quarta-feira, 28 de julho de 2010

Idirecto - PHC Frota

Como rentabilizar o parque de viaturas

Quando em 1769, Nicolas Cugnot desenvolveu um sistema de carruagem que funcionava com um motor a vapor, nunca pensou que a sua invenção pudesse ter tanto impacto no futuro da Humanidade.

A sua invenção poderá ser considerada como a primeira tentativa para o surgimento do automóvel.

Mais tarde, Karl Benz na Alemanha, em 1885, introduziu o uso do motor de combustão interna a quatro tempos a gasolina, e foi considerado desde então, como o "pai do automóvel". E o porquê do uso e da importância de automóveis, já para essa altura? Não só porque as pessoas começaram a considerar a viabilidade de um veículo auto-propulsionado que oferecesse condições maiores de comodidade, segurança e rapidez, como também pela necessidade de encontrarem alternativas para o transporte de produtos.

O transporte de produtos foi também desde sempre um desafio muito grande, mesmo desde o início da história, que obrigava a uma constante gestão dos recursos, tanto dos meios de transporte existentes, como das pessoas envolvidas, aos meios de conservação dos produtos, etc., na procura de soluções para a optimização dos transportes, que de início apenas era possível por terra recorrendo a animais, mais tarde por barco, e por fim com o surgimento automóveis, dos transportes ferroviários e aéreos, assim como a criação de meios de conservação dos produtos, vieram reduzir muitos dos problemas. A melhoria dos transportes veio trazer uma maior facilidade nas entregas dos produtos, na possibilidade de viajar para reunir com clientes, e possibilitar o transporte de produtos e de equipamentos. Com todas estas facilidades, começou a ter-se a necessidade de ter uma forma para gerir a frota, de forma a poder reduzir custos, desperdícios, gerir as suas viaturas, equipamentos, manutenções, e consequentemente, aumentar os lucros. Desta forma surgiu o conceito de gestão de frota.
De forma a permitir aos seus utilizadores controlar todos os custos e utilizadores das suas frotas, obterem estatísticas de consumos, saberem quais as revisões a realizar, quanto custa cada quilómetro rodado da frota, quem faz mais quilómetros, etc., a PHC criou em 1993 o PHC Frota, versão esta que corria ainda nessa altura no famoso sistema operativo MS-DOS.

O PHC Frota permite o controlo total sobre a frota, motoristas e acessórios, sendo possível a partir do ficheiro de viaturas gerir todos os gastos com a viatura, manutenções, saber que acessórios se encontram nessa viatura, registar sinistros ocorridos com mesma, que seguros ou leasings estão associados à mesma, etc.

É também possível, caso possua o módulo PHC Gestão, ao lançar por exemplo uma despesa de reparação de uma viatura nas compras do PHC Gestão, poderá também lançar gastos no PHC Frota de forma automática e imediata, sem ter que preocupar-se em lançar os movimentos individualmente tanto nas Compras do PHC Gestão, como nos gastos do PHC Frota.

O PHC Frota disponibiliza também uma série de estatísticas onde poderemos observar por viatura, departamento, viagem, etc., dispõem também de rankings de viaturas mais dispendiosas ou por exemplo, as que mais viajam, análises gráficas da evolução de qualquer tipo de gasto, análises de médias de consumos e evolução das mesmas, podendo exportar os dados para uma folha de cálculo. O módulo PHC Frota possibilita ainda a gestão dos acessórios de cada viatura assim como dos motoristas, e possibilita ainda a gestão e controlo da manutenção da frota, o controlo dos seguros e leasings, e o historial de sinistros de cada viatura.
Dispõe assim, com o PHC Frota, de um sem número de funcionalidades que lhe permitirão não só fazer uma gestão eficaz e controlada da sua frota, como também obter vários indicadores que de outra forma seria muito difícil de os obter, e que lhe permitirão rentabilizar a sua frota.

