domingo, 30 de novembro de 2008

Flexibilidade na gestão dos seus artigos

Necessita alterar a referência de um artigo ou serviço com movimentos?

Pretende passar os movimentos de uma referência para outra referência?

O Software PHC permite a partir da ficha do artigo introduzir transferências de movimentos de stocks entre referências. Significa que todos os movimentos que constam em determinada referência serão transferidos para outra referência.

É necessário indicar a Referência origem, de onde se vai retirar os dados e a Referência destino, para onde vai colocar os dados.

Nota: A referência de destino já tem de existir.As alterações aos documentos de facturação são ilegais, pelo que a execução desta rotina é da inteira responsabilidade do utilizador.


Os movimentos que pretende transferir devem de estar validados, sendo :

- Ficheiro de linhas de documentos de facturação Transfere os movimentos das linhas de facturação alterando nas mesmas a referência anterior com a nova referência de destino.

- Ficheiro de linhas de dossier internos Transfere os movimentos das linhas de dossiers internos alterando nas mesmas a referência anterior com a nova referência de destino.

- Ficheiro de linhas de compras Transfere os movimentos das linhas de compras alterando nas mesmas a referência anterior com a nova referência de destino.

- Ficheiro de lotes (só disponível se possuir Módulo de Lotes) Transfere os movimentos entre ficheiros de lotes, alterando nas mesmas a referência anterior com a nova referência de destino.

- Actualizar ficheiro de movimentos de stock (manualmente) Transfere só os movimentos de stocks da referência de origem para a referência de destino sem alterar qualquer documento de origem. Esta opção é efectuada automaticamente aquando da escolha de transferência de ficheiros de linhas.

- Actualizar ficheiro de produtos vendidos (manualmente) Transfere só os movimentos dos produtos vendidos da referência de origem para a referência de destino sem alterar qualquer documento de origem. Esta opção é efectuada automaticamente aquando da escolha de transferência de ficheiros de linhas.

- Ficheiro de equipamentos (só disponível se possuir Módulo de Equipamento ou Suporte) Transfere os movimentos do ficheiro de equipamentos alterando nas mesmas a referência anterior com a nova referência de destino.

- Ficheiro de marca e modelos (só disponível se possuir Módulo de Equipamento ou Suporte) Transfere os movimentos do ficheiro de marca e modelo alterando nas mesmas a referência anterior com a nova referência de destino.

- Actualizar linhas de inventário físico

sábado, 22 de novembro de 2008

Como ajustar a área de impressão ao tamanho do papel

De certeza que já teve situações em que quando imprime um documento, por exemplo uma Factura, gostaria que as linhas do documento fossem melhor aproveitadas na folha A4, ou mesmo quando o documento tem mais do que uma página, fossem colocadas mais linhas na página principal?

As configurações de Impressão Definida pelo Utilizador (IDU) permitem ajustar as áreas do IDU (separadores) e respectivos objectos (textos, imagens, variáveis, etc) de forma a conseguir rentabilizar e optimizar as nossas impressões.

Nesta imagem podemos observar os vários separadores existentes na configuração de impressão definida pelo Utilizador assim como imagens, textos, campos e objectos:


Por exemplo, o caso de uma factura com mais do que uma página de impressão, pois contém demasiados artigos para caberem todos na mesma página. É possível aumentar o espaço disponível para as linhas, reduzindo o espaço existente entre os separadores de Cabeçalho (cabeçalho da Página, cabeçalho das linhas) e os separadores de Rodapés (Rodapé das Linhas, Rodapé da Página). Ao reduzir o espaço que estiver ocupado por estes separadores, vai libertar espaço para ser utilizado pelas linhas do documento.

Por outro lado, quando a impressão ocupa várias páginas, e caso estejamos a utilizar a área ocupada pelo separador "Cabeçalho da Página" na configuração definida pelo utilizador, ao ser impressa a segunda página do documento, o cabeçalho é omitido, conforme podemos observar na próxima imagem.

Para contornar esta situação, é possível alterar a configuração de impressão definida pelo utilizador, para que o cabeçalho possa ser impresso em todas as páginas.

Para isso, deveremos abrir o espaço ocupado no Cabeçalho das Linhas, passar todos os objectos, textos e variáveis existentes dentro do separador Cabeçalho da Página para o espaço livre no separador Cabeçalho das linhas e, desta forma, o cabeçalho do documento já será impresso em todas as páginas. Na imagem seguinte poderemos observar essa alteração, comparando-a com a primeira imagem desta iDirecto, em que todos os campos, imagem, objectos e textos foram arrastados para o Cabeçalho das linhas.


Para mais facilmente ter uma percepção de como está a ficar o seu trabalho final de elaboração do IDU, é ainda possível esconder os vários separadores através da conjunção das teclas Ctrl+H. Para repor os separadores basta voltar a realizar a mesma conjugação de teclas e os separadores voltarão a ficar visíveis.

Com estas dicas, poderá não só optimizar a área de impressão dos seus IDUs, como também tirar partido das várias ferramentas e conceitos existentes nas configurações de impressões definidas pelo utilizador.

sábado, 15 de novembro de 2008

Maior dinâmica no negócio com comunicação facilitada

Sabia que o PHC tem, em todas as gamas, uma ferramenta que lhe permite enviar mensagens para os utilizadores do PHC na sua empresa?

Esta funcionalidade permite um melhor desempenho dentro da sua empresa, pois todos os utilizadores podem comunicar entre si e partilhar de uma forma imediata informação vital interna, diminuindo assim o tempo de resposta ao seu cliente final.

