sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

iDirecto - Mapas de Resumo de IVA

Simplicidade nas listagens de facturação, descontos e impostos

Uma larga maioria de organizações tem uma necessidade comum, decorrente de uma contabilidade organizada, os Mapas de Resumo de IVA.

Actualmente, em termos de análise de facturação, existem análises anuais com os valores totais de facturação por cliente. No entanto, o que se pretende nestes mapas são análises por tipo de documento de facturação, indicando todos os descontos e impostos (Ecovalor, IVA, IECT...) incluídos no documento de facturação em questão.
 
Estes mapas permitem que o gestor fique com uma noção do valor total de facturação e respectivos descontos e impostos. Poderá também ajudar no apuramento do IVA, embora já exista uma simulação do apuramento que permite efectuar este cálculo.
 
Assim, estas listagens podem perfeitamente ser criadas nos Mapas Definidos, no ecrã de documentos de facturação, uma vez que existem todos os campos necessários para a elaboração das mesmas.

Vamos fornecer dois exemplos: o primeiro é um Mapa Definido de cabeçalhos de documentos de facturação, que designámos por “Mapa de IVA por Documento” que contém, documento a documento, todos os documentos e impostos.
 
Para construir o referido Mapa é necessário:
 
Filtro:
-Data do Documento Entre ««variável»»
-Nome do cliente diferente de (vazio)
Campos:
-Nome do Documento
-Total do Documento
-Base de Incidência do IVA
-Total de IVA
-Desconto Financeiro
-Desconto Comercial
-Portes
-Valores da retenção de IRS
-Total de adiantamentos
-Total de Ecovalor a debitar
Totais:
-Total do Documento
Separação Escolhida:
-Nome do Documento
-Imprime o título da separação
-Agrupa por separação

O segundo exemplo é um Mapa Definido de Cabeçalhos e Linhas de documentos de facturação, denominado “Mapa de IVA por taxa”, que permite ter uma separação por tipo de documento e tipo de taxa, bem como os valores envolvidos.

Para construir o referido Mapa é necessário:

Filtro:
-Nome do Documento igual a ««variável»»
Campos:
-Nome do Documento
-Número do Documento
-Doc. Data do documento
-Referência do Artigo
-Total
-Valor IVA
-Total líquido na moeda de emissão
-Doc. Valor da retenção de IRS
-Total Ecovalor
Totais:
-Total líquido na moeda de emissão
Ordenação Escolhida:
-Tabela de IVA
Separação Escolhida:
-Taxa de IVA
-Imprime o título da separação
 
Conforme pode ser observado, de uma forma relativamente simples consegue-se elaborar uma listagem muito solicitada pela maioria dos Técnicos Oficiais de Contas.

Contamos que esta informação lhe seja útil, esteja atento às próximas edições da iDirecto.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

iDirecto - Template PHC Dashboard para PHC Letras

Toda a informação crucial sobre os Títulos de Dívida

Tendo em conta a conjuntura económica presente nos dias de hoje, torna-se fundamental ter o controlo total de todas as dívidas que eventualmente tem em carteira. Para isso, a PHC criou esta ferramenta de gestão para o PHC Letras onde tem acesso a um conjunto de indicadores e análises sobre todos os títulos de dívida da sua empresa.

Este template é constituído por várias páginas, em que cada uma representa informação particular sobre os títulos de dívida.

Ao consultar as duas primeiras páginas fica automaticamente com uma perspectiva global de todos os títulos de dívida a receber e a pagar existentes na sua empresa. Nesse mesmo local poderá ir mais longe na sua análise e filtrar os títulos de dívida por ano, série, status, centro analítico e local de tesouraria obtendo desta forma resultados tão analíticos ao ponto de poder navegar para o próprio registo do título de dívida.

A página “Vencimento” é muito importante pois permite saber quais os títulos de dívida a receber ou a pagar que já se encontram vencidos e também aqueles que se vencem daqui a 7, 15, 30, 60, 90 e 180 dias.
 
Por último, as páginas dedicadas aos manómetros onde rapidamente poderá saber o estado actual dos seus títulos de dívida sem ter de interpretar grandes volumes de informação, e, desta forma, tomar as medidas necessárias nas áreas fundamentais da sua empresa de modo a tirar o melhor partido da sua carteira de dívidas.
 