Contamos que lhe seja útil esta informação, esteja atento às próximas edições da iDirecto.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Software PHC em destaque na Exame Informática



A revista EXAME INFORMÁTICA revela na edição de Agosto uma reportagem com Ricardo Parreira da PHC.
Na reportagem é focado o novo software PHC o FX que se diferencia das outras versões (CS - Client Server) por ser um software com base em serviços disponibilizados na internet.
Desta forma assegura-se a total mobilidade de acesso assim como a segurança dos dados.
Este software dirige-se a profissionais com necessidade de acesso permanente ao seu programa de gestão. Uma das mais valias é a dispensa de preocupações com material informático. Uma vez que basta um acesso à internet.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Idirecto - Gerir Recebimentos e Pagamentos

Optimizar o controlo dos Bancos e dos seus movimentos previsionais

Quantas vezes já pensou que seria útil e interessante ter uma ferramenta que o ajudasse a gerir de uma forma eficaz e intuitiva todos os movimentos previsionais de bancos e caixa?

A PHC tem uma solução para si.

O Monitor de Gestão de Tesouraria Previsional permite uma leitura rápida e simplificada dos dados, bem como efectuar alterações às datas dos movimentos de uma forma muito intuitiva.

Além de se poder definir o Banco e as datas para os diversos movimentos, é ainda possível incluir no saldo inicial os diversos movimentos previsionais anteriores à data actual, ou então, usando o botão "Actualizar previsões para hoje", visualizar no Monitor todas as previsões anteriores à data actual, mudando a Data de previsão para o dia actual do sistema.

Como podemos observar na imagem anterior, existe um pagamento no dia 7 de Maio a um fornecedor. Esse pagamento, se efectuado, terá como consequência um saldo negativo no nosso banco BNT.

Para facilitar a gestão dos movimentos, como por exemplo adiar o Pagamento de 11.306,99€ da imagem anterior, basta simplesmente clicar o botão direito do rato em cima do mesmo e definir a sua nova Data de previsão. Fácil, não é?

Após mudar a Data do pagamento anteriormente referido, evitámos que o saldo do banco ficasse negativo, ou seja, através desta ferramenta e com a sua leitura intuitiva e gestão simplificada dos seus movimentos, já é possível gerir os recebimentos e pagamentos de uma forma mais produtiva.

Este monitor permite ainda exportar todos os dados para Excel, para que desta forma o utilizador possa efectuar uma análise debaixo de outro prisma.

Esperamos que esta funcionalidade contribua para o sucesso da gestão da sua Tesouraria previsional e que possamos contar consigo nos próximos números da iDirecto.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Idirecto - Integração online do PHC Letras no PHC Contabilidade

Rápida integração contabilística dos títulos de dívidas

Sabia que já pode integrar automaticamente na contabilidade os movimentos dos títulos de dívida do PHC Letras?

Com esta funcionalidade ao introduzir as regularizações de títulos de dívidas a receber, movimentos de títulos de dívida a receber, regularizações de títulos de dívidas a pagar e movimentos de títulos de dívida a pagar já não precisa de perder tempo a integrar movimento a movimento na contabilidade, ou seja, agora após gravar qualquer um dos movimentos, a aplicação vai integrá-los automaticamente no PHC Contabilidade.

Esta novidade da versão 2011 existe em todas as gamas do Software PHC.

No menu Sistema, Parâmetros Gerais, na pasta "Títulos de Dívida" foram criados novos parâmetros.