Passamos então a exemplificar o funcionamento das mensagens inter-utilizador usando a versão 2009 do PHC Advanced.

Das mensagens inter-utilizador constam três funcionalidades principais: a introdução de mensagens, o controlo de mensagens recebidas e o monitor de mensagens.

No ecrã de Introdução de Mensagens, pode compor a mensagem a enviar e escolher os vários intervenientes.

O utilizador de origem é preenchido automaticamente com a identificação de quem abriu a sessão do PHC. Quanto ao destinatário, pode seleccionar apenas um utilizador ou optar por um conjunto de utilizadores, usando a opção "Múltiplos utilizadores".


Para a introdução da mensagem tem a possibilidade de escolher entre texto normal ou texto em formato HTML. O formato HTML tem a vantagem de permitir um maior controlo sobre a formatação do texto a enviar, obtendo uma visualização mais agradável.
Podemos ainda classificar a mensagem como "Espera resposta" para que o utilizador de destino lhe dê o tratamento correspondente.
Já o controlo de mensagens recebidas consiste na possibilidade de activar um mecanismo que verifica constantemente se tem novas mensagens.

Quando activa esta funcionalidade pode configurar o intervalo de tempo em que o mecanismo funciona, permitindo-lhe de imediato dar seguimento a cada nova mensagem recebida.
No Monitor de Mensagens pode controlar todas as mensagens enviadas e recebidas, dar a mensagem como lida, responder e reencaminhar mensagens para outros utilizadores.

Para maior facilidade de consulta, no monitor pode efectuar pesquisas por determinado texto existente nas suas mensagens e efectuar a impressão da mensagem onde está posicionado.
Com esta ferramenta "Mensagens Inter-Utilizador" pode melhorar substancialmente a comunicação interna entre os utilizadores do seu sistema, obtendo uma maior dinâmica dentro do seu negócio.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

PHC ganha pelo segundo ano consecutivo o prémio da Revista PC Guia para "Melhor Software de Gestão".

Pela segunda vez consecutiva, os leitores da revista de informática mais lida em Portugal "PC Guia" elegeram o Software PHC como o "Melhor Software de Gestão".

Foi com muito orgulho que recebemos este prémio por parte dos leitores da supra citada revista que acreditamos, é o reconhecimento pelo trabalho em equipa de todo o Ecossistema PHC e pela Paixão que todos sentimos quando levamos os nossos utilizadores e empresas a Vencer com software PHC.

Na edição do mês de Junho da revista PC Guia pode ler-se: "A PHC voltou a arrecadar um galardão este ano, mostrando mais uma vez que o tamanho não é tudo. Se há área vasta e generalista que esteja à mercê dos gigantes do software é a da gestão, mas a empresa nacional parece ter conquistado as atenções das micro e pequenas empresas, que representam mais de 90% do mercado português".

Esta é, sem dúvida, uma prova do sucesso da nossa aposta em clientes satisfeitos como divulgadores do software PHC, um bom trabalho de toda a Comunidade PHC que continua a dar os seus frutos.

Não podemos deixar de vos agradecer pela dedicação e aposta no software PHC, porque só assim podemos festejar momentos como este, por isso o nosso:

Muito Obrigado a todos por mais este grande sucesso.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Rapidez nos lançamentos contabilísticos

Se diariamente classifica e lança documentos contabilísticos, quantas vezes já se deve ter perguntado se não existirá uma forma rápida de o fazer? Uma forma intuitiva, simples, na qual se torne apenas necessário introduzir valores?

Agora, com o Módulo Contabilidade da PHC essa realidade tornou-se possível!

Como? Muito fácil! Basta apenas configurar documentos pré-definidos e não mais terá de se preocupar com os movimentos que possuam essa configuração, ficando liberto para outras actividades e com maior disponibilidade.

O exemplo que se segue é o da configuração de um documento pré-definido com factor multiplicativo, referente a um recibo de combustível de diesel de um veículo comercial ligeiro, onde se definem as respectivas contas e qual o tipo de movimento (a débito ou a crédito) a que dão origem.


Nota 1: A lei, na alínea b) nº 1 do artigo 21º do CIVA, prevê a dedução em 50% da taxa de IVA para o combustível de diesel.

Nota 2: A lei, na alínea c) nº 1 do artigo 18º do CIVA, refere a taxa de IVA de 20% para as importações, transmissões de bens e prestações de serviços, que não constam das Listas I e II anexas ao diploma.

De referir que, as proporções presentes na coluna "Factor Multiplicativo", do documento pré-definido, prevêem o estabelecido na lei, sendo determinadas em relação ao valor total do documento.

Considerando o exemplo em concreto, a relação de grandeza para o valor base (custo) em relação ao valor total do documento, tendo presente o estabelecido na lei, é de 91.66(6)% ((valor base+50% valor IVA)/valor total do documento)); a determinação da relação de grandeza para o valor do IVA é semelhante ao anterior, ou seja, tendo presente o estabelecido na lei, a relação de grandeza para o valor do IVA em relação ao valor total do documento é de 8.33(3)% (50% valor IVA/valor total do documento).

Após esta configuração, está criado o automatismo para o lançamento de documentos.

Ao entrar no ecrã "Introduzir novos Documentos" será questionado acerca do valor total do documento.


Imediatamente, o documento surge devidamente lançado, aguardando a sua gravação.

Como pode constatar, com a configuração de documentos pré-definidos com factor multiplicativo, a celeridade no lançamento de documentos reflecte uma maior autonomia e repercute-se, sem dúvida, na rentabilidade do seu negócio.