Com todos estes indicadores poderá gerir a sua carteira de títulos de dívida de uma forma muito mais fácil, ter um controle dos custos mais pormenorizado e tomar as decisões mais acertadas.

Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O Pai Natal existe

Hoje, qualquer criança minimamente versada em tecnologia digital consegue seguir o Pai Natal no twitter, falar com ele no "chat" (até com vídeo!) ou seguir os seus movimentos no NORAD com o Google Earth ou através das várias aplicações disponíveis para qualquer suporte e mais algum.
Assim está cada vez mais dificultada a tarefa de todos os pais que acham importante manter viva a fantasia do velho das barbas brancas. Desde conselhos aos pais sobre como melhor enganar a "canalha", notícias sobre quem são os funcionários dos correios que respondem às cartas que supostamente deveriam chegar à Lapónia, até sites com intuitos inconfessáveis e vagamente relacionados com chaminés, renas, duendes, etc., tudo está disponível na internet e à distância de um byte dessas mentes sedentas de conhecimento, gadgets e tecnologia que são as nossas crianças.
Aos mais dotados na aritmética, pode provar-se facilmente como é improvável cobrir a distância necessária a visitar todas as casas em tão curto espaço de tempo. Aos amiguinhos dos animais não será difícil sensibilizar para a tortura de que são vítimas as pobres Rudolf, Dasher and Prancer, Donner and Blixen, Vixen, Comet e todas as restantes renas incansáveis.
Enfim, demasiada informação mata o mistério e a fantasia, tão importantes agora como sempre foram no estímulo e no desenvolvimento da imaginação das crianças.
Fica o conselho: durante estes dias e pelo menos até à abertura das prendas, desliguem a internet, tirem o som ao televisor, desfrutem da companhia dos avós, de quem está próximo. Observem o céu, o tempo está ótimo para isso, e talvez aí consigam descobrir alguma coisa melhor que qualquer "Santa Tracking App"...
Feliz Natal

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Postal de Natal

O ano passado um cliente enviou-me um postal de natal muito divertido. Este ano, utilizando o mesmo site, vou partilhar convosco como podem divertir-se a construir um postal de natal que vai fazer rir toda a família.


Pode fazer o seu postal em http://sendables.jibjab.com/holidays. Basta escolher o postal que pretende, e o número de pessoas que irão participar (De 1 a 5). Depois é só fazer o upload das fotografias dos participantes. Dedique um pouco de tempo a formatar as caras de cada um experimentando as várias opções.

No passo dois pode acrescentar uma mensagem ao postal e no terceiro passo pode escolher como partilhar o postal com os seus amigos. Tem 3 opções. Pode partilhar no facebook ou enviar por e-mail de forma gratuita, ou pode fazer dawnload e guardar o vídeo para a posteridade por 4.99$. Com esta ultima opção poderá posteriormente partilhar no youtube ou no vosso site.

Aqui fica o link para o postal de natal da equipa da BUKRS.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

iDirecto - Mapas de Gestão

Escolha de Anexos a produzir nos mapas de gestão

O Reporting Fiscal efectuado no fecho de contas pressupõe a entrega de alguns mapas de gestão com alguma complexidade no seu preenchimento.

O uso de ferramentas simples é imprescindível para facilitar o trabalho do utilizador e para o aumento da produtividade.

Alguma vez sentiu necessidade de produzir a IES – Informação Empresarial Simplificada - num único procedimento?

A partir da Versão 2011, a PHC disponibilizou nas suas gamas PHC Corporate CS, PHC Advanced CS e PHC Enterprise CS uma ferramenta que permite ao utilizador seleccionar os anexos a produzir para determinado mapa de gestão e, a partir daí, construir o mesmo através de um único procedimento.

Para esta funcionalidade estar disponível ao utilizador, os mapas de gestão em suporte informático devem estar correctamente importados na aplicação.

No ecrã de Mapas de Gestão em Suporte Informático, foi criada uma nova opção designada "Mapa Principal".

Esta opção indica que o mapa seleccionado é o mapa base que contém os restantes anexos e apenas este ficará disponível no painel Global de Análises, na opção Análises do Utilizador - Mapas de Gestão em Suporte Informático.

Executando o mapa é apresentado um ecrã com os respectivos anexos, para que o utilizador possa escolher os anexos que pretende produzir.

