na imagem anterior, onde se pode confirmar que a linha horizontal azul e as linhas verticais estão posicionadas dentro do Rodapé das Linhas.

Deve-se ter sempre em conta que a movimentação das bandas separadoras está sujeita ao posicionamento dos objectos, ou seja, não se pode mover uma banda para cima de um objecto. Vejamos o exemplo na seguinte imagem.

   



Como se pode observar na imagem anterior, o sistema não permite mover a banda das Linhas mais para cima, uma vez que existem diversas linhas verticais desenhadas nessa área. Para poder movimentar a banda das Linhas, é necessário diminuir a altura das linhas verticais. Desta forma já se poderá colocar a banda na posição desejada. Por fim poderá aumentar novamente a altura das linhas verticais, para elas ficarem com o dimensionamento desejado.

Contamos que lhe seja útil esta informação, e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

Até à próxima,



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A BUKRS no BNI


Como já foi colocado anteriormente a BUKRS é membro do grupo BNI Desafio em Portimão.

Para quem não conhece o conceito quero referir que o objectivo destes grupos BNI é a passagem de referências de negócio.

Básicamente o BNI é para as empresas e empresários que querem mais e melhores negócio.

Deixo-vos algumas imagens deste grandioso grupo de partilha.



Podem seguir mais actividades deste Desafio no Facebook, convido-vos a visitar a página e a clicar no botão de gosto.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Idirecto: Referências Multibanco


Gerar referências automaticamente nos documentos de facturação


Da parceria entre a PHC e a EasyPay – empresa de referência na área dos pagamentos por multibanco – resultou uma nova funcionalidade, que permite gerar referências multibanco de forma simples para as facturas a emitir aos Clientes.
 
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Esta funcionalidade encontra-se disponível para todos os utilizadores do PHC Gestão CS, a partir da versão 2013, em qualquer uma das gamas, PHC Corporate CS, PHC Advanced CS ou PHC Enterprise CS.

Primeiramente deve aderir ao serviço da EasyPay por meio de um contrato estabelecido entre as partes. Resultante desse contrato será fornecido um conjunto de dados que deve introduzir nos seguintes Parâmetros do Software PHC: “Código de validação”, “Entidade”, “Nome do Utilizador” e “URL do serviço de referências multibanco”.

Depois deve indicar que documentos de facturação utilizam referências multibanco. Para isso apenas tem de aceder ao ecrã de Configuração de Documentos de Facturação, seleccionar os documentos pretendidos e activar a opção “Utiliza Referências Multibanco/Easypay”.

De seguida deve aceder à ficha dos seus Clientes e activar a opção “Gera Referências Multibanco automaticamente” para que sejam geradas de forma automática as referências multibanco aquando da Facturação.

Por exemplo:
Se lançar um documento de facturação para um Cliente que tenha na sua ficha a opção “Gera Referências Multibanco automaticamente” activa, irá verificar ao gravar o documento que os campos “Entidade”, “Referência Multibanco” e “Valor a pagar” são preenchidos de forma automática.


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Se o documento for lançado com a mesma opção inactiva, ao gravar o documento os campos acima referidos não são preenchidos. De qualquer modo, pode posteriormente preenchê-los de forma automática ao fazer clique no botão “Gerar MB” no documento de facturação.

Os campos “Referência multibanco paga” e “Data de pagamento” são preenchidos automaticamente assim que é emitido um recibo para a factura em causa.

Utilizar as Referências Multibanco vai permitir-lhe maior rapidez nos recebimentos, maior eficiência de processos e redução dos custos administrativos.
Contamos que esta informação lhe seja útil, sugerindo que fique atento às próximas edições da iDirecto.


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

iDirecto - Referências Alternativas em Artigos

Visualização do stock de cada Referência Alternativa


 As referências alternativas são uma funcionalidade do módulo PHC Gestão CS (disponível em todas as Gamas do PHC CS) que permitem ao utilizador definir um conjunto de referências de artigos que, pelas suas características, são em tudo similares a outros artigos da empresa, permitindo assim ao utilizador substituí-los em determinadas situações. 


Um exemplo da mais-valia desta funcionalidade é a situação em que o utilizador ao facturar se depara com a ruptura de stock de um artigo. Neste caso ele tem a possibilidade de escolher um artigo substituto, podendo assim prosseguir com a facturação. 

A partir da Versão 2013 do PHC Gestão CS esta funcionalidade foi melhorada e passou a disponibilizar no ecrã de Referências Alternativas a coluna “Stock”, permitindo ao utilizador verificar o stock existente de cada Referência Alternativa. 


 

Ao consultar as Referências Alternativas de um artigo passou também a ser possível navegar para a respectiva ficha de stocks das Referências Alternativas, através de duplo clique na coluna “Referência”. 

Através desta melhoria, o utilizador passa a ter mais facilidade no acesso à informação sobre o stock das Referências Alternativas, bem como uma maior interacção na navegação entre as respectivas Referências. 

Contamos que esta informação lhe seja útil, sugerindo que fique atento às próximas edições da iDirecto.