Assim, para indicar se integra automaticamente, deve preencher os seguintes parâmetros:

"Os Títulos de Dívida a Pagar são integrados na contabilidade assim que são gravados"

"Os Títulos de Dívida a Receber são integrados na contabilidade assim que são gravados"

"A Regularização de Títulos de Dívida a Pagar são integrados na contabilidade assim que são gravadas"

"A Regularização de Títulos de Dívida a Receber são integrados na contabilidade assim que são gravados"

Para indicar qual o diário da contabilidade deve preencher os seguintes parâmetros:

"Diário a utilizar na Integração Automática de Título de Dívida a Receber"

"Diário a utilizar na Integração Automática de Título de Dívida a Pagar"

"Diário a utilizar na Integração Automática na Regularização de Título de Dívida a Receber"

"Diário a utilizar na Integração Automática na Regularização de Título de Dívida a Pagar"

Para indicar qual o documento da contabilidade deve preencher os seguintes parâmetros:

"Documento a utilizar na Integração Automática dos Títulos de Dívida a Receber"
"Documento a utilizar na Integração Automática dos Títulos de Dívida a Pagar"

"Documento a utilizar na Integração Automática na Regularização de Títulos de Dívida a Receber"

"Documento a utilizar na Integração Automática na Regularização de Títulos de Dívida a Pagar"


Desta forma, quando se lança uma "Regularização de Títulos de Dívida a Receber" ou "Regularização de Títulos de Dívida a Pagar", depois de gravar o registo, a aplicação apresenta uma mensagem ao utilizador indicando que a regularização foi integrada.

O mesmo procedimento também se aplica aos movimentos dos títulos a receber e a pagar, pois agora se os parâmetros respectivos estiverem preenchidos, então, ao gravar o movimento, o software informa o utilizador que o movimento criado foi automaticamente integrado na contabilidade.

Como podemos concluir, o recurso a esta nova ferramenta traz imensas vantagens no dia-a-dia, facilitando a consulta e introdução de registos, permitindo desta forma ao utilizador optimizar o seu tempo útil de trabalho no lançamento dos documentos contabilísticos.

Contamos que lhe seja útil esta informação e esteja atento às próximas edições da iDirecto.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Idirecto - Localizar uma morada utilizando um browser

Verificar localização de moradas através de um browser

Já lhe aconteceu precisar de visitar um Cliente e não conseguir localizar a morada?

A partir da versão 2010, os campos de morada passam a ter associado um botão que lhe permite, via browser, localizar essa morada geograficamente.

A parametrização necessária é muito simples.

Basta que nos parâmetros gerais da base de dados defina:

1 - No parâmetro "Endereço de mapa" o Browser a utilizar pela aplicação, seguido da expressão #MORADA#.

Podemos ligar diferentes motores de mapas, pelo que deixo aqui 3 exemplos de motores que poderá utilizar e respectiva string de conexão:

Utilizando o Bing® Maps:

Endereço de mapa:
http://www.bing.com/maps/?v=2&where1=#MORADA#%20Portugal&encType=1
Expressão de espaço no url de mapa: %20

NOTA: Para trabalhar com o Bing® Maps, à data de lançamento desta iDirecto, a localidade tinha que estar colada ao código Postal

Utilizando o Yahoo® Maps:

Endereço de mapa: http://maps.yahoo.com/#mvt=m&zoom=17&q1=#MORADA#
Expressão de espaço no url de mapa: _

Utilizando o Google® Maps:

Endereço de mapa:
http://maps.google.pt/maps?f=q&hl=pt&geocode=&q=#MORADA#
Expressão de espaço no url de mapa: +

2 - No parâmetro "Expressão de espaço no url de mapa" o separador utilizado pelo Browser definido no parâmetro anterior.

A expressão #MORADA# será a junção da morada, localidade e código postal ou parte destes dados quando algum estiver omisso, utilizando a expressão de espaço definida, do registo em que estiver posicionado.

A partir deste momento, quando estiver posicionado num registo com morada, por exemplo, na ficha de um Cliente, e tendo activo o serviço de Internet, ao clicar no botão que permite observar os dados da morada seleccionada num mapa usando o browser, este é aberto já posicionado na morada em causa.

Desta forma, consegue de uma forma muito simples e directa confirmar a localização de qualquer morada registada na aplicação.

Poderá até, a partir do browser, estabelecer uma rota desde a sua empresa até à morada do seu cliente.

Contamos que esta informação lhe seja útil, esteja atento às próximas edições da iDirecto.