quinta-feira, 12 de março de 2009

Como emitir Vendas a dinheiro sem abrir ficha de cliente

Sabia que pode configurar a sua aplicação para emitir uma Venda a Dinheiro sem ter de criar a ficha de cliente? De uma forma simples pode criar um cliente do tipo "Vendas a Dinheiro", que depois é utilizado na emissão dos respectivos documentos.

A configuração desta funcionalidade é bastante simples, sendo apenas necessário criar um novo cliente, chamado por exemplo "Vendas a Dinheiro", mas que possui o click "Vendas a Dinheiro", como está ilustrado na imagem seguinte.


Desta forma, ao inserir uma nova Venda a Dinheiro, pode usar este Cliente para as situações em que não pretende abrir uma nova ficha de cliente podendo, no entanto, registar os dados do mesmo no documento.

No documento Venda a Dinheiro, após inserir o nome "Vendas a Dinheiro", surge a janela onde pode registar os dados do cliente, como nome, morada, localidade, código postal e número de contribuinte.


Após o preenchimento dos dados do cliente, basta clicar em OK para prosseguir com a emissão do documento. Se a Venda a Dinheiro for impressa, constará da mesma o nome e os restantes dados do cliente respectivo.


Como pode verificar esta funcionalidade permite de uma forma simples emitir documentos sem a necessidade de criar uma ficha de cliente, ficando a informação do cliente registada no próprio documento.

Descontos por prazo de liquidação

Configuração intuitiva dos descontos


Tem a necessidade de definir descontos em função do prazo de liquidação? De poder fazer variar quer os descontos concedidos a clientes, quer os descontos obtidos de fornecedores em função dos prazos de liquidação? Com o Software PHC poderá rapidamente e de uma forma fácil e intuitiva configurar este tipo de descontos.

Para utilizar esta funcionalidade devemos aceder ao Menu da Aplicação, Tabelas, Gestão, Condições de Pagamento. Neste ecrã definimos se estamos a configurar descontos para recebimentos de cliente ou para pagamentos a fornecedores, a data de vencimento e os descontos por prazo de liquidação.


De seguida, na ficha do cliente ou fornecedor, associamos a respectiva condição de pagamento.


Ao emitir um documento, as condições de pagamento são transpostas de forma automática.

Os descontos resultantes das condições de pagamento aplicam-se de forma automática na fase de regularização da conta-corrente. Para documentos de compras a crédito, os descontos são aplicados na emissão de pagamentos. No caso de documentos de venda a crédito, os descontos concedidos são calculados na emissão do recibo ao cliente.

Em suma, ao utilizar as condições de pagamento do Software PHC, o utilizador pode criar automatismos no sentido de atribuir descontos por prazo de liquidação. Este mecanismo pode ser usado quer em descontos obtidos de fornecedores, quer em descontos concedidos a clientes.

Esperamos que a informação aqui divulgada seja útil e aconselhamos a que esteja atento às nossas próximas edições da iDirecto.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Uma imagem vale mais do que mil palavras

No dia-a-dia, o seu processo de tomada de decisão passa por analisar e interpretar mapas e relatórios extensos, em busca do melhor caminho a seguir? Já pensou como seria mais simples levar a sua empresa ao sucesso se toda a informação para decidir estivesse sempre actualizada?

Hoje as organizações originam grandes quantidades de dados. O desafio que se impõe é tornar toda essa informação em indicadores que gerem valor acrescentado para quem decide.

Na tentativa de combater e minimizar o efeito "dados a mais, informação a menos", na PHC desenvolvemos o módulo PHC Dashboard, cujo objectivo é organizar e agrupar a informação, gerando dados eficazes de análise dentro das organizações.


O PHC Dashboard tem uma forte componente visual, que permite ao decisor num simples olhar e de uma forma muito rápida, ficar por dentro de todo o negócio e sempre que se justifique, ir ao detalhe da informação e interagir com a mesma, tudo centralizado num único local.

No ecrã de "Indicadores", dedicado à facturação, tesouraria e compras, podemos observar e analisar de uma forma muito apelativa, qual o estado dos três principais eixos responsáveis pela saúde financeira do negócio.


Outra responsabilidade que os Dashboards devem assumir, é a de mostrar o que de menos positivo está acontecer, isto para que em tempo útil o decisor possa rapidamente consolidar a sua decisão e agir em conformidade, de modo a mudar o rumo dos acontecimentos, corrigir as trajectórias e inverter tendência.


Na era da informação, os Dashboards são como sinais reguladores que impõem uma ordem e uma dinâmica próprias nas áreas para que foram desenhados.

Com o PHC Dashboard, para além de poder usar os templates fornecidos, pode ainda construir os seus próprios quadros de análise que, de uma forma activa, contribuem para uma melhor e mais rápida decisão, sendo por isso uma vantagem competitiva para as empresas.

Clique no seguinte link e conheça melhor o módulo de que fala esta edição:
PHC Dashboard

Simplicidade na emissão de facturas ao Leasing

Trabalha diariamente com empresas de leasing e quer ver facilitada a sua gestão?
A pensar nestas situações, na PHC criámos uma funcionalidade que lhe permite ter em conta 2 clientes nos documentos de facturação.
Esta novidade encontra-se disponível em todas as gamas do software PHC, a partir da versão 2008, permitindo-lhe passar a gerir a sua Facturação a empresas de Leasing.

Para a poder utilizar deve aceder ao Menu da Aplicação, Tabelas, Gestão, Configurar Documentos de Facturação e activar a opção 'Lança os movimentos no 2º Cliente'.

Ao activar esta opção, o documento é efectuado para o primeiro Cliente e os movimentos de conta corrente, regularizações e integrações na contabilidade são lançados para o segundo Cliente.


Vamos ver o seguinte exemplo: Ao Cliente número 1 (Albertino Maciel) são facturados 1315,00?, no entanto, os movimentos de conta corrente, documentos contabilísticos são lançados no Cliente número 2, Empresa Leasing.


No ecrã de Clientes, no Menu de Opções, existe uma Análise chamada Monitor de responsabilidades financeiras deste Cliente, esta opção possibilita-lhe uma visão detalhada das responsabilidades financeiras de um determinado Cliente, mostrando a Conta Corrente em aberto, os Títulos e as Letras em carteira.


Desta forma, pode efectuar um documento de facturação para um cliente, e os movimentos de conta corrente, regularizações e integrações de Contabilidade são lançados para um 2º Cliente, neste caso, a Empresa de Leasing, agilizando as suas actividades de facturação com facilidade.