A partir daqui é iniciado o processamento do ficheiro, sendo apresentados ao utilizador vários ecrãs de Variáveis correspondentes aos vários anexos do mapa de gestão onde o utilizador pode introduzir todos os dados que não constem na base de dados.


Com esta nova funcionalidade, produzir os mapas de gestão torna-se uma tarefa muito mais simples e rápida, contribuindo assim para um aumento da produtividade do utilizador.

Esperamos que esta informação lhe seja útil, sugerindo que fique atento às próximas edições da iDirecto.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Tablet no carro?

Não não é um post sobre chocolate no carro.
A Renault anunciou que o Clio 4 o Zoe (electrico) serão os dois primeiros carros da marca francesa a integrar um tablet android. Os modelos têm data prevista de lançamento em 2012.

Este lançamento é o primeiro de uma plataforma denominada R-link, que inclui um ecran de 7" e substitui os habituais computadores de bordo. A novidade em relação aos computadores de bordo são as aplicações estando prevista a Renault app store.
A R-Link integra de origem uma solução de navegação Tom Tom Live.

Este tablet, para além do ecrã tátil, vai responder a comandos de voz e ser controlado também através de botões colocados no volante do veículo.
O controlo será tactil e por voz para maior segurança.

Note-se que, apesar de classificado como tablet, o dispositivo encontra-se totalmente integrado, não podendo ser removido e usado fora do carro.

Embora planeie vir a equipar todos os novos modelos com o R-Link, a fabricante não irá disponibilizar a integração em modelos já existentes.

O vídeo de apresentação, contudo, está ao dispor de todos...

iDirecto - Dashboard PHC Projecto

A convergência da informação para um melhor controlo

Esta é claramente uma actividade onde são gerados grandes volumes de dados, não só pela diversidade de projectos que se encontram muitas vezes activos por longos períodos de tempo, mas também pela enorme quantidade de registos que são sistematicamente lançados no sistema.

Assim, este template do PHC Dashboard dedicado ao módulo PHC Projecto, surge com o intuito de dar algum apoio na interpretação e acompanhamento desta actividade.

O primeiro painel é dedicado à distribuição por múltiplos critérios de análise que permitem agrupar a informação de modo a que o gestor saiba, por exemplo, a evolução do número de projectos por ano ou por centro analítico e através de dois gráficos: um dedicado às quantidades e outro aos valores. Simultaneamente, dois indicadores permitem registar qual a representatividade de uma das escolhas face ao todo.

Uma das outras páginas é dedicada à análise de projectos. Aqui o gestor tem uma ferramenta que lhe permite ir fazendo as suas escolhas e ao mesmo tempo estas reflectem-se numa listagem para que de imediato possa acompanhar e conhecer quais os projectos que se encontram na situação escolhida. O que de outra forma seria bastante mais difícil de obter, quer do ponto de vista da rapidez para a obtenção dos resultados, quer do ponto de vista da noção de quais os projectos envolvidos.
 
Este template é composto por varias páginas, cada uma dedicada a uma área diferente desta actividade, como por exemplo as garantias bancárias ou os projectos propriamente ditos, e tem como principal objectivo fornecer ao gestor meios de decisão múltiplos, para que de uma forma rápida o decisor possa obter dados relevantes sobre a situação do seu negócio e assim decidir de forma sustentada qual o melhor caminho a seguir nesta área tão competitiva.
 
Faço desde já o convite para utilizar este template e espero por si em próximas edições da iDirecto.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O que quer dizer BUKRS?

Desde que formei a BUKRS, a pergunta a que estou constantemente a responder é:


O que é que quer dizer BUKRS?


Pois bem, aqui fica a explicação:
BUKRS é a abreviatura de Buchungskreis. Em português “Código da empresa” (podem confirmar no tradutor do goolge).

Em 2001, quando formei a BUKRS, era (e ainda sou) programadora em ABAP. ABAP  (Advanced Business Application Programming) é uma linguagem de programação de alto nível desenvolvida pela empresa de software SAP. É a principal linguagem utilizada no produto mais conhecido desta empresa, o SAP R/3, um software ERP.
BUKRS, é o campo que, existindo em quase todas a tabelas da base de dados do software SAP R/3, guarda o código da empresa.

Ou seja, no meu dia-a-dia, enquanto programadora, quando necessito de me referir à empresa … uso o campo BUKRS.
O que à primeira vista pode parecer um nome muito estranho, não é mais do que chamar “empresa” a uma empresa J